Módulo 12 - Disposição de Resíduos - 6. Estudo para Seleção de Locais

PAG: 10/16

 

6. ESTUDO PARA SELEÇÃO DE LOCAIS

Os estudos para seleção de locais para disposição de resíduos deve envolver uma equipe multidisciplinar para considerar, desde parâmetros relacionados ao meio físico e ao meio biológico, até aspectos sociais, econômicos e imobiliários.

Nesse sentido, Cunha e Consoni (1995) definem 5 etapas que devem ser realizadas em estudos para seleção de locais de disposição, que são as seguintes:

Diagnóstico da situação atual dos resíduos sólidos na região de estudo e prognóstico da situação futura;

Estudo geológico-geotécnico e ambiental para seleção de áreas;

Estudo de Impacto Ambiental (EIA) e respectivo Relatório de Impacto Ambiental (Rima);

Projeto de viabilidade técnica e econômica do aterro; e,

Estudo e definição de órgão gestor do empreendimento.

 

DECISÕES SOBRE A DISPOSIÇÃO DOS RESÍDUOS

IPT (1995) apresenta um fluxograma para decisões sobre a disposição de resíduos, com a finalidade de avaliar a situação dos municípios e direcionar as decisões para a escolha de um local adequada para depositá-los.

A figura a seguir ilustra esse fluxograma.

Fluxograma de Decisão sobre a Disposição de Resíduos

Nesse sentido, são quatro as alternativas possíveis de saída desse fluxograma, ou seja, remediação de lixão, transformação de lixão em aterro sanitário, estudos para viabilização de áreas para instalação de aterro sanitário e projeto de aterro sanitário em áreas novas.

As tabelas a seguir apresentam a concepção básica de cada alternativa no estabelecimento das diretrizes para a disposição de resíduo, segundo IPT (1995).

REMEDIAÇÃO DE LIXÃO

Compreende o processo que objetiva reduzir, o máximo possível, os impactos negativos causados pela disposição inadequada do lixo urbano no solo, considerando-se a decisão de terminar a operação no local.

 

TRANSFORMAÇÃO DE LIXÃO EM ATERRO SANITÁRIO

Alternativa mais avançada que a anterior, tratando-se de processo que possibilita a recuperação gradual de área degradada pelo lixo, desde que haja espaço suficiente para dispor o lixo durante um longo prazo no futuro.

 

ESTUDOS PARA A VIABILIZAÇÃO DE ÁREAS PARA INSTALAÇÃO DE ATERRO SANITÁRIO

Compreendem uma seqüência de atividades para a identificação e análise da aptidão de áreas para a instalação de aterros.

 

PROJETO DE ATERRO SANITÁRIO EM ÁREAS NOVAS

Refere-se ao conjunto de critérios, dados e elementos que devem ser considerados na concepção da instalação de um aterro.

 

Na próxima página trataremos dos aspectos geológicos relacionados à seleção de locais para disposição de resíduos.

Página Anterior

Próxima Página

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS