MOTRIZ - Revista de Educação Física - UNESP

Volume 8, Número 1, abril/2002

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA

http://www.rc.unesp.br/ib/efisica/motriz/revista.htm


SUMÁRIO

Relatos de Pesquisa

A prática do futebol feminino no ensino fundamental

Osmar Moreira de Souza Júnior e Suraya Cristina Darido............................................................................................................................ 01

 

Efeitos de diferentes tipos de recuperação pós-exercício sobre a lactacidemia e desempenho

Flávia de Oliveira; Fabiana Marcon;

Carmen Sílvia Grubert Campbell e Herbert Gustavo Simões......................................................................................................................... 09

 

Revisão da Literatura

Lesões na ginástica Artística: principais incidências e medidas preventivas

Myrian Nunomura......................................................................................................................................................................................................... 17

 

Ponto de Vista

Espelho, Espelho meu... Existe alguém mais perfeita do que eu?

Sara Quenzer Mathiesen............................................................................................................................................................................................. 25

 

Resumos

A Educação em Wilhelm Reich: da Psicanálise à Pedagogia  Econômico-Sexual.

Sara Quenzer Matthiesen .......................................................................................................................................................................................... 27

 

“Sacando” o voleibol: do amadorismo à espetacularização da modalidade no Brasil (1970 - 2000).

Wanderley Marchi Júnior ........................................................................................................................................................................................ 27

 

A Universidade sob a óptica da extensão universitária em Educação Física.

Dagmar Hunger........................................................................................................................................................................................................... 28

 

Editorial

O Departamento de Educação Física tem a satisfação de apresentar mais um número da revista MOTRIZ que, na trajetória ao longo da sua história, vem demonstrando uma aguçada tendência de superar as dificuldades inerentes às revistas científicas nacionais. Podemos destacar, com extrema alegria, que a partir desse número, em caráter experimental, a revista passa a ser quadrimestral. Essa mudança é importante, principalmente, por dois motivos: possibilita um espaço mais amplo para que os pesquisadores na área das Ciências da Motricidade possam divulgar os seus trabalhos e terem a oportunidade de conhecerem pesquisas de seus colegas; melhor adequar-se às exigências para indexação da revista, buscando sempre  melhorar a qualidade da nossa revista.

Prof. Dr. Sérgio Cunha

Chefe do Departamento de Educação Física

 

A PRÁTICA  DO  FUTEBOL  FEMININO  NO  ENSINO  FUNDAMENTAL TEXTO COMPLETO / FULL TEXT

Osmar Moreira de Souza Júnior

Universidade Estadual Paulista

Suraya Cristina Darido

Universidade Estadual Paulista

Resumo: Um dos principais empecilhos para a expansão da prática do futebol feminino no Brasil refere-se ao discurso preconceituoso e estereotipado que predominou durante o último século. Para manter as mulheres afastadas da prática do futebol foram utilizados argumentos de caráter biológico, cultural e psicológico. Na Educação Física Escolar, enquanto o futebol constituía-se no principal, quando não o único, conteúdo das aulas dos meninos, às meninas eram oferecidos jogos e brincadeiras infantis e entre as modalidades esportivas podia-se encontrar o voleibol, o basquetebol e o handebol. O presente estudo teve por objetivo analisar a situação do futebol feminino dentro do contexto escolar no Ensino Fundamental, procurando identificar quais são as modalidades oferecidas e qual a expectativa das alunas quanto a esta prática. Os dados foram coletados através da aplicação de um questionário a 70 alunas de 7. ª série do Ensino Fundamental, 5 de cada uma das 14 escolas da rede estadual do município de Rio Claro, SP. Os resultados indicaram que o futebol tem sido praticado pelas meninas na escola, sendo que 87,14% das alunas participantes deste estudo afirmaram já ter experienciado o futebol nas aulas de Educação Física. Porém, os meninos ainda dominam amplamente os espaços destinados à prática esportiva, especificamente o futebol na escola, de acordo com 88,57% das alunas. Quanto à preferência esportiva das meninas participantes do estudo, observa-se que o voleibol (53,52%) aparece como o esporte predileto, seguido pelo futebol (39,43%), havendo uma grande diferença entre estes dois e o handebol (4,22%) e o basquetebol (2,81%). Conclui-se que o futebol feminino passou a fazer parte do contexto escolar, embora a ocupação dos espaços destinados à prática esportiva ainda sejam predominantemente masculinas.

Palavras Chave: Futebol – Feminino – Educação Física – Escolar – Gênero

Abstract: One of the main difficulties to expand the female soccer practice in Brazil refers to the stereotypic and prejudice discourse predominant during the last century. To keep the women away the soccer practices were utilised biologic, cultural and psychological arguments. In the scholar Physical Education, while the soccer was the principal, when not the unique boys classes contents, for the girls were offered infantile games and entertainment and between the sports modalities were volleyball, basketball and handball. The present study had the intention to analyse the situation of the female soccer in the scholar context of Fundamental Teaching, searching for identify the expectation about this practice. The basis were collected through the application of a questionnaire to 70 pupils on the 7th year of Fundamental Teaching, 5 pupils of each of 14 public state school from Rio Claro city, SP, Brazil. The results had indicated that the soccer had been practices for the girls in the school, 87,14 % of pupil’s participants of this study has affirmed that had experimented the football in the Physical Education classes. However the boys still largely dominating the spaces destined to the sporting practice, specially the soccer in the school, according to the 88,57 % of the pupils. About the preference of girls participants in the study were observed that the volleyball (53,52 %) appears as the favourite sport, followed by soccer (39,43 %), with a large difference between this two and the handball (4,22 %) and the basketball (2,81 %). It’s concluded that female soccer has passed to be part of the scholar context, however the spaces destines to the sporting practice are still predominantly male. 

