gipsita

Foto do Mineral Forma Cristalográfica
 

Cristais de gipsita

Direções ópticas e cristalográficas

Fórmula Química - CaSO4.2H2O
Composição - Sulfato de cálcio hidratado.
46,6% SO3, 32,5% CaO, 20,9% H2O. As principais variedades são espato acetinado, fibroso com brilho sedosos; alabastro variedade maciça e transparente, usada em esculturas, e selenita, cristais com clivagens largas, incolores e transparentes.
Cristalografia -
Monoclínico
        Classe -
Prismática

Propriedades Ópticas -
Biaxial positivo

Hábito -
Fibroso (segundo {001}), prismático, lamelar a tabular (segundo {010}), maciço ou granular
Clivagem -
Clivagem em 4 direções (perfeita {010} e menos perfeita a imperfeita {100} e {111}
Dureza -
1,5 - 3
Densidade relativa -
2,32
Fratura -
Fratura conchoidal
Brilho -
Brilho vítreo, nacarado e sedoso
Cor -
Incolor, branco a cinza, amarelo, vermelho, castanho

Associação -
Associada com calcários, folhelhos, margas e argilas.
Propriedades Diagnósticas -
Dureza baixa; hábito; solubilidade em HCl diluído a quente; relevo negativo; baixa birrefringência; forte dispersão inclinada e caráter óptico. Geminação sobre (100), com forma de ponta de flecha, e também sobre (101).
Ocorrência -
Forma-se nos evaporitos, normalmente como produto de hidratação da anidrita, fumarolas, decomposição (oxidação) de sulfetos e veios hidrotermais sulfetados de baixa temperatura e pressão. Por aquecimento perde água, formando a 128ºC o gesso (pasta de Paris), que tem e 1,57, w 1,55 e d 0,02. Na natureza, a gipsita pode desidratar para anidrita com diminuição de volume, ou mesmo reduzir o enxofre.
Usos - Gesso para moldes cerâmicos, odontológicos, estatuetas, estuque etc.; fabricação de ácido sulfúrico, cimento Portland, para neutralizar o excesso de cloreto de sódio nas terras cultiváveis, para diminuir a rapidez de pega do cimento Portland, carga para papel, tintas etc.; fundente de minérios de níquel; purificação de água para fabricação de cerveja; quando na forma maciça e compacta (alabastro) é usado par fins ornamentais, incorporado na fabricação do cimento. Também em fornos, moldes, ortopedia, construção civil (forros) etc.

Mineral Anterior Voltar para Sulfatos Próximo Mineral

©Fábio Braz Machado