Guia rápido de instalação do LaTeX e afins

Apresentarei aqui uma breve descrição do processo de instalação do LaTeX e outros recursos para serem utilizados em conjunto.

Primeiramente, você deve instalar um compilador e depois, um editor. O compilador irá interpretar os comandos digitados pelo usuário e criará um arquivo de saída (que pode ser um .pdf). O editor apenas ajuda o usuário a digitar os comandos do LaTeX.

Compilador

Existem vários compiladores para o LaTeX. O mais popular para Windows é o MikTeX. Mas existe também o TeXLive. Como a maioria dos usuários utilizam Windows, usarei o MikTeX como exemplo (mas recomendo que aprendam também a usar Linux).

Faça o download do instalador diretamente do site oficial (www.miktex.org) (hoje, dia 06/02/2012 a versão atual disponível é 2.9). Recomendo a instalação da versão básica, na opção "Basic MiKTeX 2.9" Installer, obtida usando o link Download no menu esquerdo do site.

Após o download, basta seguir as instruções do instalador, resumidas nas imagens abaixo (que mostram a instalação da versão 2.8 no Windows 7, no dia 26/12/2011).

[clique na imagem para ampliar]


Ghostscript e GSview

Recomendo a instalação do GPL Ghostscript (http://pages.cs.wisc.edu/~ghost/). A versão estável hoje (06/02/2012) é 9.02 (caso queira outra versão, o processo é semelhante). Faça o download do arquivo gs902w32.exe (para Windows 32-bit) (ou escolha a versão compatível com o seu sistema operacional).

No mesmo site, você encontra o GSview, que deve ser instalado após o Ghostscript. A versão estável hoje (06/02/2012) é 5.0. Faça o download do arquivo gsv50w32.exe (para Windows 32-bit) (ou escolha a versão compatível com o seu sistema operacional).

Após o download, basta seguir as instruções do instalador, resumidas nas imagens abaixo (que mostram a instalação do gs871w32.exe e do gsv49w32.exe no Windows 7, no dia 26/12/2011).

[clique na imagem para ampliar]

[clique na imagem para ampliar]



Editor

Por fim, recomendo a instalação de um editor de LaTeX, que o ajudará na criação de um documento. Os editores são úteis, pois possuem recursos de cores que ajudam a identificar os comandos internos da linguagem LaTeX, possuem barras de ferramentas que inserem comandos com apenas um clique, funções de auto-completar, etc...

Existem vários editores e os mais populares são:

TeXstudio (livre) (Versão 2.12.16 - 10 Fev 2020)

Texmaker (livre) (Versão 3.2.2 - 12 Jan 2012)

WinEdt (proprietário) (Versão 6.0 [Build: 20110315] - 06 Fev 2012)

TeXnicCenter (livre) (precisa configurar; clique aqui para saber como)

O processo de instalação é simples: basta fazer o download do editor que deseja e ir avançando na instalação.

Testando...

Pois bem, após a instalação do editor de sua preferência, você já pode testar se está tudo funcionando.

Sempre que editar um arquivo .tex, para ver o resultado, você precisará compilar este arquivo. Dependendo do editor que escolheu, esta função estará em algum botão ou menu.

Por exemplo, no Texmaker, você encontra as opções para compilar/visualizar nas setas azuis na barra de ferramentas horizontal principal, abaixo do menu principal da janela.

A primeira seta, compila; a segunda, abre o arquivo de saída (.dvi, .ps ou .pdf) para visualização (se você não sabe o que isso tudo significa, é hora de começar a estudar LaTeX!).

Modelo

Para facilitar sua vida, deixo aqui o modelo.tex, para ser alterado de acordo com sua necessidade.