DIVERSIDADE DE ANFÍBIOS ANUROS

DO ESTADO DE SÃO PAULO

Página inicialPhyllomedusa sp aff rohdei 200.jpg (25179 bytes)

 página inicial

subprojetos

subprojetos

produção

apoio

contato

 

Equipe


 

 

De uma maneira geral, podemos dizer que o “Coordenador”, a “Pesquisadora Principal”, os “Pesquisadores Responsáveis por Partes Importantes do Projeto” e diversos “Membros da Equipe”, já vinham trabalhando conjuntamente em outros projetos e co-autorando artigos científicos. Há, no entanto, casos de pesquisadores que foram convidados a participar do projeto para cobrir áreas importantes de amostragem no Estado. Consideramos a possibilidade de trabalhar com colegas vindos de outros grupos como uma oportunidade de integração e de troca de experiências, o que certamente resultará em ganhos qualitativos nos resultados que pretendemos obter.

 

 

Coordenador

 

1) Dr. Célio Fernando Baptista Haddad – Departo. de Zoologia, I.B., UNESP, Rio Claro, SP

 

A coordenação do projeto será feita a partir da UNESP, campus de Rio Claro. Além desta atividade, o coordenador participará das diferentes partes do projeto, sob responsabilidade dos “Pesquisadores Principais” e dos “Responsáveis por Partes Importantes do Projeto”. Localidades importantes, do ponto de vista de levantamento de espécies, que ficarem de fora dos projetos dos “Responsáveis por Partes Importantes do Projeto” e “Membros da Equipe”, estarão sob a responsabilidade do “Coordenador”, que fará excursões rápidas aos diferentes pontos, valendo-se da metodologia de levantamentos auditivos das espécies presentes, complementados com gravações e coletas de espécies de difícil identificação. Os “Membros da Equipe” também participarão dos levantamentos rápidos.

 

Pesquisadores Principais

 

2) Dra. Sanae Kasahara – Departamento de Biologia, I.B., UNESP, Rio Claro, SP

           

Participará realizando análises citogenéticas das espécies de anuros de São Paulo, conforme os objetivos e justificativas em anexo (Subprojeto 1). Tais análises deverão ser exploratórias, através do estudo do cariótipo de espécies ainda não estudadas ou de espécies superficialmente estudadas (e.g., espécies apenas cariotipadas). Sempre que houver necessidade de refinamento nos estudos para a detecção de espécies suspeitas de serem crípticas, a citogenética será usada como ferramenta adicional para caracterizar as espécies e eventualmente sugerir relações de parentesco dentro de grupos de espécies.

 

Responsáveis por Partes Importantes do Projeto

 

3) Dra. Denise Cerqueira Rossa-Feres – Departamento de Zoologia e Botânica, UNESP de São José do Rio Preto, SP

 

Estudará a biodiversidade de anfíbios anuros da região noroeste do Estado de São Paulo, conforme projeto em anexo (Subprojeto 2). Também será responsável pelos trabalhos de curadoria, organização e informatização da Coleção Científica de Anuros do Departamento de Zoologia e Botânica (DZSJRP) da sua Instituição.

 

4) Dr. Itamar Alves Martins – Universidade de Taubaté, SP

Estudará a biodiversidade, biologia e comportamento reprodutivo de anfíbios anuros na região da Serra da Mantiqueira e Vale do Paraíba paulista, Estado de São Paulo, conforme projeto em anexo (Subprojeto 3). Também será responsável pelos trabalhos de curadoria e organização da coleção científica de anuros da sua Instituição.

 

 

Membros da Equipe

6) Dr. Rogério Pereira Bastos – Universidade Federal de Goiás, GO

           

Realizará levantamentos anurofaunísticos em ambientes de Cerrado do Estado de São Paulo e eventualmente em localidades de Mata Atlântica, juntamente com o corrdenador do projeto. Deverá realizar uma análise comparativa da composição anurofaunística dos cerrados paulistas e da região Centro-Oeste do Brasil.

 

7) Dr. José P. Pombal Junior – Museu Nacional do Rio de Janeiro, RJ

Realizará levantamentos anurofaunísticos na fronteira São Paulo/Rio de Janeiro, bem como no sul do Estado de São Paulo, região de Ribeirão Branco, juntamente com o coordenador do projeto.

 

8) Dr. Márcio Roberto Costa Martins – Departamento de Ecologia, I.B., USP, São Paulo

 

Realizará levantamentos anurofaunísticos nos cerrados de Itirapina, SP, bem como nas ilhas Queimada Grande e Alcatrazes.

 

9) Prof. Paulo Christiano de Anchietta Garcia – UNESP de Rio Claro, SP (aluno de doutorado do curso de pós-graduação em Zoologia da UNESP de Rio Claro)

 

Deverá desenvolver projeto de pós-doutorado em Rio Claro, em tema a ser definido no futuro. Ajudará nos levantamentos rápidos realizados pelo coordenador do projeto, bem como nos levantamentos onde serão realizados trabalhos regulares e intensivos.

 

10)  Profa. Marília Teresinha Hartmann – UNESP de Rio Claro, SP (aluna de doutorado do curso de pós-graduação em Zoologia da UNESP de Rio Claro)

 

Ajudará nos levantamentos rápidos realizados pelo coordenador e realizará levantamentos detalhados da anurofauna do litoral norte de São Paulo.

 

11)  Profa. Cinthia Aguirre Brasileiro – I.B. USP, São Paulo (aluna de doutorado do curso de pós-graduação em Ecologia da USP de São Paulo)

Realizará levantamentos anurofaunísticos nos cerrados de Itirapina, SP, bem como nas ilhas Queimada Grande, Alcatrazes e Ilhabela.

 

12)  Prof. Ricardo Jannini Sawaya – I.B. USP, São Paulo (aluno de doutorado do curso de pós-graduação em Ecologia da USP de São Paulo)

 

Realizará levantamentos anurofaunísticos nos cerrados de Itirapina, SP, bem como nas ilhas Queimada Grande, Alcatrazes e Ilhabela.

 

13)  Profa. Juliana Lima de Oliveira - I.B. USP, São Paulo (aluna de doutorado do curso de pós-graduação em Ecologia da USP de São Paulo)

 

Realizará levantamentos anurofaunísticos nos cerrados de Itirapina, SP, bem como nas ilhas Queimada Grande, Alcatrazes e Ilhabela.

 

14)  Prof. Paulo Hartmann - UNESP de Rio Claro, SP (aluno de doutorado do curso de pós-graduação em Zoologia da UNESP de Rio Claro).

 

Ajudará nos levantamentos rápidos realizados pelo coordenador e realizará levantamentos detalhados da anurofauna do litoral norte de São Paulo.

 

15)  Profa. Cynthia Peralta de Almeida Prado – UNESP de Rio Claro, SP (aluna de doutorado do curso de pós-graduação em Zoologia da UNESP de Rio Claro)

 

Ajudará nos levantamentos rápidos realizados pelo coordenador.

 

16)  Profa. Ana Paula Zampieri Silva UNESP de Rio Claro, SP (aluna de doutorado do curso de pós-graduação em Biologia Celular e Molecular da UNESP de Rio Claro)

 

Trabalhará com a Dra. Sanae Kasahara, desenvolvendo estudos citogenéticos e de seqüenciamento de DNA.

 

Pesquisadores visitantes e pós-doutores

 

A seguir apresento alguns nomes de pesquisadores visitantes e pós-doutores que poderão participar do projeto. Estas pessoas foram previamente contatadas e demonstraram interesse pelo projeto.

 

1) Dra. Luciana Bolsoni Lourenço - Campinas, SP

 

Deverá desenvolver projeto de pós-doutorado em Rio Claro sobre “Filogenia molecular dos gêneros Paratelmatobius e Scythrophrys (Amphibia, Anura, Leptodactylidae)”

2) Dr. David Wake – Museum of Vertebrate Zoology, University of California, Berkeley, USA

 

O Dr. Wake tem interesse em visitar a Mata Atlântica e ter contato com estudos sobre biodiversidade, pois atualmente tem se empenhado em programas e projetos de conservação de espécies de anfíbios ao redor do mundo (veja o site http://ib.berkeley.edu/labs/wake/wakelab.html )

 

3) Dra. Kelly Zamudio – Cornell University, USA

A Dra. Zamudio tem interesse em visitar a Mata Atlântica e participar de estudos sobre genética populacional, filogeografia e filogenia de anuros.

 

Laboratório de Herpetologia

 

No projeto, participarão ainda todos os alunos e pesquisadores do laboratório de Herpetologia.

 

Pessoal Técnico

 

1) Fernando Bonati (técnico do Departamento de Zoologia, I.B., UNESP, Rio Claro). Auxiliará nos trabalhos de laboratório e eventualmente em trabalhos de campo.

2) Cristina Crupi (técnica do Departamento de Zoologia, I.B., UNESP, Rio Claro). Auxiliará nos trabalhos de laboratório.

3) Rogilene Aparecida Prado (técnica do Departamento de Biologia, I.B., UNESP, Rio Claro). Auxiliará nos trabalhos de laboratório.

4) Sidnei Olivio (Auxiliar Academico – Departamento de Zoologia e Botanica, IBILCE, UNESP, São José do Rio Preto). Auxiliará em trabalhos de laboratório.

 

 

Pessoal Administrativo

 

1) Cinara S. Rovai (Secretária do Departamento de Zoologia, , I.B., UNESP, Rio Claro). Auxiliará nos serviços de secretaria.

 

2) Sonia Bonati (Oficial Administrativo, do Departamento de Zoologia, , I.B., UNESP, Rio Claro). Auxiliará nos serviços de secretaria.

      

Toda a equipe participará da avaliação da diversidade de anfíbios anuros do Estado de São Paulo, cada um contribuindo com a sua especialidade de trabalho, de forma a haver complementaridade metodológica. Há um peso maior de pesquisadores que atuarão no campo, fazendo levantamento de espécies, pois este é o método mais eficiente no momento. No entanto, quando houver necessidade de refinamento, principalmente nos casos que envolvam espécies crípticas, lançaremos mão de metodologias complementares como estudos comportamentais em laboratório,análises acústicas, análises osteológicas, análises citogenéticas e estudos de seqüências de DNA.