Módulo 10 - Riscos Geológicos - 4. Gerenciamento de Riscos Geológicos

PAG: 01/13

 

MÓDULO 10

Estamos iniciando o módulo 10 (tópico Riscos Geológicos), que trata do Gerenciamento de Riscos Geológicos. No Final encontram-se as Leituras Recomendadas e os Exercícios Propostos.

Bom Estudo !!!!!!!!!

 

4. GERENCIAMENTO DE RISCOS GEOLÓGICOS

 

OBJETIVOS

 

PREVISÃO

Possibilidade de identificação das áreas de risco com a indicação dos locais onde poderão ocorrer acidentes (definição espacial = ONDE), estabelecimento das condições e circunstâncias para a ocorrência dos processos (definição temporal = QUANDO). O instrumento básico da previsão espacial é a cartografia de riscos (Ogura, 1995; e Proin/Capes & Unesp/IGCE, 1999).

PREVENÇÃO

Possibilidade de serem adotadas medidas preventivas visando: ou inibir a ocorrência dos processos, ou reduzir suas magnitudes ou, ainda, minimizar seus impactos, agindo diretamente sobre edificações e/ou a própria população (Ogura, 1995).

 

PRINCÍPIOS DE ATUAÇÃO

 

ENTENDIMENTO DOS PROCESSOS GEOLÓGICOS E HIDROLÓGICOS

No módulo 9 já estudamos sobre os principais aspectos dos processos geológicos e hidrológicos que mais ocorrem no Brasil, que são apresentados na tabela a seguir.

Destaca-se que o entendimento da dinâmica dos processos naturais é de fundamental importância para o gerenciamento de riscos, sejam geológicos, hidrológicos ou associados. A partir desse conhecimento parte-se para a aplicação dos modelos de gerenciamento, sendo apresentado a seguir um dos mais aplicados atualmente, que é o modelo do UNDRO.

ENDÓGENOS EXÓGENOS
  • Terremotos
  • Escorregamentos;
  • Erosão/Assoreamento;
  • Enchentes/inundações
  • Subsidências/colapsos de solo em áreas cársticas;
  • Solos expansivos e colapsíveis;

 

APLICAÇÃO DO MODELO DE ABORDAGEM DO UNDRO

Segundo Ogura (1995), o modelo de abordagem do Office of United Nations Disaster Relief Coordinator (UNDRO) foi proposto em 1991, como um método para enfrentar acidentes naturais baseado em duas atividades principais, ou seja, a prevenção (prevention) e a preparação (preparedness).

Nesse sentido, são definidas 5 etapas básicas, sendo que as 3 primeiras referem-se à atividades de prevenção e as 2 últimas de preparação:

Modelo de Abordagem de UNDRO

Nas páginas seguintes trataremos com mais detalhe as 5 etapas do Modelo de Abordagem do UNDRO.

A seguir veremos os objetivos da caracterização dos processos geológicos e hidrológicos

Página Anterior

Próxima Página

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS