Módulo 1 - Conceitos Básicos- 2. Relações Interdisciplinares

PAG: 04/10

 

Relações    Interdisciplinares

 

O CONTEXTO DA GEOLOGIA AMBIENTAL

Os livros didáticos que tratam a Geologia Ambiental consideram-na como uma disciplina muito ampla, com conteúdo muito semelhante  ao da disciplina Geologia Geral, como vimos na página de "Definições da Geologia Ambiental ao Longo do Tempo".

Coates (1981) entende que a Geologia Ambiental pode ser definida a partir da integração de três ramos da Geologia, que são: a Geologia de Engenharia, a Geologia Econômica (aproveitamento dos recursos naturais) e a Geologia Geral (estudo dos processos geológicos).

Para entendermos como a Geologia Ambiental está inserida neste contexto, primeiramente precisamos conhecer os conceitos desses três ramos geológicos.

A Geologia de Engenharia pode ser definida como "a ciência dedicada à investigação, estudo e solução de problemas de engenharia e meio ambiente, decorrentes da interação entre a Geologia e os trabalhos e atividades do homem, bem como à previsão e desenvolvimento de medidas preventivas ou reparadoras de acidentes geológicos" (IAEG, 1992 apud Ruiz & Guidicini, 1998).

A Geologia Econômica é definida como "a geologia aplicada aos problemas econômicos, sendo o ramo que estuda as matérias-primas do reino mineral que o homem extrai para suas necessidades e comodidades" (Guerra, 1975).

A Geologia Geral é o "estudo da composição, da estrutura e dos fenômenos genéticos formadores da crosta terrestre, assim como do conjunto geral de fenômenos que agem não somente sobre a superfície, como também em todo o interior do nosso planeta" (Leinz & Amaral, 1989).

Portanto, a partir da análise desses conceitos a Geologia Ambiental apresenta uma relação bem estreita com a Geologia de Engenharia, sendo difícil delinear onde começa uma e termina a outra.

Já com referência à Geologia Geral e Econômica, nota-se que esta relação não é tão estreita. A relação com a Geologia Geral se dá a partir do entendimento dos processos geológicos, sejam eles superficiais ou internos, entre eles podemos citar: escorregamentos, erosão, terremotos, etc. Na Geologia Econômica a relação é representada pela resolução de problemas ambientais decorrentes da exploração mineral.

Além dos ramos geológicos citados acima, a Geologia Ambiental apresenta ligações com diversas áreas, tais como: Biologia, Ecologia, Direito, Geografia, Engenharias, Economia, Sociologia, Medicina, entre outras.

A figura abaixo resume as relações interdisciplinares da Geologia Ambiental (modificada de Coates, 1981).

 tripega.gif (6640 bytes)

A seguir trataremos dos objetivos principais da Geologia Ambiental.

 

Página Anterior

Próxima Página

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS