Câmpus de Rio Claro
 
diminuir fonte aumentar fonte Twitter English version Versión en Español ???
 
 
IPv6
Saiba mais sobre o IPv6 e seu relacionamento com a UNESP

    Dia 8 de Junho de 2011 é o dia Mundial do IPv6. Esta é uma iniciativa da Internet Society - http://www.isoc.org/ com objetivo de que várias organizações em todo o mundo se preparem para o IPv6. Os participantes deste evento disponibilizarão os seus sites para serem acessados via IPv6 durante 24h.

    A UNESP estará participando deste importante evento da Internet. O portal principal da UNESP - http://www.unesp.br bem como o portal de algumas de suas unidades já estão operando em IPv6.

    O portal da UNESP campus de Rio Claro também já está utilizando o IPv6. Para todos os computadores/dispostivos que já utilizam o IPv6, ao acessarem o portal da UNESP campus de Rio Claro - http://www.rc.unesp.br ou o site http://www.ipv6.br será possível ver uma animação no logotipo do IPv6 disponível na página.

    Os tópicos abaixo fazem uma breve explanação sobre endereços IP e qual o principal objetivo do IPv6.


O QUE É ENDEREÇO IP ?

    Todo computador conectado a Internet tem um número de identificação único em toda a rede, denominado endereço IP.

    Quando um computador precisa se comunicar com outro computador na Internet, é através do endereço IP que eles conseguem se identificar. De uma certa forma, podemos fazer uma analogia com os números dos telefones. Quando você precisa se comunicar com outra pessoa através do telefone, é necessário previamente, saber o número com quem você deseja falar.


QUEM GERENCIA OS ENDEREÇOS IPs ?

    Estes endereços IPs são fornecidos por uma entidade central conhecida como IANA (Internet Assigned Numbers Authority), a qual delega endereços IP para outras entidades regionais.

    A entidade responsável por delegar os endereços IPs aqui no Brasil é conhecida como NIC.br


O ESGOTAMENTO DOS ENDEREÇOS IPs.

    A maior parte dos computadores da Internet utilizam o endereçamento de IPs que chamamos de IPv4, o qual tem a capacidade de endereçar 4.294.967.296 de dispositivos em toda Internet. O que, para época em que foi desenvolvido, parecia uma quantidade exorbitante. Porém com o aumento de dispositivos conectados a internet aliado ao desperdício de endereços IPs devido a política de utilização definida na época, estamos chegando ao esgotamento destes endereços IPs.


O IPv6.

    Para resolver o problema do esgotamento de endereços IPs, foi desenvolvido, o que chamamos hoje de IPv6, que tem a capacidade de endereçar 2 elevado a 128, o que equivale a 340.282.366.920.938.463.463.374.607.431.768.211.456 endereços.

    Dessa forma temos endereços suficientes para conectar à Internet, não só computadores, mas todo e qualquer dispositivos que deseje acessar e ser acessado remotamente através da Internet como: telefones celulares, televisores, eletrodomésticos em geral, dispositivos de segurança e etc.


ENTÃO, A DIFERENÇA DO IPv4 PARA O IPv6, É SOMENTE O AUMENTO DE ENDEREÇAMENTOS IPs DISPONÍVEIS NA INTERNET ?

    O IP (Internet Protocol) não é somente um número de endereçamento na Internet, mas sim um protocolo de comunicação entre dispositivos que tem como objetivo principal o endereçamento na Internet.

    O Protocolo de Internet versão 6 - IPv6, trás além do aumento do número de endereçamento possível na Internet, um desenvolvimento da performance na comunicação entre os dispositivos conectados à rede.