ambulan21.gif (18281 bytes)

 

Como eu faço para.....

Um manual de procedimentos em mineralogia óptica

Determinar as direções de polarizacão do microscópio


Na determinação de algumas propriedades ópticas é necessário conhecer a direção de vibração dos polarizadores do microscópio, ou seja: polarizador inferior e analisador.

As direções de vibração dos polarizadores (ou nicóis) devem ser perpendiculares entre si. Assim, verifique esta condição inicial, cruzando-se os nicóis, sem haver lâmina alguma sobre a platina do microscópio. Nesta situação o campo de visão do microscópio deverá ficar totalmente escuro.

Para a determinação das direções de vibração dos polarizadores, emprega-se um mineral pleocróico (turmalina e biotita são os mais usados), pois estes aborvem a luz de forma mais ou menos intensa segundo certas direções cristalográficas..

A turmalina apresenta absorção da luz fraca, segundo a direção de seu maior alongamento (ou eixo "c"), enquanto  que para a  biotita, esta direção é perpendicular aos traços de clivagem, segundo (001). Todo o procedimento descrito abaixo, para um cristal de turmalina, deverá ser executado a nicóis descuzados.

Procedimento Esquema Fotomicrografia

Um cristal de turmalina é alinhado segundo a direção sua direção de maior alongamento (eixo cristalográfico c) paralelamnete ao retículo N-S. Observa-se que o cristal fica iluminado, ou seja o cristal está posicionado paralelamente ao polarizador (PP).

Turmalina PP.gif (3522 bytes)

Turmalina

Rotacionado 90o a partir da posição incial, ou seja paralelo à direção E-E, o cristal fica com sua direção de maior alongamento (eixo cristalográfico c) perpendicular a direção de vibração do polarizador, e assim, absorve grande parte da luz incidente. Por conseqüência está será a direção de vibração do analisador (AA).

Turmalina AA.gif (3477 bytes)

Turmalina

Obs:
O  traço de escala nas fotomicrografias (vermelho) corresponde a 100
mm
PP= direção de vibração do polarizador, AA= direção de vibração do analisador
Todo o procedimento foi executado a nicóis descruzados


Assista um vídeo sobre esta propriedade