QuickMenu Save Document  

Aspectos da Estrutura da População, Reprodução, Alimentação e Fator de Condição de Astyanax altiparanae (Lambari) na Bacia do Rio Corumbataí, SP

Alberto Luciano Carmassi

Trabalho de Conclusão de Curso – TCC apresentado ao Instituto de Biociências do Campus de Rio Claro, Universidade Estadual Paulista, como parte dos requisitos para obtenção dos graus de Bacharel e Licenciado em Ciências Biológicas em 2005.

RESUMO
Neste trabalho foram estudados aspectos reprodutivos, alimentares e da estrutura da população de Astyanax altiparanae, na bacia do rio Corumbataí, comparando os dados entre os rios Cabeça, Corumbataí, Passa Cinco, Ribeirão Claro e entre os pontos dos próprios rios (cabeceira, ponto médio e foz), com o objetivo de identificar o modo pelo qual a espécie se comporta na bacia. Constatou-se que o período reprodutivo de Astyanax altiparanae concentra-se de setembro a dezembro. A ocorrência de indivíduos maduros mostra um gradiente da cabeceira à foz, sugerindo que a desova deva ocorrer ao longo de todo o trecho dos rios, concentrando-se na foz. A análise da alimentação evidenciou que a espécie é onívora devido à diversidade de itens alimentares, e que estes se alteram em função dos períodos de seca e cheia. Na cabeceira ocorreram os maiores graus de acúmulo de gordura e a maior atividade alimentar, na foz houve o menor grau de deposição de gordura associado com a menor atividade alimentar e os graus intermediários de gordura acumulada e de repleção corresponderam ao ponto médio. Portanto, concluiu-se para a espécie estudada, que as áreas de cabeceira estão associadas com áreas de alimentação mais intensa, ao passo que na foz se concentra a atividade reprodutiva.

 

 

Desenvolvimento: Centro de Análise e Planejamento Ambiental- CEAPLA/IGCE/UNESP

Apoio: FAPESPFundação de Amparo à Pesquisa