MOTRIZ - Revista de Educação Física - UNESP

Volume 8, Número 3, dezembro/2002

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA

http://www.rc.unesp.br/ib/efisica/motriz/revista.htm


SUMÁRIO

 

O corpo fala?

The body speaks: Reflections on body language

José Ângelo Gaiarsa.........................................................................................................................................................................................................  85

 

Depressão no Idoso: Diagnóstico, tratamento e benefícios da Atividade Física

Depression in Elderly: Diagnostic, Treatment and Physical Activity

Florindo Stella, Sebastião Gobbi, , Danilla Icassatti Corazza e José Luiz Riani Costa...............................................................................   91

 

Da educação física escolar: intelecto, emoção e corpo

Physical educatation: intelect, emotion and body

Hugo Lovisolo ................................................................................................................................................................................................................   99

 

Potencial de Excelência da Marcha Atlética Brasileira

The Potentiality of Excellence of the Brazilian Race Walking Athletes.

Cláudio Luis Bertolino................................................................................................................................................................................................. 105

 

Relatos de Pesquisa

Por Uma Vivência Reflexiva de Lazer

Reflexive Leisure Experience

Glênia Oliveira Bustamante, e Irene Conceição Andrade Rangel.................................................................................................................. 109

 

Protocolo Biomecânico para Identificação da Fadiga do Músculo Eretor da Espinha

Biomechanic Protocol To The Identification Of Spinae Erector Muscle Fatigue

Mauro Gonçalves, Adalgiso Coscrato Cardozo,, Augusto Cesar Ferreira Gauglitz  e  Bruno Marson Malagori........................ 115

 

A Dança Aplicada às Tendências da Educação Física Escolar

Dance and trends in Physical Education

Telma Cristiane Gaspari............................................................................................................................................................................................. 123

 

Normas para Publicação da revista Motriz.............................................................................................................................................................. 131

 

Editorial

Renovado de prestígio e motivação, o Departamento de Educação Física lança mais uma edição da revista Motriz, trazendo consigo três interessantes relatos de pesquisa e três não menos brilhantes pontos de vista. A qualidade do presente fascículo é indiscutível do ponto de vista científico. É a primeira experiência do Conselho Editorial da Revista com a periodicidade quadrimestral, o que acarretou algum atraso no encaminhamento desse último número, referente ao ano de 2002. Nossos professores, envolvidos com esse Conselho, não estão medindo esforços para a plena consolidação dessa periodicidade e acreditamos que tal empenho será revertido em sucesso já para o volume 9. Um aspecto que merece atenção por parte dos nossos leitores e contribuintes são as alterações das normas para publicação na revista Motriz, que passam a vigorar para o número 2 do volume 9.

Prof. Dr. Claudio Alexandre Gobatto

Chefe do Departamento de Educação Física

 

 O corpo fala? TEXTO COMPLETO / FULL TEXT

 José Ângelo Gaiarsa

 São Paulo, SP, Brasil

Resumo:  Se o corpo não falasse a palavra não teria sentido. Seria como a fala de um robô, absolutamente sem expressão. Fala do hemisfério esquerdo! A interpretação do que fosse dito seria tão incerta quanto a interpretação de um texto. Seria pior: no escrito há sinais que indicam inflexões que um robô não reproduziria. Exclamações, vírgulas, interrogações, reticências e mais não são reproduzidas pelo robô.  É falso que as palavras têm sempre o mesmo sentido – ou poucos sentidos  (os do dicionário). Mais falso ainda que elas serão sempre entendidas do mesmo modo por várias pessoas – de qualquer idade ou classe social, em várias circunstâncias, em várias épocas. Cada ser enfático,pois os preconceitos em contrário são muito fortes: a semântica inteira (o significado das palavras!) depende do não verbal, da expressão do rosto, do tom da voz, dos gestos, da atitude, do tema em discussão, das circunstâncias e dos interlocutores. 

Palavras Chave: Corpo, comunicação não-verbal e expressão corporal.

The body speaks: Reflections on body language

Abstract: The body speaks: Reflections on body language Without body language, words wouldn’t have meaning. With absolutely no expression, spoken words would sound like robot speech. The interpretation of a text, for example, might be unclear. In written text, signs and symbols exclamations, commas, question marks, and so on indicate inflexions. It is false to assume that words always have the same meaning or only a few meanings (as in the dictionary). It is also false to assume that people of different ages, generations and social classes understand words in the same way. One must learn to be empathetic about these issues, because speech and body language can result in prejudice. The semantic (meaning of words) depends not just on the spoken word, but upon the non-verbal: facial expressions, gestures, tone of voice, attitude, theme, circumstances and speaker.

Key words: Body language; non-verbal communication, body expression.

Motriz Set -Dez 2002, V.8 n.3, p.01-06

 

Depressão no Idoso: Diagnóstico, Tratamento e Benefícios da Atividade Física TEXTO COMPLETO / FULL TEXT

Florindo Stella

Sebastião Gobbi

Danilla Icassatti Corazza

José Luiz Riani Costa

Universidade Estadual Paulista - UNESP

Resumo: A depressão constitui enfermidade mental freqüente no idoso, comprometendo intensamente sua qualidade de vida, sendo considerada fator de risco para processos demenciais. É uma condição que coloca em risco a vida, sobretudo daqueles que têm alguma doença crônico-degenerativa ou incapacitante, pois há uma influência recíproca na evolução clínica do paciente. As estratégias de tratamento mais utilizadas são psicoterapia, intervenção medicamentosa e exercício físico. A atividade física, quando regular e bem planejada, contribui para a minimização do sofrimento psíquico do idoso deprimido, além de oferecer oportunidade de envolvimento psicossocial, elevação da auto-estima, implementação das funções cognitivas, com saída do quadro depressivo e menores taxas de recaída. Uma das vantagens do exercício físico é o efeito positivo também na prevenção e tratamento de outros agravos comuns nas pessoas idosas. Propõe-se que as administrações municipais organizem programas de  atividade física, além da inclusão exercícios físicos nas programações dos Grupos de Terceira Idade

Palavras-chave: Depressão, idoso, atividade física, saúde mental, qualidade de vida.

 Depression in Elderly: Diagnostic, treatment and physical activity

Abstract: Depression is a frequent mental illness in older people and it jeopardizes their quality of life, severely. Furthermore, it is considered a risk factor for dementias. This clinical condition  takes in risk, to a great extent, the older patients with some chronic, degenerative or disability diseases, due to reciprocal effects on the clinical evolution.  The most common treatment strategies are psychotherapy, pharmacological drugs and more recently, physical exercise. Physical activity, when performed on a regular basis and well planned, contributes to reduce the psycho suffering of the depressed older individuals. In addition, physical activity practice requires psychosocial involvement, increases self-esteem, implementation of cognitive functions which, in turns, help withdrawing from depression and allowing lower rates of depression recurrence.  Another benefit of physical activity is its effects on prevention and rehabilitation of others health problems in the elderly. Then, municipalities should promote physical activities programs and exercise sessions could be part in  the schedules of Third Age Groups.

 Key Words: Depression, older people, physical activity, mental health, quality of life.

Motriz Set - Dez 2002, V.8 n.3, p.07-13

 

Da educação física escolar: intelecto, emoção e corpo TEXTO COMPLETO / FULL TEXT

Hugo Lovisolo

 Universidade Gama Filho

Resumo: O autor argumenta: a)contra àqueles que programam a educação física escolar sem levar em consideração a proposta pedagógica da escola, que se deve orientar pela formação intelectual, emotiva e corporal e b) contra os que confundem os valores da formação com específicos grupos de disciplina. A partir de sua argumentação negativa vai mostrando com exemplos e situações como a educação física pode fazer parte de um trabalho integrado ou interdisciplinar que não abandone, entretanto, seus objetivos específicos no campo do desenvolvimento e expressão do movimento corporal dentro da proposta formativa da escola.

Palavras-chave: Educação física, escola, aprendizagem.

Physical educatation: intelect, emotion and body

Abstract: The author discourses: a) against the people that claims that physical education at school should be programmed without considering the pedagogical proposal of the school, the last should be oriented by the intellectual, emotive and cultural literacy process and b) against people that confuses the values of the literacy process as specific groups of subjects. Trough negative argumentation the author shows with cases and situations how the physical education can take part in a interdisciplinary integrated endeavor, however that does not abandons the specific objectives of physical education in the field of development and expression of corporal movement according to the literacy process proposal of the school.

Key Words: : Physical education, school, learning.

 Motriz Set - Dez 2002, V.8 n.3, p.15-18

 

Ponto de Vista

Potencial de Excelência da Marcha Atlética Brasileira  TEXTO COMPLETO / FULL TEXT

Cláudio Luis Bertolino

Universidade Estadual de Londrina - PR

Resumo: Este estudo teve como objetivo apresentar o potencial que os atletas brasileiros têm para alcançar grandes resultados na modalidade da Marcha Atlética. Discutiu-se o sucesso de países da América Latina, destacando-se o México, cujos atletas atingiram performances e posições de alto nível nas principais competições do mundo, apesar das limitações de ordem econômica e geográfica frente aos europeus. Conclui que há indícios favoráveis para tornar o Brasil tão bem sucedido quanto as principais potências mundiais deste esporte.

Palavras-chave: Marcha atlética, marchadores brasileiros.

The potentiality of excellence of the Brazilian race walking athletes.

Abstract: The objective of this study is to demonstrate the potentiality of brasilian athletes to reach great results in this modality os sport. The success of Latin American athletes were discussed, Mexico in particular, although economical and geographical disadvantages in relation to europeans have been observed, these athletes have reached high level of performance and outstanding positions in competitions throughout the world. The conclusion is that there is enough evidence to believe that Brazil can become as successful as the most developed countries in this sport.

Key Words: Race walking, brazilian race walkers

Motriz Abr - Ago 2002, V.8 n.3, p.19-22

 

Por Uma Vivência Reflexiva de Lazer  TEXTO COMPLETO / FULL TEXT

Glênia Oliveira Bustamante

Irene Conceição Andrade Rangel

Universidade Estadual Paulista - UNESP

Resumo: Este estudo busca destacar a possibilidade do Ensino Reflexivo na formação profissional em lazer, compreendendo que a reflexão na e sobre a ação é fundamental para o papel deste profissional em humanizar as relações interpessoais e contribuir para a formação humana criativa e questionadora. A metodologia constitui uma análise qualitativa do referencial teórico do Ensino Reflexivo e do lazer, estabelecendo suas relações. O objetivo do estudo consiste em discutir os limites e as possibilidades na construção de uma prática reflexiva pelo profissional de lazer. Os resultados mostram que, ao mesmo tempo que o sistema capitalista tenta envolver o sujeito em ações alienantes, este vem conquistando um perfil questionador diante deste sistema, e neste sentido o ensino reflexivo pode contribuir na formação crítica deste profissional.

Palavras-chave: Ensino reflexivo; formação profissional; lazer.

 Reflexive leisure experience

Abstract: This study aims to emphasize the possibility of reflexive teaching on leisure professional formation, realizing that the reflection during and after the action is basic to this professional to humanize interpersonal relations and to contribute with creative and questioner human formation. The methodology constitutes of a qualitative analysis about reflexive teaching and leisure theory and its relations. The purpose of this study consists in discuss the limits and the possibilities to construct a reflexive practice by the leisure professional. The results show at the same time the capitalist system tries to involve the subject in alienating actions, the individuals are demonstrating themselves able to question and criticize it. The teaching reflection might contribute in a critical professional formation, able to construct a reflexive practice in leisure area.

Key Words: Reflexive teaching; professional formation, leisure.

Motriz Set - Dez 2002, V.8 n.3, p.23-28

 

Protocolo Biomecânico para Identificação da Fadiga do Músculo Eretor da Espinha  TEXTO COMPLETO / FULL TEXT

Mauro Gonçalves

Adalgiso Coscrato Cardozo

Augusto Cesar Ferreira Gauglitz

Bruno Marson Malagori

Universidade Estadual Paulista

Resumo: O presente estudo teve por objetivo analisar um protocolo biomecânico para identificar o processo de fadiga do músculo eretor da espinha (ER) e o efeito do uso de cinto pélvico sobre este processo para futuras inferências ergonômicas e na indicação de atividade física. Nove voluntários do sexo feminino realizaram uma contração isométrica voluntária máxima de 3 segundos antes e depois de realizar contrações isotônicas com 15%, 25% e 50% da carga máxima, com duração de 1 minuto, com e sem o uso de cinto pélvico. Para o registro eletromiográfico foram utilizados eletrodos de superfície e como resistência mecânica utilizou-se uma estação de trabalho específica. Concluiu-se que o presente protocolo permite evidenciar a fadiga do músculo ER pela predominante redução da freqüência mediana e obter o limiar de fadiga eletromiográfico. Quanto ao uso do cinto pélvico, este não se apresenta como um acessório eficaz na diminuição do processo de fadiga em contraste com sua indicação.

Palavras-chave: Biomecânica, fadiga, eletromiografia, análise espectral, levantamento de carga, ergonomia

 Biomechanic protocol to the identification of spinae erector muscle fatigue

Abstract: The aim of this study was to analyse a biomechanic protocol looking for identify the process of the erector spinae (ES) fatigue and the effect of the use of pelvic belt on this process for future ergonomic inferences and in the indication of physical activity. Nine female volunteers accomplished a maximum isometric voluntary contraction of 3 seconds before and after accomplishing isotonic contractions with 15%, 25% and 50% of the maximum load, with duration of 1 minute, with and without the use of a pelvic belt. For the electromyographic registration, surface electrodes were used and as mechanical resistance a specific work station was used. It was ended that the present protocol allows to evidence the fatigue of the (ES) muscle due the predominant reduction of the medium frequency and to obtain the electromyographic fatigue threshold. The use of the pelvic belt doesn't seem to be an effective accessory in the reduction of the fatigue process in contrast with its indication.

Key Words: Biomechanics, fatigue, electromyography, spectral analysis, load lifting, ergonomics

Motriz Set. - Dez 2002, V.8 n.3, p.29-34

 

A Dança Aplicada às Tendências da Educação Física Escolar  TEXTO COMPLETO / FULL TEXT

Telma Cristiane Gaspari

Universidade Estadual Paulista

Resumo: Este estudo visou abordar algumas tendências pedagógicas da Educação Física Escolar, apontando seus principais autores e características, assim como sugerir um possível plano de aula, especificamente objetivando a Dança, de acordo com as características da tendência estudada.

Palavras-chave: Dança; educação física escolar; psicomotricidade; desenvolvimentista; construtivismo; biológica renovada.

Dance and trends in Physical Education

Abstract: This study aimed to approach some educational trends in Physical Education in order to point out their main authors and characteristics, as well as suggests a possible lesson plan which would have Dance as its specific goal, according to the characteristics of the trend approached.

Key Words: This study aimed to approach some educational trends in Physical Education in order to point out their main authors and characteristics, as well as suggests a possible lesson plan which would have Dance as its specific goal, according to the characteristics of the trend approached.

Motriz Set - Dez 2002, V.8 n.3, p.35-40