:: Apresentação

Pôster do Grupo de Formação de Professores apresentado na Comemoração dos 25 Anos do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da Universidade Estadual Paulista - Campus Rio Claro/SP.

Pôster - Comemoração dos 25 anos da PGEM
Clique no Pôster para ver o arquivo completo em PDF (aprox. 5,5 MB)

O Grupo de Pesquisa em Processos de Formação e Trabalho Docente dos Professores de Matemática (Grupo de Formação de Professores) é coordenado pelas professoras Miriam Godoy Penteado e Rosana Giaretta Sguerra Miskulin, e desenvolve suas atividades junto ao Departamento de Matemática da Unesp de Rio Claro.

É constituído por professores e alunos da pós-graduação em Educação Matemática da Unesp de Rio Claro e está inscrito no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPQ. Dentre as dimensões contempladas pelos estudos, encontram-se as relativas à formação inicial e continuada dos professores em seus diferentes processos, o papel da relação universidade-escola, as questões relativas à identidade profissional e aos saberes docentes, a formação do professor formador, os processos de formação e sua relação com as tecnologias de informação e comunicação e com a educação à distância e, ainda os processos de formação de professores em comunidades de prática.

O grupo também tem recebido destacados pesquisadores nacionais e internacionais que muito têm contribuído para ampliar as discussões sobre a formação e o trabalho do professor de matemática. O prof. João Pedro da Ponte, da Universidade de Lisboa e a profª Menga Lüdke, da PUC do Rio de Janeiro, são dois dos pesquisadores que possibilitaram intercâmbio e troca de experiências e estimularam para o desenvolvimento de novas pesquisas coletivas.

No momento, o grupo vem discutindo sobre a Nova Proposta Curricular do Estado de São Paulo e levantando vários dados sobre sua implantação em várias cidades do estado (São Paulo, Rio Claro, Campinas, São Carlos, Sorocaba e Mogi Guaçu). No dia 26 de Agosto de 2008 foi proferida uma palestra intitulada “Reflexão sobre a Nova Proposta Curricular do Estado de São Paulo: 'São Paulo faz a Escola'" pelo grupo e pelos alunos da graduação em Matemática da Unesp/Rio Claro, no Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da Unesp/Rio Claro.