Mineralogia Óptica.html

Comprimento de onda (l):
É a distância entre duas posições consecutivas e idênticas (ou em fase) na direção de propagação de uma onda. Na figura ao lado, A é amplitude da onda.

O comprimento de onda, no caso da luz visível, é dado em Ângstrons Å , onde 1Å = 1x10-7 mm = 1x10-1 mm .

...............

Período (T): É o tempo gasto para completar uma oscilação, ou seja, é o tempo necessário para percorrer-se uma distância igual a um comprimento de onda (l). O período é expresso em segundos

Freqüência (N): É o número de oscilações completadas em uma certa unidade de tempo. A freqüência é expressa em ciclos por segundo ou Hz. Observar que o período é o inverso da freqüência, ou seja:

(1)

Velocidade da luz: A velocidade da luz no vácuo é igual para todas as cores sendo igual a:
C=299.776(± 4) Km/s

Podemos também escrever:

(2)

A freqüência das oscilações não muda quando as ondas passam através de diferentes meios, ou seja, quando um raio de luz sofre refração poderá haver mudanças em sua velocidade e/ou em seu comprimento de onda mas nunca na freqüência

Luz monocromática: É a luz constituída de um único comprimento de onda ou variável em um intervalo bastante estreito, ex.: Lâmpada de vapor de sódio com l variando entre 5890 e 5896 Å .

Luz policromática: É a luz constituída por uma larga variação de comprimentos de onda, ex.: luz do sol, lâmpada doméstica, etc.

O microscópio petrográfico utiliza-se de uma fonte de luz policromática, obtida através de uma lâmpada com filamento de tungstênio (igual a lâmpada doméstica), de cor amarelada, adicionada de um filtro azul para torna-la branca. O emprego de luz policromática no microscópio é desejável pois promove o fenômeno da dispersão dos índices de refração nos minerais. A luz monocromática por sua vez, é empregada apenas em medidas ópticas de precisão, como nos refratômetros (equipamentos que medem o índice de refração de minerais e líquidos).

Raio: É a direção de propagação da luz a partir do ponto de origem a um outro ponto qualquer. Nos meios homogêneos, os raios são retilíneos.

Feixe: É um conjunto de raios de luz que partem de uma mesma fonte.

ir para o item seguinte   voltar para o índice de mineralogia óptica.html   voltar para o item anterior