Mineralogia Óptica.html

Ângulo crítico e a reflexão total:

A lei de Snell, expressão, mostra que

(1)

Então, se "ni" for menor que "nl" a relação ni / nl será sempre menor do que 1,0 e consequentemente l será sempre menor que i, ou seja, sempre haverá refração com o raio refratado (l) aproximando-se da normal.

Por outro lado , se o meio de incidência do raio de luz tiver um índice de refração ni > nl, a razão ni / nl será sempre maior que 1,0 e evidentemente, l será maior que i. Portanto para que haja refração, há necessidade que o ângulo i seja tal que leve r a ser menor do que 90o, ou que o senr < 1. Caso isto não ocorra, teremos uma situação de indeterminação na eq. (1), ou:

No esquema ao lado é mostrado raios de incidência com diferentes ângulos. A simbologia empregada refere-se aos raios:  i= incidente, l= refratado, r= refletido, c= ângulo crítico, t= reflexão total

Por outro lado , se o meio de incidência do raio de luz tiver um índice de refração ni > nl, a razão ni / nl será sempre maior que 1,0 e evidentemente, l será maior que i. Portanto para que haja refração, há necessidade que o ângulo i seja tal que leve r a ser menor do que 90o, ou que o senr < 1. Caso isto não ocorra, teremos uma situação de indeterminação na eq.1

O valor de i que leva o sen r = 1 ou r = 90° (assinalado como ic na figura) é designado por ângulo crítico. Para valores de i superiores ao ângulo crítico não se observará mais refração mas apenas reflexão - reflexão total.

voltar para o item anterior   voltar para o índice de mineralogia óptica.html   ir para o item seguinte