Módulo 1 - Conceitos Básicos - 1. Conceito de Geologia Ambiental

PAG: 01/10

 

Observando a figura a seguir, qual(is) das definições de Geologia Ambiental você considera correta ?

 

a) Geologia Ambiental é o ramo da Geologia que aplica os conhecimentos geológicos para a resolução de problemas ambientais decorrentes da interação entre o meio físico e o Homem.

b) Geologia Ambiental é o ramo da ciência que se dedica unicamente à adequada exploração de recursos florestais no planeta.

c) Geologia Ambiental é a ciência que se dedica exclusivamente à exploração dos recursos naturais pelo Homem, sem considerar as limitações ambientais.

 

Como você poderá verificar nas páginas a seguir (e ao longo do curso), a alternativa a é a única que conceitua corretamente a Geologia Ambiental.

Vamos conferir ???!!!!

 

Considerações Iniciais

A Geologia Ambiental é um ramo da Geologia que atualmente apresenta um grande desenvolvimento graças às preocupações em relação ao meio ambiente e às legislações cada vez mais exigentes e restritivas.

Neste curso, a Geologia Ambiental é abordada como uma disciplina que estuda e analisa as interações entre o ser humano e o meio físico, dando grande ênfase para os estudos ambientais (EIA-RIMA, ISO 14.000, etc), a cartografia geológico-geotécnica (planejamento urbano), os riscos geológicos (terremotos, deslizamentos, etc) e a disposição de resíduos (lixo), sendo todos esses temas integrados principalmente aos processos geológicos.

Portanto, de uma forma ampla e geral podemos considerar inicialmente a Geologia Ambiental como o estudo da interação dos processos do meio físico com o Homem, no intuito de avaliar como esta interação se reflete no meio ambiente. Esta interação é ilustrada na figura a seguir - note que é a mesma figura apresentada anteriormente.

(figura modificada de Proin/Capes & Unesp/IGCE, 1999).

 

Para entendermos melhor o que significa Geologia Ambiental, vamos para a próxima página, para ver a evolução da definição de Geologia Ambiental ao longo do tempo.

 

Página Anterior

Próxima Página

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS