Mineralogia Óptica.html

Para a cunha de quartzo:

A cunha de quartzo, ao ser introduzida gradualmente no sistema óptico, promove diferenças de caminhamento crescentes com o aumento da espessura da cunha. Normalmente a direção de vibração do raio lento da cunha é paralela à sua direção de menor comprimento, como nos demais compensadores.

Nos minerais uniaxiais positivos, onde há adição nas cores de interferência, elas se movem para o centro da figura nos quadrantes NE e SW. No caso de subtração, ou seja nos quadrantes NW e SE, com a introdução da cunha de quartzo, tem-se a sensação de que as cores de interferência se movem para fora da figura, conforme esquematizado na figura 1 abaixo.

No caso dos minerais uniaxiais negativos, verifica-se o contrário, ou seja, nos quadrantes NE e SW as cores de interferência se movem para fora da figura, ou seja, há subtração nas cores de interferência, enquanto que nos quadrantes NW e SE as cores de interferência se movem para dentro da figura, havendo portanto, adição nas cores de interferência, como mosytra a figura 2.

Legenda- Determinação do sinal óptico de um mineral uniaxial através do uso da cunha de quartzo, com sinal óptico positivo (caso 1) e negativo (caso 2).

voltar para o item anterior   voltar para o índice de mineralogia óptica.html   ir para o item seguinte