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CHARQUEADA

A origem da atual cidade de Charqueada nos remete ao final do século XIX, quando se inicia o seu processo de formação, integrado à ocupação dos Sertões do Morro Azul.

Aos poucos foram chegando colonizadores, principalmente a partir de 1886, com a instalação dos trilhos da Ituana, hoje, Estrada de Ferro Sorocabana. O pequeno povoado tornou-se ponta de trilho, permanecendo assim, até o ano de 1894, quando os mesmos foram estendidos até a cidade de São Pedro.

A construção da Ituana impulsionou o desenvolvimento do comércio local, sendo que o primeiro estabelecimento comercial foi aberto pelo Sr. Luís Antônio de Souza Barros. Este construiu o primeiro armazém de secos e molhados e uma pequena hospedaria, nas imediações da estação.

No local já existia um pequeno rancho para o pouso de tropeiros. O mesmo foi usado para abrigar os operários que trabalhavam na construção da Estrada de Ferro.

Alguns anos depois, o armazém foi vendido para Paulino Teixeira Escobar, que por sua vez, vendeu-o a Antônio Furlan que é hoje considerado o legítimo fundador de Charqueada. Foi ele que a partir de 1894, montou uma olaria e deu início a construção de casas para a instalação de um hotel que serviria de pousada para pedreiros, ferreiros e também para acomodar a primeira farmácia do local. Montou também uma máquina de beneficiar café e arroz e uma serraria. Outras importantes obras de Antonio Furlan foram: a instalação da primeira escola primária em 1901 e a primeira capela entre os anos de 1902 e 1903. Em 1907, a Capela foi elevada a Paróquia, sendo que o Sr. José Ferreira de Carvalho, doou os terrenos para a construção da Igreja Matriz.

Dentre as famílias que contribuíram para com o desenvolvimento de Charqueada, destacamos: os Dalprat, Lorandi, Di Bene, Callovi, Diniz, Itoco, Baldessari, Sciaramello, Carrara e muitas outras, que com o seu esforço e trabalho, construíram o lugar chamado Charqueada.

O Distrito de Paz de Charqueada pertencia ao Município e Comarca de Piracicaba, em 18 de agosto de 1911, tendo como Juiz de Paz Antonio Furlan e como primeiro Escrivão, Antonio Cintra. Sua emancipação só vai ocorrer em 30 de Dezembro de 1953, quando se tornou Município de Charqueada, pela lei nº 2.456, executada oficialmente, em 1o de janeiro de 1954.

A monocultura da cana-de-açúcar foi a grande atividade agrícola do Município.Esta fixou grande parte da população na zona urbana, e, também atraiu grande número de migrantes que se fixaram no Município, ou também migravam para o local, somente no período da colheita.

Por volta da década de 1970, o Município passou a ser conhecido como um grande produtor de seda pura. Na época a indústria da seda Rivaben, hoje desativada, chegou a empregar mais de 1000 empregados diretos na produção e indiretos, na criação do bicho da seda que produzia o casulo, matéria-prima para a produção de seda natural.

A pecuária também teve expressão no Município, porém, a maior parte das áreas de pastagens passaram para terras cultiváveis.

Hoje, o comércio e as indústrias de pequeno e médio portes são representadas por confecções de jeans, que nos últimos anos instalaram-se em Charqueada, abrindo espaço para o emprego da mão-de-obra feminina. Fatores como a localização, proximidade com as Estâncias turísticas de Águas de São Pedro, São Pedro e Serra do Itaqueri, região de grande beleza natural que começa a ser explorada turisticamente, estão incentivando empreendimentos turísticos na região.

Hoje a cidade de Charqueada classifica-se junto ao governo do Estado de São Paulo, como um ponto turístico, podendo assim se beneficiar de investimentos no setor, num futuro muito próximo.

BIBLIOGRAFIA CONSULTADA

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Enciclopédia dos Municípios Brasileiros. Vol. XXVIII. Rio de janeiro, 1957, pág.247 a 250.

SITES CONSULTADOS

http://www.estacoesferroviarias.com.br/c/charqueada.htm
http://centroculturalcharqueada.vilabol.uol.com.br

 

Desenvolvimento: Centro de Análise e Planejamento Ambiental- CEAPLA/IGCE/UNESP

Apoio: FAPESPFundação de Amparo à Pesquisa