Módulo 7 - Cartas Geológico-Geotécnicas - Apresentação

PAG: 01/16

 

MÓDULO 7

Estamos iniciando o módulo 7 (tópico Cartas Geológico-Geotécnicas), que apresenta cinco capítulos: Conceitos, Objetivos, Tipos de Cartas/Mapas Geotécnicos, Aplicações e Principais Sistemáticas de Elaboração Internacionais. No Final encontram-se as Leituras Recomendadas e os Exercícios Propostos.

Bom Estudo !!!!!!!!!

 

APRESENTAÇÃO

A finalidade do módulo 7 é apresentar uma visão geral do assunto em questão, para formarmos a base a ser utilizada no próximo módulo, onde trataremos das principais sistemáticas nacionais de elaboração de cartas geológico-geotécnicas.

Nas próximas páginas veremos definições de diferentes autores sobre alguns termos relacionados às Cartas Geológico-Geotécnicas. O objetivo é apresentar vários conceitos e abordagens de diferentes autores sobre um mesmo tema, para que você construa a sua própria definição.

 

O CONTEXTO DAS CARTAS GEOLÓGICO-GEOTÉCNICAS

NA GEOLOGIA AMBIENTAL

Prandini et al. (1995) destacam que a aceleração da expansão urbana ocorre atualmente quase que exclusivamente sob o ponto de vista da especulação do mercado, ignorando as reais potencialidades e limitações do meio ambiente. Essa forma de expansão urbana tem ocasionado uma série de graves problemas, tanto em termos ambientais como sócio-econômicos.

Essa situação acarreta ocupações inadequadas em regiões e locais extremamente problemáticos, tais como áreas propícias ao desenvolvimento de escorregamentos ou erosões intensas, áreas sujeitas à inundação, terrenos susceptíveis à subsidências e colapsos, entre outras (Prandini et al., 1995). As fotos a seguir ilustram algumas dessas áreas (Proin/Capes & Unesp/IGCE, 1999).

Área de Riscos Sujeitas à Escorregamentos

Área de Riscos Sujeitas à Inundações

As fotos ao lado mostram duas áreas de riscos, sujeitas à escorregamentos e inundações, respectivamente.

A ocupação de áreas de riscos é atualmente um dos principais problemas das cidades brasileiras, sejam elas de pequeno porte ou grandes metrópoles.

A ocupação dessas áreas de riscos  deve-se principalmente ao contínuo processo de adensamento urbano. 

Devido a esse aumento da densidade populacional nas cidades e a conseqüente busca por novas áreas para construção de moradias, várias áreas de risco e de preservação são ocupadas, como no caso das fotos ao lado.

Isso acaba colocando populações inteiras em situações precárias de vida, as quais sofrem periodicamente com acidentes, que além de causarem prejuízos econômicos, acarretam perdas de vidas humanas.

Neste contexto, as cartas geológico-geotécnicas são tratadas no Curso de Geologia Ambiental devido sua ampla aplicação no planejamento urbano e rural, subsidiando os trabalhos geológicos sobre o meio ambiente físico. Portanto, a cartografia e/ou o mapeamento geotécnicos são a base que subsidiam os estudos ambientais, de riscos geológicos, de disposição de resíduos, entre outros, pois esses trabalhos cartográficos caracterizam e classificam o meio ambiente de acordo com parâmetros pré-determinados.

Na próxima página vamos ver alguns conceitos importantes relacionados às Cartas Geológico-Geotécnicas.

Página Inicial

Próxima Página

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS