Módulo 2 - Interação Homem-Ambiente - 3. Geodinâmica Interna

PAG: 06/11

 

GEODINÂMICA INTERNA

 

PLACAS TECTÔNICAS

Uma parte importante da geodinâmica interna trata dos aspectos relacionados à deriva dos continentes e à expansão do assoalho oceânico. A teoria mais aceita atualmente e que aborda esses temas é a Teoria da Tectônica das Placas.

A Teoria da Tectônica das Placas foi estabelecida a partir de 1967/1968, e abrange um grupo de conceitos para explicar as complexidades da crosta terrestre através das interações de placas litosféricas em movimento (Loczy & Ladeira, 1981).

As porções sólidas da crosta terrestre e do manto superior (litosfera) são formadas por grandes placas litosféricas mais ou menos rígidas (incluindo tanto a crosta continental quanto a oceânica), que se movem relativamente entre si sobre a astenosfera (menos viscosa). Essas placas são delimitadas entre si por: dorsais meso-oceânicas, falhas transformantes, trincheiras oceânicas e cinturões orogênicos de montanhas (Loczy & Ladeira, 1981).

A figura a seguir apresenta as principais placas tectônicas, mostrando os locais de subducção e as dorsais, além do movimento relativo das mesmas (modificada de Montgomery, 1992; organizada por Fábio Reis).

placas.gif (18764 bytes)

A figura a seguir ilustra a topografia dos continentes e do fundo oceânico, pode-se observar as principais estruturas do assoalho oceânico (Murk, Skinner & Porter, 1996).

placa01.jpg (48948 bytes)

 

A seguir trataremos da Teoria da Tectônica das Placas.

Página Anterior

Próxima Página

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS