Cursos de Extensão e Oficinas

 

A Lógica Matemática no Ensino Básico

O estudo da Lógica está diretamente relacionado à um ramo da filosofia, que aborda as estruturas do pensamento nas tomadas de decisões. A aprendizagem da lógica faz com que

que aborda as estruturas do pensamento nas tomadas de decisões. A aprendizagem da lógica faz com que a lógica trata dos argumentos, isto é, das conclusões a que chegamos através da apresentação de evidências que a sustentam. (…) Um sistema lógico é um conjunto de axiomas e regras de inferência que visam representar formalmente o raciocínio válido. (p. 9)

De acordo com as pesquisas sobre a psicologia da educação e teorias de aprendizagem, o conhecimento evolui progressivamente por meio de estruturas específicas que substituem estruturas elementares, e neste processo, com as assimilações e interação com os pares é que o sujeito constrói, entre outros, o raciocínio matemático.

Desta forma, cabe ao professor desenvolver competências para criar, planejar, avaliar situações didáticas eficazes para a aprendizagem, manejar diferentes estratégias de comunicação dos conteúdos, produzir e utilizar materiais e recursos, diversificando as possíveis atividades e potencializando seu uso em diferentes situações, e dando ao aluno a oportunidade dessa formação integral. Entendemos que o desenvolvimento do raciocínio lógico poderá se desenvolver por meio de atividades lúdicas e com o auxílio de materiais manipulativos, que facilitem a compreensão do raciocínio matemático com crianças e jovens, estudantes do ensino básico.

Materiais concretos, manipuláveis ou didáticos, são materiais táteis e com finalidades educativas, em que o aluno é capaz de sentir, tocar, manipular e movimentar. Os materiais manipuláveis são caracterizados pelo envolvimento físico dos alunos numa situação de aprendizagem ativa.

Baseado nestas ideias acreditamos que os professores precisam de tempo para conceberem os materiais concretos integrantes de sua prática. Além disso, o professor precisa discutir a importância de materiais manipulativos e/ou jogos, saber buscá-lo, fazer aplicações para analisar resultados, e consequentemente estar bem preparado para os novos suportes metodológicos.

Nesta direção, o curso permitirá que o licenciando aplique as teorias em situações reais, renovando suas técnicas e métodos, contribuindo para uma melhoria de sua prática.

O curso “A Lógica Matemática no Ensino Básico” tem por objetivo apresentar uma proposta didático-pedagógica de desenvolvimento do raciocínio lógico por meio de atividades lúdicas e materiais manipuláveis, que contribuam para a formação docente.

Link do projeto completo: http://migre.me/n3MG1

Educação financeira para adultos e idosos

Estarão abertas, na Seção Técnica de Graduação do Instituto de Geociências e Ciências Exatas, no período de 03 a 18 de novembro de 2014, as inscrições para o Curso Temático intitulado “EDUCAÇÃO FINANCEIRA PARA ADULTOS E IDOSOS”, oferecido pelo Departamento de Matemática. O referido curso terá carga horária total de 06 (seis) horas e será desenvolvido nos dias 18 de novembro, 3ª feira, e 20 de novembro de 2014, 5ª feira, das 8h30min às 11h30min, no Laboratório de Ensino da Matemática, do Departamento de Matemática. Serão oferecidas 20 (vinte) vagas, destinadas à comunidade em geral, com disponibilidade para participar do curso presencial. Serão reservadas 10% das vagas para alunos da UNESP. Para inscreverem-se os interessados deverão preencher requerimento próprio. Os inscritos que ao final do curso obtiverem a frequência mínima de 70% receberão certificado de participação. Outras informações, bem como a programação do curso, serão obtidas na Seção Técnica de Graduação da Divisão Técnica Acadêmica deste Instituto.

Realizado em 2014.

http://igce.rc.unesp.br/#!/acontece/cursos/

 

 

Exploração dos Textos Jornalísticos nas Aulas de Matemática: modos para elaboração e aplicação de atividades

Objetivo 

A Educação Matemática, preocupada com questões que se relacionam ao desenvolvimento do estudante sob os aspectos da compreensão dos conteúdos matemáticos, propõe estudos sobre novas maneiras de conceber os recursos didáticos, o que também abrange a disseminação do uso do jornal nas escolas. Esta concepção condiz com os pressupostos da escola, enquanto formadora do cidadão consciente e ativo diante dos problemas sociais. Vemos no jornal, o meio que permite ao estudante ter o conhecimento das notícias da região e do mundo em que vive e assim, ser capaz de manter-se informado. Corroborando com esta idéia, Costa (1997, p. 13), articula que  “antes, se dizia que a escola preparava o aluno para a vida futura. O jornal na educação possibilita à criança e ao jovem viver e participar do momento presente.” Assim, em paralelo com outros recursos didáticos, apoiamos a inserção de leituras e discussões dos textos jornalísticos nas aulas. Porém, para que esta estratégia obtenha os resultados satisfatórios para a Educação, deve-se interpretar as notícias sob o ponto de vista dos diferentes conteúdos do currículo tais como Matemática, Geografia, Português, História, Ciências, entre outros. Desta forma, a escola também possibilita ao aluno relacionar conhecimentos em cultura geral, e permitem o seu desenvolvimento cognitivo, pois […] o aluno deve ser conduzido a identificar, selecionar, organizar, combinar, classificar e ordenar as informações, enquanto o jornal levaria ao desenvolvimento dos processos mentais de indução e dedução, construção de hipóteses, codificação e esquematização, conceituação e memorização. (BAHIA, 2005, p. 80).

Na área de Língua Portuguesa, o jornal encontra-se presente em muitos momentos e diversas pesquisas apresentam estas situações. Na Matemática, já não ocorre o mesmo, e desta forma, procuramos apresentar possibilidades e potencialidades do jornal nesta disciplina. As “seções de Economia e Classificados são as que oferecem mais opções de cálculos, porém outras notícias poderão permitir ou necessitar interpretações matemáticas.” (COSTA, 1997, p. 75). As fotos, legendas, tabelas, mapas são elementos que necessitam de interpretação para que um assunto seja entendido. No livro de Costa (1997), a autora cita alguns procedimentos e sugestões para serem consultadas por professores, como também, apresenta algumas questões práticas para a sala de aula. Desta forma, procuramos fazer uma apresentação inicial da utilização do jornal como um recurso pedagógico que  […] enriquece o vocabulário, amplia a compreensão de textos e reforça a capacidade de retenção de conhecimento, alarga a visão pessoal de mundo e estimula o interesse por temas atuais e assuntos locais, regionais ou globais. (BAHIA, 2005, p. 82).

Realizado em 2009.

Link do projeto completo: http://migre.me/mfm0h