Módulo 3 - Interação Homem-Ambiente - 3. Geodinâmica Externa

PAG: 08/22

 

GEODINÂMICA EXTERNA

 

MOVIMENTOS DE MASSA

 

Escorregamentos Circulares (Rotacionais)

Como vimos anteriormente, consiste em movimento de caráter rotacional segundo um eixo imaginário, ao longo de uma superfície encurvada de ruptura, sendo comum uma série de deslizamentos combinados e sucessivos (Infanti Jr. & Fornasari Filho, 1998).

A figura a seguir ilustra um esquema para ocorrência de escorregamentos circulares, podendo-se notar a forma arredondada do local movimentado e o degrau de abatimento formado acima do massa deslizada (modificada de Infanti Jr. & Fornasari Filho, 1998; organizada por Fábio Reis).

esccirc.gif (11520 bytes)

 

 

A foto ao lado ilustra um escorregamento circular ocorrido em 1995, em La Conchita, California, Estados Unidos da América (geohazards.cr.usgs.gov).

 

Murk, Skinner & Porter (1996) afirmam que esse tipo de processo é muito comum ao longo de estradas e rodovias, devido a construção de taludes artificiais, principalmente durante as épocas chuvosas, onde a saturação de água no solo é grande, fazendo com que a resistência do mesmo diminua. Os referidos autores ainda colocam que existem casos associados à mudanças climáticas abruptas.

Escorregamento Circular - Califórnia, 1995

 

Página Anterior

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS