:: Linhas Temáticas

1 - Campo Temático

- Trabalho Docente - contextos de trabalho e práticas pedagógicas
- Desenvolvimento Profissional
- Identidade do Professor
- Trabalho Colaborativo
- Saberes Docentes
- Cultura Docente
- Identidade do professor de Matemática
- Relação universidade-escola
- Trabalho docente no contexto das TICs
- Trabalho docente em comunidades de prática
- Trabalho docente em comunidades virtuais

2 - Quadro Teórico

- HARGREAVES, Andy
- PEREZ GÓMEZ, Ángel Ignacio
- DUBAR, Claude
- FIORENTINI, Dario
- COCHRAN-SMITH, Marilyn
- TARDIF, Maurice
- SACRISTÁN, Gimeno
- ALARCÃO, Isabel
- WENGER, Etienne
- BAKHTIN, Mikhail
- LARROSA BONDÍA, Jorge
- SKOVSMOSE, Ole
- D'AMBROSIO, Ubiratan
- PONTE, João Pedro

3 - Natureza da Investigação

Pesquisas de Natureza Qualitativa que abordam:
- Investigação Matemática - Tarefas Exploratório-Investigativas (Ponte, J. P. (2002)
- Pesquisa Narrativa ( Clandinin e Connely, 2000)
- Pesquisas Colaborativas com professores
- Estudos de Casos
- Investigação e análise da cultura docente in lócus - a escola
- Pesquisas em comunidades virtuais.

4 - Desafios Teórico-Metodológicos

- Olhar Acadêmico e Olhar do Professor - Excedente de visão (Baktin, 2000).
- Interlocução com os demais grupos de pesquisa no Brasil.
- Impacto e Retorno das pesquisas ( Dissertações e Teses) nas escolas estaduais de ensino fundamental e médio.
- Impacto do Programa da Pós-Graduação no desenvolvimento profissional.

5 - Pesquisas em Desenvolvimento

O grupo desenvolve pesquisas de mestrado e de doutorado dentre as quais algumas em fase de qualificação e outras iniciadas recentemente.

Amanda Larissa de Almeida: Com foco na formação matemática de professores, a pesquisa de mestrado da aluna é intitulada: “Um movimento metanálitico de pesquisas que tomam como foco de estudo disciplinas de conteúdo matemático: Articulações com o campo da formação de professores”, possui como objetivo investigar e evidenciar articulações entre os resultados de pesquisas que tomam como foco de estudo disciplinas de conteúdo matemático na Licenciatura e o campo da formação de professores de Matemática.

Gabriela Lopes Theodoro: A pesquisa intitulada “Resolução de Problemas e Formação Docente: Vivências do Professor no Curso de Matemática” possui como objetivo investigar as contribuições didático-pedagógicas da Resolução de Problemas na formação do professor de Matemática. 

Agnaldo de Oliveira: Em nivel de doutorado, a pesquisa é intitulada: “Aspectos do conhecimento do professor de matemática em processos formativos na modalidade EaD” e possui como objetivo evidenciar aspectos do conhecimento do professor de matemática, em processos formativos na modalidade EaD.

Domício Magalhães Maciel: Intitulada “Professores de Matemática que ensinam em um ambiente virtual: processos de avaliação formativa em foco”, possui por objetivo investigar evidências de possibilidades didático-pedagógicas de processos de avaliação formativa na Licenciatura em Matemática a distância. Trata-se de uma pesquisa qualitativa envolvendo professor e alunos de uma disciplina de conteúdos matemáticos de um curso de Licenciatura em Matemática (EaD), pensando em investigar os ideários presentes durante e depois do desenvolvimento de uma disciplina de conteúdos matemáticos, no que se refere às possibilidades didático–pedagógicas de processos de avaliação formativa num ambiente on-line.

Maria Angela de Oliveira: A aluna está desenvolvendo uma pesquisa de doutorado “As possíveis inter-relações da Rede Social - Facebook com alguns conceitos de Comunidades de Prática no processo de formação de professores de Matemática”, com os seguintes objetivos: Investigar as potencialidades didático-pedagógicas do Facebook, em uma possível Comunidade de Prática Virtual e compreender as possíveis inter-relações existentes entre essa rede social e os momentos formativos, os quais podem se aproximar de alguns conceitos de Comunidades de Prática, no processo de formação de professores de Matemática.

