O Curso de Geologia em Rio Claro

    O curso de Geologia em Rio Claro (SP), foi criado em 1968 e iniciado em 1970. Já se formaram mais de 500 geólogos durante os 30 anos de sua existência. O curso oferece 30 vagas por ano, é ministrado em período integral e tem duração de 5 anos.

     Inicia-se com disciplinas básicas como Física, Química, Cálculo e Biologia, passando por disciplinas geológicas fundamentais, como  Geologia Geral, Mineralogia, Petrografia, Geologia Estrutural e Estratigrafia., termina com as disciplinas profissionalizantes, como   Geologia Econonica, Geotécnica e Hidrogeologia. Trabalho de Graduação e disciplinas optativas, como Geologia do Petróleo também fazem parte do final do curso.

    O aluno faz durante o curso mais de 100 dias de viagem por vários estados brasileiros, realizando excursões didáticas e trabalhos de campo. As aulas práticas também são realizadas nos laboratórios de Microscopia, Fotogeologia, Sedimentologia e nos museus de Paleontologia e de Minerais e Rochas.

    As principais atividades do geólogo estão ligadas às empresas de mineração de bens metálicos e não-metálicos, de meio-ambiente, de petróleo e de água subterrânea, às empresas de construção civil de grande obras como barragens e ferrovias e aos órgãos públicos e privados de planejamento e desenvolvimento urbano.

 

Voltar

©Fábio Braz Machado