Curso de Extensão: Formação Pedagógico-Matemática e Tecnológica de Professores da Região Norte do RS


 

PUBLICAÇÕES

 

LEITURAS COMPLEMENTARES

ABRANTES, P. Investigações em Geometria na Sala de Aula. In: VELOSO, E.; FONSECA, H.; PONTE, J.P.; ABRANTES, P. Ensino da Geometria no Virar do Milénio, Lisboa: DEFCUL, 1999.

BORBA, M.C. (Org.). Tendências Internacionais em Formação de Professores de Matemática. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.

CARVALHO, A.M.P. O que há em comum no ensino de cada um dos conteúdos específicos. In: CARVALHO, A.M.P. (Coord.). Formação Continuada de Professores: uma releitura das áreas de conhecimento. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2003.

CARVALHO, A.M.P. (Coord.). Formação Continuada de Professores: uma releitura das áreas de conhecimento. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2003.

CASTELLS, M. A Sociedade em Rede. 8.ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005.

D’AMBROSIO, U. Educação para uma sociedade em transição. Campinas: Papirus, 1999.

DOERR, H.M.; WOOD, T. Pesquisa-Projeto: aprendendo a ensinar Matemática. In: BORBA, M.C. (Org.). Tendências Internacionais em Formação de Professores de Matemática. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.

FORESTI, M.C.P.P. Sobre Prática Pedagógica, Planejamento e Metodologia de Ensino: a articulação necessária. Bauru, 2006. Disponível em http://www.fmvz.unesp.br/Eixos/Eixo_3/planejamento_medologia_ensino.pdf. Acesso em: 09mar2006.

GASPARIN, J.L. Uma Didática para a Pedagogia Histórico-Crítica. 3.ed.Campinas: Autores Associados, 2005.

GOUVÊA, G.; OLIVEIRA, C.I. Educação a Distância na Formação de Professores: viabilidades, potencialidades e limites. Rio de Janeiro: Vieira & Lent, 2006.

HIDALGO, A.M. Epistemologia e Educação. Bauru, 2006. Disponível em <http://www.fc.unesp.br/revista_educacao/arquivos/epistemologia.pdf>. Acesso em: 30ago2006.

JAHN, A.P. Geometria Hiperbólica na formação docente: uma proposta com o Cabri-géomètre. In: Congresso Ibero-americano de Educação Matemática, 2005, Porto. V CIBEM - Actas. Porto: APM - Associação de Professores de Matemática de Portugal, 2005. v. 1. p. 1-14.

JAHN, A.P. Novas ferramentas, novos objetos, novas relações com o saber: o caso das transformações geométricas num ambiente de geometria dinâmica. In: Livro de Resumos do I Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática, 1, SIPEM, Serra Negra, SP, 2000.

KENSKI, V.M. Tecnologias e Ensino Presencial e a Distância. 3.ed. Campinas: Papirus, 2003.

KENSKI, V.M. Educação e Tecnologias: o novo ritmo da informação. Campinas: Papirus, 2007.

KONDER, L. O que é dialética. 17.ed. São Paulo: Brasiliense, 1987.

LOURENÇO, M.L. A Demonstração com Informática Aplicada à Educação. In: Boletim de Educação Matemática (BOLEMA), Rio Claro, v. 15, n. 18, p. 100-111, set. 2002.

MALTEMPI, M.V. Construcionismo: pano de fundo para pesquisas em informática aplicada à Educação Matemática. In: BICUDO, M.A.V.; BORBA, M.C. (Orgs.). Educação Matemática: pesquisa em movimento. São Paulo: Cortez, 2004. p.264-282.

PETERS, O. Educação a Distância em Transição: tendências e desafios. São Leopoldo: Editora Unisinos, 2005.

PETITO, S. Projetos de trabalho em informática: desenvolvendo competências. Campinas: Papirus, 2003.

PONTE, J.P.; OLIVEIRA, H.; VARANDAS, J.M. O contributo das tecnologias de informação e comunicação para o desenvolvimento do conhecimento e da identidade profissional. In: FIORENTINI, D. (Org.). Formação de professores de Matemática: explorando novos caminhos com outros olhares. Campinas: Mercado das Letras, 2003. p.159-192.

ROLKOUSKI, E. Demonstrações em Geometria: uma descrição dos processos de formação utilizados por alunos de Licenciatura em Matemática em ambiente informatizado. 2002. 165 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Setor de Educação, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2002.

SANTOS, B.S. Vygotsky e a teoria histórico-cultural. In: LA ROSA (Org.). Psicologia e Educação: o significado do aprender. 6.ed. Porto Alegre: Edipucrs, 2003. p.121-147.

SANTOS, S.C. A Produção Matemática em um Ambiente Virtual de Aprendizagem: o caso da Geometria Euclidiana Espacial 2006. 145 f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática), Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, 2005.

SAVIANI, D. Escola e Democracia: teorias da educação, curvatura da vara, onze teses sobre a educação política. 38.ed. Campinas: Autores Associados, 2006.

SAVIANI, D. Pedagogia Histórico-Crítica: primeiras aproximações. 9.ed. Campinas: Autores Associados, 2005.

SAVIANI, D. Educação: do senso comum à consciência filosófica. 15.ed. Campinas: Autores Associados, 2004.

SILVER, E.A. Formação de professores de Matemática: desafios e direções. In: Boletim de Educação Matemática (BOLEMA), Rio Claro, v. 19, n. 26, p.125-152, nov. 2006.

VASCONCELLOS, C.S. Construção do Conhecimento em Sala de Aula. 15. ed. São Paulo: Libertad, 2004. (Cadernos Pedagógicos do Libertad, v.2)

VILLIERS, M. Para uma Compreensão dos Diferentes Papéis da Demonstração em Geometria Dinâmica. Porto, 2002. Disponível em: <http://mzone.mweb.co.za/residents/profmd/profmat2.pdf>. Acesso em: 25jul2006.

VYGOTSKY, L.S. A Formação Social da Mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. 4.ed. São Paulo: Martins Fontes, 1991.

VYGOTSKY, L.S. Aprendizagem e desenvolvimento intelectual na idade escolar. In: VYGOTSKY, L.S.; LURIA, A.; LEONTYEV, A.N. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. 5.ed. São Paulo: Cone, 1988. p.103-117. 

 

Início