Vanessa Cerignoni Benites Bonetti desenvolve sua pesquisa de doutorado intitulada: "A Identidade Docente: uma articulação entre cursos de formação e a profissionalidade do professor de Matemática", cujo objetivo consiste em analisar e compreender a identidade docente de alguns egressos de cursos de Licenciatura em Matemática de algumas Instituições Públicas de Ensino Superior do estado de São Paulo. Para atender ao objetivo da pesquisa estão sendo utilizados como procedimentos metodológicos: a Análise Documental dos Projetos Pedagógicos dos cursos de Licenciatura (Unesp/Rio Claro, Unesp/Bauru e Usp/São Carlos), o Questionário, o qual foi aplicado aos egressos, e a Entrevista, com coordenadores de cursos e pesquisadores envolvidos com políticas públicas de formação.

Carolina Augusta Assumpção Gouveia: Intitulada: “Manifestação e Ressignificação da Prática Pedagógica do Professor que Ensina Matemática: aproximações com uma Comunidade de Prática”, a qual possui como objetivo investigar e compreender o modo como os professores manifestam sua prática pedagógica e como se processa a possível ressignificação dessa prática nas interações realizadas por professores de Matemática no contexto de uma Comunidade de Prática.

6 - Sugestões de Leitura

FIORENTINI, D. (org.). Formação de professores de Matemática: Explorando novos caminhos com outros olhares. Campinas: Mercado de Letras, 2003.  248 p. (Referência para compra: <http://www.mercado-de-letras.com.br/livro.php?id=000030>. Acesso em 01 set. 2009)

FIORENTINI, D.; NACARATO, A. M. (orgs.). Cultura, formação e desenvolvimento profissional de professores que ensinam matemática. São Paulo: Musa Editora e GEPFPM-Prapem-FE/Unicamp, 2005, 223p. (Referência para compra: <http://www.musaeditora.com.br>. Acesso em 01 set. 2009)

FIORENTINI, D.; GRANDO, R. C.; MISKULIN, R. G.. (Org.). Práticas de formação e de Pesquisa de Professores que ensinam Matemática. 1 ed. Campinas: Mercado de Letras, 2009, v. 1, 320 p. (Referência para compra: <http://www.mercado-de-letras.com.br/livro.php?id=000229>. Acesso em 01 set. 2009)

PEREIRA, J. E. D.; LEÃO, G. (Orgs.). Quando a diversidade interroga a formação docente. Autêntica Editora: 2008. 176 pgs. (Referência para compra: <http://www.autenticaeditora.com.br/livros/item/454>. Acesso em 08 abr. 2009).

PEREIRA, J. E. D.; ZEICHNER, K. M. (Orgs.). Justiça Social - Desafio para a formação de professores. Autêntica Editora: 2008. 168 pgs. (Referência para compra: <http://www.autenticaeditora.com.br/livros/item/454>. Acesso em 08 abr. 2009).

PENTEADO, M. G. Telle-collaborative projects in Brazilian schools. International Journal of Education and Development using Information and Communication Technology. International Journal of Education and Development using ICT - IJEDICT. Disponível em <http://ijedict.dec.uwi.edu/viewarticle.php?id=251&layout=html>. Acesso em 13 abr. 2009.

PENTEADO, M. G., et al. A Internet na escola como suporte para trabalho com projetos em matemática. In: PROGRAD/UNESP. Livro eletrônico dos Núcleos de Ensino da UNESP – edição 2007. São Paulo: Cultura Acadêmica Editora, 2007. Disponível em <http://www.unesp.br/prograd/nucleo2007/indexchapter5.php>. Acesso em 13 abr. 2009.

PENTEADO, M. G., BIOTTO FILHO, D., SILVA, R. M. R. Possibilidades e limitações no desenvolvimento de projetos telecolaborativos na educação matemática escolar. In: PROGRAD/UNESP. Livro eletrônico dos Núcleos de Ensino da UNESP – edição 2006. São Paulo: Cultura Acadêmica Editora, 2006. Disponível em <http://www.unesp.br/prograd/PDFNE2004/artigos/eixo10/possibilidadeselimitacoes.pdf>. Acesso em 13 abr. 2009.

PENTEADO, M. G. Interlink - rede de trabalho sobre a inserção de tecnologia informática na educação matemática. In: PROGRAD/UNESP. Livro eletrônico dos Núcleos de Ensino da UNESP – edição 2005. São Paulo: Cultura Acadêmica Editora, 2005. Disponível em <http://www.unesp.br/prograd/PDFNE2003/Interlink.pdf>. Acesso em 13 abr. 2009.