QuickMenu Save Document  

CORUMBATAÍ

No dia 3 de Março de 1821, o Capitão das ordenanças de Jundiaí, Francisco da Costa Alves, recebeu em doação, uma sesmaria no Sertão do Morro Azul, conhecida como Sesmaria do Rio Corumbataí.

O processo de desenvolvimento da mesma, só foi impulsionado quando, a Empresa Barão do Pinhal e Cia., ligou por via férrea, a cidade de Rio Claro a São Carlos, passando seus trilhos, pela Sesmaria do Rio Corumbataí. No local, foi construída uma estação ferroviária, que recebeu a denominação de Estação Corumbataí.

O pequeno núcleo populacional que começou a crescer junto à estação ferroviária, deu origem à cidade de Corumbataí, por volta do ano de 1884.

Seu crescimento foi lento. Em 1905, foi criado o núcleo colonial Jorge Tibiriçá. Parte das terras da antiga sesmaria foram loteadas, resultando na imigração de colonos russos, alemães, lituanos, espanhóis e italianos. Estes aí se fixaram, atraídos pelas facilidades oferecidas para a aquisição de pequenas propriedades agrícolas.

Em 1912, foi lançada a pedra fundamental da Capela em louvor a São José do Corumbataí.

Em 1918, recebeu os primeiros fios de energia elétrica.

Pela lei 1.669 de 27 de novembro de 1919, foi elevada à categoria de Distrito de Paz, compreendendo os povoados de Morro Grande e Ferraz.

Em 1937, a cidade inaugurava a sua rede de abastecimento de água.

Em Dezembro 24 de Dezembro de 1948, pela Lei 233, Corumbataí foi desmembrado de Rio Claro passando a categoria de Município, porém, não mais possuindo os povoados de Morro Grande e Ferraz que foram integrados ao Município de Rio Claro.

Sua população hoje é de 3.800 habitantes, porém, no auge da produção cafeeira chegou a ter quase 10.000 habitantes.

Sua altitude é de 608 metros acima do nível do mar.

Sua economia é baseada nos setores da agricultura, pecuária e indústria.

BIBLIOGRAFIA CONSULTADA

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Enciclopédia dos Municípios Brasileiros- vol.XXVIII, Rio de janeiro de 1957, p. 261 a 263.

SITES CONSULTADOS

http://www.estacoesferroviarias.com.br/c/corumbatai.htm
http://www.programadagente.com.br

 

Desenvolvimento: Centro de Análise e Planejamento Ambiental- CEAPLA/IGCE/UNESP

Apoio: FAPESPFundação de Amparo à Pesquisa