caulinita

Foto do Mineral Forma Cristalográfica
 
Cristais de caulinita com brilho terroso

Direções ópticas e cristalográficas

Fórmula Química - Al2Si2O5(OH)4
Composição -
  Silicato de alumíniohidratado, com 39,5% Al2O3 - 46,5% SiO2 - 14,0% H2O. O grupo da caulinita também é conhecido como grupo dos canditos e é constituído por: caulinita, dickita, anauxita-Al2Si3O7(OH)4, nacrita, halloysita-Al2Si2O5(OH)4.2H2O, meta-halloysita
Cristalografia - Pseudo hexagonal
        Classe -
Prismática

Propriedades Ópticas -
Biaxial negativo

Hábito -
Micáceo
Clivagem - 
Perfeita em {001}
Dureza -
2 - 2,5
Densidade relativa -
2,6 - 2,63
Brilho -
Terroso
Cor -
Geralmente branco, variando conforme grau de impureza

Associação -
Geralmente associada a minerais aluminosos, solos e produtos de alteração.
Propriedades Diagnósticas -
Pode ser reconhecida através de ensaios químicos. 
Ocorrência -
Alteração de feldspatos, feldspatóides e outros silicatos, durante o intemperismo químico e também hidrotermal. Pode formar-se também por processos diagenéticos em bacias sedimentares. Portanto pode ser formado às expensas de muitos minerais e rochas e em quantidades consideráveis.
Usos - É matéria prima-básica da indústria cerâmica, para a fabricação da porcelana, louça sanitária etc., em mistura com outros produtos minerais; é também empregada na preparação de pigmentos à base de anilina,  veículo inerte para inseticidas, abrasivos suaves, endurecedor na indústria têxtil, carga na fabricação de papel, carga e revestimento de linóleos e oleados, em sabões e pós dentifrícios, carga para gesso para parede, constituinte do cimento Portland branco, em tintas, e outros. Em medicina, como absorvente de toxinas do aparelho digestivo e como base para muitos desinfetantes. Na fabricação de borracha de alta qualidade, empregada a confecção de luvas para fins médicos e de revestimentos de fusíveis. Em cosméticos e certos plásticos. Substâncias inertes, como barita e talco, podem ser substituídas pelo caulim, em muitos casos. No futuro poderá ser empregado, em escala comercial, como fonte de alumina, na produção de alumínio metálico.

Mineral Anterior Voltar para Filossilicatos Próximo Mineral

©Fábio Braz Machado