Módulo 1 - Conceitos Básicos - 2. Relações Interdisciplinares

PAG: 03/10

 

Relações    Interdisciplinares

 

O TERMO GEOLOGIA AMBIENTAL

Existe muita controvérsia a respeito da denominação Geologia Ambiental. Segundo d' Orsi (1992) apud Sobreira & Castro (s.d.), é redundante utilizar o  termo Geologia Ambiental, pois o termo Geologia por si só já indica o estudo do meio ambiente terrestre. Coates (1981) coloca que a referida terminologia foi usada pela primeira vez por Betz, em 1962.

Keller (1982) considera que o termo Geologia Aplicada é equivalente ao termo Geologia Ambiental. Porém, a partir da análise de conceitos de vários autores, pode-se observar que a designação de Geologia Aplicada também é utilizado para outras disciplinas, como por exemplo Geologia de Engenharia.

Segundo Suguio (1999), no Brasil também existe uma discussão muito acirrada sobre a utilização da terminologia Geologia Ambiental. Enquanto Prandini et al. (1974) propuseram a substituição do termo por Geologia de Planejamento, Siegnemartin (1979) enfatiza que os objetivos da Geologia de Planejamento são mais específicos, e nem sempre coincidem com o enfoque mais amplo da Geologia Ambiental. Este último autor propõe o uso da designação Geologia Ambiental e a criação da Geologia de Áreas Urbanas, que teria a finalidade de estudar os problemas geológicos relacionados ao planejamento de cidades.

Para a Sociedade Brasileira de Geologia (SBG, 1983 apud Suguio, 1999), a Geologia Ambiental e a Geologia de Planejamento apresentam enfoques diferentes, sendo a primeira o campo do conhecimento geológico que estuda as transformações do meio físico decorrentes da interação entre os processos naturais e a ocupação humana. Já a Geologia de Planejamento corresponde ao campo de aplicação do conhecimento geológico em obras de engenharia, análise ambiental, planejamento urbano e regional e recuperação do meio ambiente. A este respeito, nota-se que não é comum, entre vários autores, utilizar o conceito de Geologia de Planejamento nos moldes definidos pela SBG.

O Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo - IPT (1995), emprega a terminologia Geologia Aplicada ao Meio Ambiente.

No presente curso é adotado o termo Geologia Ambiental devido, principalmente, a sua consolidação no meio geológico como um todo. Destaca-se, que a grande maioria das disciplinas de conteúdo ambiental oferecidas nos cursos de graduação em Geologia no Brasil são denominadas de Geologia Ambiental (Para Saber Mais sobre este assunto, consulte os currículos dos cursos de Geologia do Brasil na página inicial do CD ou no site da ABGE-www.abge.com.br). Também nos eventos técnico-científicos realizados no âmbito das Geociências predomina o uso do termo Geologia Ambiental.

É interessante observar que a Internacional Association of Engineering Geology (IAEG) e  a Associação Brasileira de Geologia de Engenharia (ABGE), recentemente incorporaram o termo Ambiental aos seus nomes.

A figura a seguir situa o tema Geologia Ambiental dentro da Geologia (modificada de Oliveira, Bitar & Fornasari Filho, 1995; Ayala Carcedo, 1988; organizada por Fábio Reis).

relinter.gif (8888 bytes)

Levando em conta as discussões sobre a designação de Geologia Ambiental e a figura acima pode-se concluir o seguinte:

Para Saber Mais sobre as diferenças entre a Geologia Ambiental e a Geologia de Engenharia, leia o texto apresentado pelo Proin/Capes & Unesp/IGCE (1999), clicando aqui.

A seguir vamos conhecer mais aspectos das relações interdisciplinares da Geologia Ambiental.

 

Página Anterior

Próxima Página

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS