ambulan21.gif (18281 bytes)

 

Como eu faço para.....

Um manual de procedimentos em mineralogia óptica

Determinar o ângulo de extinção de um mineral


Um mineral anisotrópico observado a nicóis cruzados, com a rotação da platina atingirá uma posição em que se mostrará completamente escurecido (ou cor preta, D= 0). Esta situação, denominada de Posição de Extinção e é alcançada quando as direções de vibração, lenta e rápida,  do mineral coincidirem com as direções de vibração dos polarizadores, polarizador inferior e analisador, do microscópio petrográfico.

Ângulo de Extinção é aquele formado entre uma direção cristalográfica qualquer, como: traços de clivagem, planos de geminação, eixos cristalográficos, faces creistalinas, etc e uma direção de vibração do mineral (raio lento ou rápido).

Atenção: Esta propriedade é determinada sob nicóis cruzados

Procedimento Esquema Fotomicrografia

Etapa 1:

Escolha um cristal do mineral que apresente uma direção cristalográfica passível de ser observada.  No caso do exemplo, foi escolhida a direção de clivagem (o mineral está representado na posição de máxima iluminação), sendo Z a direção do raio lento.

horblenda 1.gif (10167 bytes)

wpe2.jpg (76571 bytes)

Etapa 2

Alinhe a direção cristalográfica com um dos retículos e anote o valor apontado pela graduação da platina. No exemplo, 360o.

horblenda 2.gif (8356 bytes)

wpe8.jpg (87091 bytes)

Etapa 3:

Cruze os nicóis, gire a platina de forma a encontrar a posição de extinção do mineral. Anote o valor apontado pela platina. No exemplo, 30o. Observe que nesta posição o raio lento (Z) está paralelo ao retículo N-S (e o rápido, X - não representado no esquema, paralelo ao retículo E-W)

horblenda 3.gif (8336 bytes)

wpe9.jpg (64215 bytes)
Etapa 4: O ângulo de exitnção será obtido pela diferença entre as leituras efetuadas em 2 e 3. Adote sempre a menor leitura.
No caso do exemplo temos: 360o - 30o = 330o, ou simplesmente, 30o

 

Obs:
O  traço de escala nas fotomicrografias (vermelho) corresponde a 100
mm


b001.gif (5499 bytes)