Mineralogia Óptica.html

Observação conoscópica dos minerais biaxiais

Os minerais biaxiais são aqueles que se cristalizam nos sistemas monoclínico, triclínico ou ortorrômbico. As indicatrizes biaxiais são caracterizadas por elipsóides de revolução constituídas por três eixos designados por "X", "Y" e "Z", cujos comprimentos são proporcionais, respectivamente, aos índices de refração na, nb e ng sendo que o comprimento do primeiro será sempre o menor e o último, o maior ou seja, X (na ) < Y (nb ) < Z (ng ), os minerais biaxiais apresentam dois eixos ópticos (eo) e duas seções circulares (sc), como mostra a figura abaixo.

O sinal óptico da indicatriz será função será função dos valores assumidos pelos índices de refração, respeitando-se a relação X (na ) < Y (nb ) < Z (ng ). Pode-se estabelecer que quando o valor numérico de nb estiver mais próximo de na, ou então a bissetriz aguda do ângulo 2V for o eixo Z, o sinal da indicatriz será positivo, como mostra a figura abaixo, observe também o exemplo numérico do mineral pigeonita, onde nb = 1,684, na = 1,682 e ng = 1,705, nb esta mais próximo de na (0,002) do que ng (0,021), tendo portando sinal positivo.

Por outro lado, quando o valor numérico de nb estiver mais próximo de ng, ou então a bissetriz aguda do ângulo 2V for o eixo X, o sinal da indicatriz será negativo, como mostra a figura acima, como exemplo numérico, o mineral muscovita, onde nb = 1,610, na = 1,574 e ng = 1,616, nb esta mais próximo de ng (0,006) do que na (0,036), tendo portando sinal negativo.

         A

               B

Legenda - As indicatrizes dos minerais biaxiais são representadas por dois eixos ópticos (eo), duas seções circulares e 3 eixos X, Y e Z cujos comprimentos são proporcionais ao valor dos índices de refração, respectivamente na, nb e ng. Quando nb se aproximar mais de ng o mineral possui sinal óptico negativo (-), caso B, ao contrário, quando nb se aproximar mais de na o mineral terá sinal positivo (+), caso A .

Quando o mineral for negativo, a bissetriz aguda do ângulo 2V será na direção do eixo X(na), e quando for positivo será na direção da bissetriz aguda do eixo Z(ng).

voltar para o item anterior   voltar para o índice de mineralogia óptica.html   ir para o item seguinte