ambulan21.gif (18281 bytes)

 

Como eu faço para.....

Um manual de procedimentos em mineralogia óptica

Determinar o ângulo 2V de um mineral biaxial


O ângulo 2V é aquele formado entre os dois eixos ópticos de um mineral biaxial, medido sobre o plano óptico (PO).

O ângulo 2V pode ser estimado para as figuras que tenham pelo menos um melatopo contido no plano da figura de interferência. Pode-se portanto obter este ângulo a partir das figuras dos tipos bissetriz aguda (BXA) e eixo óptico (eo). Para tanto é necessário que as figuras estejam centralizadas, ou seja,  que as seções sejam exatamente perpendiculares aos elementos ópticos considerados nas figuras.

 

1- Figuras de Bissetriz Aguda

Os dois eixos ópticos (eo) estão contidos no plano óptico (PO) que é perpendicular aoplano da figura de interferência. Na posição de máximo afastamento das isógiras o valor de 2V pode ser estimado conforme ábacos dos quadros A e B.

(Observe que no ábaco do quadro B, o valor do campo conoscópico do microscópio é de 55o)

2vbxa.gif (30976 bytes)A

B

Exemplo: Muscovita

Na fotomicrografia ao lado, uma figura de interferência do tipo bissetriz aguda, em posição de máximo afastamento das isógiras. Os pontos de emergência das isógiras estão circundados por linhas isocromáticas. O valor estimado para o ângulo 2V = 45o (campo conoscópico deste microscópio é de 55o).

Muscovita

 

2- Figuras de Eixo Óptico

A estimativa pode ser feita através da curvatura máxima exibida pela isógira com a rotação da platina do microscópio, conforme esquema abaixo (0, 90 e 180o mineral em posição de extinção ou barra; 45 e 135o mineral em posição de máxima iluminação ou curvatura.

2Vt.gif (33937 bytes)

No quadro ao lado, referente ao ábaco para ser utilizado na estimativa do ângulo 2V a partir de uma figura tipo eixo óptico, observe  que quanto menor for a curvatura da isógira, maior será o valor do ângulo 2V.
No exemplo apresentado, no quadro da fotomicrografia, observe as linhas isocromáticas ao redor do ponto de emergência do eixo óptico (melatopo)- eo. O  valor estimado para o ângulo  2V é  60o.

Ábaco

Fotomicrografia
Cristal de Açucar

Cristal de Açucar

Assista um vídeo sobre esta propriedade

b001.gif (5499 bytes)