Módulo 2 - Interação Homem-Ambiente - 3. Geodinâmica Interna

PAG: 05/11

 

GEODINÂMICA INTERNA

Este capítulo revisa alguns tópicos principais da dinâmica interna do planeta Terra, objetivando mostrar que os processos endógenos modificam a superfície terrestre e interagem com o ser humano e com os processos de dinâmica externa, muitas vezes de forma prejudicial à sociedade, como ocorre em certos casos de terremotos, vulcanismos, entre outros.

Para iniciarmos nossos estudos, vamos primeiramente revisar as divisões internas do globo terrestre.

 

DIVISÃO INTERNA DA TERRA

O planeta Terra apresenta forma aproximada de uma esfera, tendo cerca 6.370 km de raio na linha do Equador. Seu interior é dividido em esferas concêntricas, que possuem características de composição e parâmetros físicos diferentes (Almeida & Ribeiro, 1998).

Essas esferas são separadas por descontinuidades, identificadas pela análise da propagação das ondas sísmicas naturais e artificiais, principalmente das ondas sísmicas primárias (P), ou de compressão, que se propagam tanto nos meios sólidos, como nos líquidos, e das ondas sísmicas secundárias (S), ou transversais, que se propagam somente nos meios sólidos. Portanto, a partir dos estudos das ondas sísmicas pôde-se estabelecer as seguintes divisões (Almeida & Ribeiro, 1998).

LITOSFERA:  zona constituída na sua porção inferior por material mantélico e na superior pela crosta. Sua ductilidade aumenta com a profundidade, se deformando menos que Astenosfera.

ASTENOSFERA: zona situada abaixo da litosfera, constituindo a parte do manto que se apresenta mais dúctil, possuindo baixa velocidade sísmica. As profundidades limites não são bem definidas, mas estão entre 60-70 até 200kms (sob os oceanos) e de 80-120 a 300kms (sob os continentes).

DESCONTINUIDADE DE MOHOROVICIC ou MOHO: denominação para descontinuidade que separa a crosta do manto, estando entre 30 a 40 kms da superfície dos continentes, chegando há 70 kms em algumas cadeias de montanhas.

DESCONTINUIDADE DE GUTENBERG-WIECHERT: denominação para a descontinuidade que separa o núcleo externo líquido do manto sólido.

A figura a seguir ilustra as divisões do planeta Terra (modificado de Almeida & Ribeiro, 1998).

 

terra.gif (9469 bytes)

 

Na próxima página abordaremos a divisão da litosfera em placas tectônicas.

Página Anterior

Próxima Página

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS