MOTRIZ - Revista de Educação Física - UNESP

Volume 9, Número 3, dezembro/2003

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA

http://www.rc.unesp.br/ib/efisica/motriz/revista.htm


SUMÁRIO

 

A perna de pau circense: o mundo sob outra perspectiva

The circus stilt: the world from a different perspective

Marco Antonio Coelho Bortoleto............................................................................................................................................................ 125

                         

Educação Física escolar: a perspectiva de alunas do ensino fundamental

Elementary and middle school female students’ attitudes about physical education

Mauro Betti e Marlene T. Facco Liz........................................................................................................................................................ 135

 

Influências da cultura escolar no desenvolvimento de propostas co-educativas em aulas de Educação Física

School cultural influences in development of co-education proposal in phisical education classes

Osmar Moreira de Souza Júnior e Suraya Cristina Darido.......................................................................................................... 143

 

Validação de uma lista de checagem para análise qualitativa do saque do voleibol

Validating a checklist for the qualitative analysis of volleyball serves

Cássio de Miranda Meira Júnior ..........................................................................................................................................................  153

 

The contribution of the neural factors in the initial phases of the muscle strength

training: a review of the literature

Alex Souto Maior e Antônio Alves.......................................................................................................................................................... 161

 

Relato de Experiência

Case report : teaching futsal to 9- to 12-year-old children

Jocimar Daolio e Renato Francisco Rodrigues Marques............................................................................................................. 169

 

Artigo de Atualização

Uma conquista poética na dança contemporânea através da capoeira

The poetry of conquest through Capoeira as contemporary dance

Flávio Soares Alves..................................................................................................................................................................................... 175

 

Do corpo trabalhado ao corpo do trabalho: considerações sobre o corpo do trabalhador braçal

The worked body and the body of work: considerations on the manual worker's body

Daniel Zancha............................................................................................................................................................................................... 181

 

Normas para Publicação da revista Motriz............................................................................................................................................ 185

 

Editorial

A revista Motriz lança o terceiro número de seu volume 9, motivada pela excepcional repercussão do seu trabalho e ciente da contribuição legítima ao desenvolvimento das áreas relacionadas à ciência da Motricidade Humana. Preparando-se para seu décimo ano de existência, o presente número da revista aborda temas de interesses diversos, como tem sido sua marca característica. Em todos os possíveis tipos de colaboração dos autores, incluindo nessa edição cinco artigos originais, um relato de experiência e dois artigos de revisão, o leitor encontrará a qualidade científica esperada, em temas que contemplam expectativas antigas de inclusão, permitindo a análise crítica aos conteúdos abordados e, conseqüentemente, a evolução das diferentes linhas de pesquisa e de aplicação tecnológica. Esperando que nossa premissa se confirme na consulta literária ao presente número, agradecemos aos acadêmicos leitores o sempre apoio à nossa revista, desejando bons estudos e máximo aproveitamento.

Prof. Dr. Cláudio Alexandre Gobatto

Chefe do Departamento de Educação Física

 

 

A perna de pau circense: o mundo sob outra perspectiva TEXTO COMPLETO / FULL TEXT

Marco Antonio Coelho Bortoleto

Instituto Nacional de Educação Física - Universitat de Lleida  Espanha

Resumo: O presente texto começa com uma breve discussão sobre a legitimidade e relevância das atividades corporais de tipo expressivo, particularmente das atividades circenses, nas aulas de Educação Física, assim como seus possíveis âmbitos de aplicação no contexto extra-escolar. A seguir, centramos nosso discurso especificamente sobre a modalidade circense “Perna de pau”, comentando alguns dos fundamentos necessários para a aplicação desta atividade, além de discutir algumas das conseqüências práticas. Finalmente, a partir de experiências práticas obtidas na Espanha nos últimos 3 anos, apresentamos uma proposta pedagógica de trabalho para a modalidade perna de pau, em um nível escolar (iniciação).

Palavras-chave: Circo, perna de pau, conteúdo, Educação Física, metodologia de ensino.

The circus stilt: the world from a different perspective

Abstract: The present document starts with a brief discussion about the legitimacy and relevance of the body’s expressive activities, particularly as they are applied to physical education classes and related extracurricular activities. Next, we focus our attention on a specific circus modality, the “stilt,” and observe some important fundamentals for its application as an activity as well as discussing some of its practical consequences. Finally, based on practical experiences over the past three years in Spain, we present a pedagogical proposal for working with the stilt at both the elementary and high school levels.

Key Words: Circus, stilt, Physical Education, teaching methodology.

Motriz, se.t-dez. 2003, V.9, n.3, p.125-133

 

 

Educação Física escolar: a perspectiva de alunas do ensino fundamental TEXTO COMPLETO / FULL TEXT

Mauro Betti

Marlene Terezinha Facco Liz

1Laboratório de Estudos Socioculturais e Históricos da Educação Física - Universidade Estadual Paulista  Bauru SP

2Colégio Francisco Garrido - Lençóis Paulista SP

Resumo: O objetivo deste estudo é descrever a perspectiva que possuem da disciplina Educação Física, sob o ponto de vista de suas atitudes, alunas de  5ª à 8ª  série do Ensino Fundamental, considerando os seguintes aspectos: gosto pelas aulas, importância atribuída à disciplina, benefícios percebidos, preferências, opinião com relação à obrigatoriedade e outros. Questionário compreendendo questões abertas e fechadas foi aplicado a uma amostra de 151 alunas do sexo feminino. A Educação Física é fortemente associada  ao esporte, mas as dimensões do lúdico, do movimento e da competição parecem ser mais importantes do que os conteúdos específicos. Os benefícios percebidos incidem prioritariamente sobre o desenvolvimento corporal. O esporte é percebido, simultaneamente, como  conteúdo de que mais gostam e menos gostam. Conclui-se que as alunas percebem as peculiaridades e ambigüidades da Educação Física e possuem atitude favorável com relação a ela – ao menos no plano do gosto em participar das aulas.

Palavras-chave: Educação Física Escolar, atitudes, adolescência.

Elementary and middle school female students’ attitudes about physical education

Abstract: This study’s objective is to describe the attitudes that 5th to 8th grade female students have about physical education with respect to the following aspects: class enjoyment, attributed importance of subject matter, perceived benefits, preferences, and relative importance to other issues. An open- and closed-question questionnaire was administered to a sample of 151 female students. Physical education is strongly associated to sport, although dimensions of play, movement, and competition seem more important than do specific contents. Perceived benefits are related to body development, while, simultaneously, the content that is liked and disliked more than others is sport. It was concluded that female students perceive physical education peculiarly and ambiguously, and have favorable attitudes related to it, at least with regard to class participation.

Key Words: Physical Education, attitudes, adolescence.

Motriz, set-dez 2003, V.9, n.3, p. 135-142

 

 

Influências da cultura escolar no desenvolvimento de propostas co-educativas em aulas de Educação Física

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Osmar Moreira de Souza Júnior

Suraya Cristina Darido

1Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de São José do Rio Pardo SP

2Departamento de Educação Física - Universidade Estadual Paulista Rio Claro SP

Resumo: Partindo-se da premissa de que os professores de Educação Física, de uma maneira geral apresentam inúmeras dificuldades em trabalhar com turmas mistas, o objetivo do presente estudo é analisar a interferência que a cultura escolar exerce sobre o desenvolvimento de propostas co-educativas na Educação Física escolar. O estudo foi desenvolvido através da implementação de um programa de futebol em uma turma mista de 8.ª série do Ensino Fundamental, de uma escola da Rede Pública Estadual. A cultura escolar manifestou-se sobre vários aspectos no decorrer do programa, valendo destacar a falta de compromisso dos alunos com as atividades propostas nas aulas e aquilo que classificamos como a “cultura do fazer nada”. O primeiro grande desafio do professor é buscar um equilíbrio entre a aula desejada pelos alunos e a aula por ele planejada. O caminho para a transformação passa por negociações entre professor e alunos que dependem de uma aproximação do professor e conhecimento dos alunos e da cultura escolar vigente, para que se possa posteriormente planejar e efetivar as desejadas mudanças.

Palavras-chave: Educação Física, co-educação, cultura, escolar.

School cultural influences in development of co-education proposal in phisical education classes

Abstract: Based on the fact that physical education teachers in general find it very difficult to work with mixed-sex classes, the study’s aim is to analyze the possibility of interference by school culture on the development of co-educational programs in physical education. The study was developed through the implementation of a football program in a mixed-sex, 8th grade class in a public school. School culture manifests itself through many aspects of program development. We concentrated on students’ lack of participation in the activities proposed during the lessons and what we classified as a “culture of doing nothing”. The first big challenge to the teacher is to find a balance between the lessons the students desire and the one planned. The way to transformation is through negotiation between teacher and students, who rely on the teacher’s approach to and knowledge of the students, and of current school culture in order to enable changes in future plans.

Key Words: Physical Education, co-education, culture, school.

Motriz, set-dez 2003, V.9, n.3, p.143-151

 

 

Validação de uma lista de checagem para análise qualitativa do saque do voleibol TEXTO COMPLETO / FULL TEXT

Cássio de Miranda Meira Junior

Laboratório do Comportamento Motor – Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo SP

Resumo: O objetivo deste trabalho foi elaborar e validar uma lista de checagem para análise qualitativa do padrão de movimento saque do voleibol (por baixo, por cima e japonês). Especialistas em voleibol analisaram o conteúdo e participaram da determinação das correlações intra e inter avaliadores. Saques de 6 escolares do sexo feminino (média de 12,7 anos) foram filmados e analisados. A lista de checagem constou de 4 fases: (I) posição inicial, (II) lançamento da bola, (III) ataque à bola, e (IV) finalização. O conteúdo da lista apresentou clareza satisfatória (50% de fácil entendimento e 50% de muito fácil entendimento), pertinência técnica apropriada (50% adequado e 33% muito adequado) e boa aplicabilidade (33% viável e 67% muito viável). Quanto à consistência e reprodutibilidade, pode-se inferir que a lista é adequada em virtude de: (1) correlações intra-avaliador significativas para a maioria dos avaliadores em cada uma das fases; (2) correlações inter-avaliadores significativas em três das quatro fases (fase 1 - 0,86; fase 2 - 0,85; fase 3 - 0,76); e (3) valores médios significativos das correlações inter (0,81) e intra-avaliador (0,86), considerando a nota final do padrão de movimento. Os resultados obtidos fazem da lista de checagem proposta um instrumento recomendável na avaliação qualitativa do saque do voleibol.

Palavras-chave: Avaliação, lista de checagem, saque, teste, voleibol.

Validating a checklist for the qualitative analysis of volleyball serves

Abstract: The aim of this paper was to develop and validate a qualitative research tool to analyze volleyball serves (underhand, overhand and the round house/Asian floater). Volleyball experts analyzed the checklist content and helped to determine intra and inter correlation coefficients. Serves performed by six female scholars (mean = 12.7 years of age) were filmed and analyzed. The checklist consisted of four phases: (I) initial position, (II) ball throw, (III) strike, and (IV) final phase. Its content showed satisfactory clearness (50% easily understandable and 50% very easily understandable), appropriate technical relevance (50% adequate and 33% very adequate) and easy applicability (33% feasible and 67% very feasible). As for its consistency and reproducibility, it could be inferred that the checklist is adequate on the grounds of: (1) significant intra-expert correlations for the majority of experts in each phase; (2) significant inter-expert correlations in three of the four phases (phase 1 – 0.86; phase 2 – 0.85; phase 3 – 0.76); and (3) significant mean values of inter- (0.81) and intra-expert (0.86) correlation, considering the final grade of the movement pattern. These results showed that the checklist seems to be a useful tool to assess the volleyball serve movement pattern.

Key Words: Assessment, checklist, serve, test, volleyball.

Motriz, set-dez 2003, V.9, n.3, p.153-160

 

 

A contribuição dos fatores neurais em fases iniciais do treinamento de força muscular: uma revisão bibliográfica

TEXTO COMPLETO / FULL TEXT

Alex Souto Maior

Antônio Alves

1CEPLAC - Universidade Gama Filho RJ

2Instituto Brasileiro Médico de Reabilitação RJ

Resumo: Os testes padrões crônicos da atividade, tais como o treinamento da força, marcam as adaptações nos sistemas muscular e nervoso. Nesta revisão, alguns dos mecanismos envolvidos são examinados e revelam a importância da ação do sistema nervoso central e todas as suas partes constituintes sobre os componentes musculares no movimento humano e no desenvolvimento da força. Demonstrou-se como as adaptações neurogências e todos os processos neurofisiológicos envolvidos, apresentam total importância nos incrementos de força e no controle motor de indivíduos iniciantes, praticantes do treinamento de força. Foram focados tópicos como: ganhos de força no início do treinamento, desenvolvimento da coordenação intramuscular e intermuscular, fatores neurais e sistema neuromuscular, co-ativação e déficit bilateral. Concluindo, assim, que os fatores neurais correlacionam-se aos ganhos progressivos de força, durante as fases iniciais do treinamento de força

Palavras-chave: Adaptação neural, treinamento de força, ganhos de força.

The contribution of the neural factors in the initial phases of  muscle strength  training: a review of the literature

Abstract: Tests for standards of chronic activity such as strength training mark adaptations in the muscular and nervous systems. In this review some of the involved mechanisms are examined in order to disclose the importance of the action of the central nervous system and all of its constituent parts on human movement and the development of strength. There is a consensus that neural adaptations and all of the neuropsychological processes are fundamental for improving motor control and developing muscle strength for individuals who are beginners and advanced in muscle training. Topical foci are: the profits of strength at the beginning of training, neural development and coordination to intra-muscular and inter-muscular neural factors and the neuromuscular system, co-activation and bilateral deficit. A final conclusion was that, during early stages of muscle training, the neural factors correlate with progressive increments in strength.

Key Words: Neural adaptation, strength training, profits of strength.

Motriz, set-dez 2003, V.9, n.3, p.161-168

 

 

Relato de uma experiência com o ensino de futsal para crianças de 9 a 12 anos

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Jocimar Daolio

Renato Francisco Rodrigues Marques

Faculdade de Educação Física – Universidade Estadual de Campinas SP

Resumo: A partir da Metodologia Centrada nos Jogos Condicionados (GARGANTA, 1995), foi construída uma sistematização para o ensino do Futsal para crianças de 9 a 12 anos de idade. O objetivo da proposta foi o ensino da modalidade de forma global, desenvolvendo a técnica e a tática de forma simultânea, considerando-as como inseparáveis para a prática dos Esportes Coletivos. A sistematização foi dividida em três módulos de ensino: (1) Níveis de Relação, (2) Jogos de Movimentação Tática e (3) Maior Utilização dos Jogos Formais. Após o desenvolvimento do método, foi observada maior capacidade de compreensão do jogo por parte dos alunos. Além disso, os alunos tornaram-se capazes de interagir de forma mais consciente e ativa em situações ocorrentes no mesmo, agindo coletivamente, defendendo e atacando de forma mais organizada, preenchendo os espaços de forma inteligente e desenvolvendo uma melhor relação com a bola, diminuindo a aglutinação em torno da mesma.

Palavras-chave: Esportes coletivos, metodologia de ensino, futsal.

Case Report: teaching futsal to 9- to 12-year-old children

Abstract: Based on the Methodology Focused on Conditioned Games (GARGANTA, 1995), a system was devised to teach Futsal to children between the ages of 9 and 12. The goal was to teach the sport comprehensively, treating technique and tactics as inseparable, similar to the practice of team sports, thus developing them simultaneously. The system was divided into three teaching modules: (1) Relation Levels, (2) Tactical Movement Games, and (3) Use of Formal Games. After the method was employed, it was observed that the students showed a greater capacity for comprehending the game. In addition, they gained the ability to interact consciously and actively in situations that occurred during the game, collectively defending and attacking in a more organized manner, filling in the empty spaces intelligently, and maintaining greater contact with the ball and with less crowding around it.

Key Words: Collective Sports, teaching methodology, futsal.

Motriz, set-dez 2003, V.9, n.3, p.169-174

 

 

Artigos de Atualização

Uma conquista poética na dança contemporânea através da capoeira TEXTO COMPLETO / FULL TEXT

Flávio Soares Alves

Universidade Estadual de Campinas  SP

Resumo: A capoeira, numa perspectiva artística, nos remete a um campo de saberes ligados à sensibilidade. Assim, mais do que perceber o corpo como um agente habilidoso – que detém conhecimento e poder – o capoeirista se abre para a percepção das sensações, advindas das experimentações do corpo com a arte. Desta maneira, os corpos na capoeira entram num limiar de arte que revela redes de sentido desta manifestação. Estes significantes formam um corpo poético que pode ser usado nos processos criativos em dança contemporânea.

Palavras-chave: Capoeira, processo criativo, criatividade, estética.

The poetry of conquest through Capoeira as contemporary dance

Abstract: From an artistic perspective, Capoeira refers to a field of knowledge related to sensibility. In this way the Capoeira practitioner, or the so-called "capoeirista," perceives his body as more than simply a skillful tool that holds knowledge and self-control. Instead, he opens himself up to the perception of new feelings, the result of integrating art with the human body. As the body expresses its network of senses through Capoeira, it crosses art’s borders. Contemporary dance takes advantage of this significance as it poetically incorporates the body into the creative process.

Key Words: Capoeira, creative process, creativity, aesthetics.

Motriz, set-dez 2003, V.9, n.3, p.175-180

 

 

Do corpo trabalhado ao corpo do trabalho: considerações sobre o corpo do trabalhador braçal

TEXTO COMPLETO / FULL TEXT

Daniel Zancha

Faculdade de Educação - Universidade Estadual de Campinas  SP

Resumo: O objetivo deste artigo é contribuir para a reflexão das possibilidades de estudos na Educação Física sobre a construção do corpo do trabalhador braçal. Corpo configurado pela aspereza da necessidade. Discutirei um pouco sobre as práticas de intervenção que atuam hoje nos corpos que querem se fazer objetos de intervenção, como nas academias ou nos centros esportivos e estabelecerei um paralelo com o corpo do trabalhador braçal que se faz na própria atuação do labor. Utilizarei como princípio de análise o prisma das Ciências Humanas, que, na minha opinião, é uma área que pouco tem discorrido sobre este assunto dentro da Motricidade Humana.

Palavras-chave: Corpo, trabalho braçal.

The worked body and the body of work: considerations on the manual worker's body

Abstract: The goal of this article is contribute to the body of physical education literature by looking at the manual worker's body, a body configured by roughness and need. I will briefly discuss intervention practices, such as academies and sporting centers, commonly used to shape bodies. Additionally, I will establish a parallel between these bodies and the manual worker's body, the result of the performance of labor. As an analysis, I'll begin by looking through the prism of the human sciences, which, in my opinion, is an area that hasn't been explored relative to the field of physical education.

Key Words: Body, manual work.

Motriz, set-dez 2003, V.9, n.3, p.181-184