Key words: Soccer – Female – Physical Education – School – Gender

Motriz Jan - abr 2002, V.8, n.1, p. 01-08

 

EFEITOS DE DIFERENTES TIPOS DE RECUPERAÇÃO PÓS-EXERCÍCIO SOBRE A LACTACIDEMIA E DESEMPENHO

EM ESFORÇOS CONSECUTIVOS  TEXTO COMPLETO / FULL TEXT

Flavia de Oliveira

Fabiana Marcon

Carmen Sílvia Grubert Campbell

Herbert Gustavo Simões

Universidade de Mogi das Cruzes

Resumo: O objetivo deste estudo foi comparar os efeitos da Recuperação Ativa associada à Passiva (RA+RP) com a RA associada à Massagem (RA+RM) sobre a lactacidemia (Lac), Percepção Subjetiva de Esforço (PSE) e desempenho em esforço físico consecutivo. Doze velocistas realizaram os seguintes testes de corrida: 1) Determinação da velocidade média em 3Km (Vel3Km); 2) 2 x 1.200m a 85 e 100% respectivamente da Vm3Km, com dosagem de Lac para determinação do limiar anaeróbio de 4mmol.L-1 (V4mmol.L-1); 3) desempenho em 2 corridas de 300m, intermeadas por RA+RP (15min de RA a 80% da V4mmol.L-1 seguidos por 15min de RP); 4) ídem ao ítem 3, porém com RA+RM. O pico de Lac, PSE e desempenho nas corridas de 300m não difereriram entre as condições. O T1/2 do Lac foi de 12,1+4,0 e 10,9+2,5 min respectivamente para RA+RP e RA+RM (p>0,05). Em comparação com RA+RP, a RA+RM não interferiu na PSE, Lac e desempenho em esforço físico consecutivo.

Palavras-chave: Recuperação ativa – massagem – lactato sanguíneo.

Abstract: The purpose of this study was to compare the effects of the Active Recovery associated to Passive Recovery (AR+PR) with AR associated to Massage (AR+MR) on blood lactate (Lac), Rate of Perceived Exertion (RPE) and performance in subsequent effort. Twelve sprinters performed the following running tests: 1) 3Km velocity determination (Vm3km); 2) 2 x 1.200m at 85 and 100% respectively of the Vm3km, with Lac measurement. The 4mmol.L-1  velocity (V4mmol.L-1) was identified; 3) two all-out 300m sprints with AR+PR apart (15 min of AR at 80% V4mmol.L-1 followed by 15 min of PR); 4) the same as #3, but with AR+MR instead AR+PR. No differences were verified between procedures for performance, peak Lac and RPE at subsequent effort. The T1/2 of Lac during recovery was 12,1+4,0 and 10,9+2,5 min respectively for AR+MR and AR+PR (p>0,05). In comparison to AR+PR, the AR+MR did not interfere on RPE, Lac and performance in subsequent effort.

Key-words: Active recovery, massage, blood lactate

Motriz  Jan-Abr 2002, V.8 n.1, p.09-15

 

LESÕES NA GINÁSTICA ARTÍSTICA: PRINCIPAIS INCIDÊNCIAS E MEDIDAS PREVENTIVAS TEXTO COMPLETO / FULL TEXT

Myrian Nunomura

Universidade de São Paulo

Resumo: A prática esportiva e as atividades diárias oferecem um certo risco de acidentes e lesões. A característica da Ginástica Artística é a execução de habilidades em diferentes equipamentos que desafiam as leis da física, expondo o praticante em situações de vôo, posição invertida e rotação. A Ginástica Artística competitiva é considerada um esporte seguro. A evolução das habilidades tem exigido um maior esforço dos ginastas. Apesar dela ser considerada um esporte seguro, esse esforço aumenta o risco de lesões. O objetivo desse estudo é fornecer informações que orientem os técnicos a criarem um ambiente seguro e saudável aos praticantes.

Palavras Chave: Ginástica Artística – Lesões – Incidências - Medidas Preventivas.

Abstract: Sport practice, even daily activities may carry a certain level of injuries and accidents risks. The characteristic of Artistic Gymnastics is to perform skills that defy the physics laws in different apparatuses, exposing the practitioner in a variety of situations such as fly, inverted position, and rotation. Competitive Artistic Gymnastics is considered safe. On the other hand, the moves and the demands of the gymnasts' bodies have increased a great deal and consequently comes an increase of injuries. The purpose of this study is to assist coaches and teachers to create a safer and healthier environment to the practice of Artistic Gymnastics.

Key words: Artistic Gymnastics – Injuries - Preventive Procedures.

Motriz  Jan-Abr 2002, V.8 n.1, p.17-24

 

Ponto de Vista

ESPELHO, ESPELHO MEU ... EXISTE ALGUÉM MAIS PERFEITA DO QUE EU? TEXTO COMPLETO / FULL TEXT

Sara Quenzer Matthiesen

Universidade Estadual Paulista

Motriz  Jan-Abr 2002, V..8 n.1, p.25-26

 

Resumo de tese de doutorado

A Educação em Wilhelm Reich: da Psicanálise à Pedagogia  Econômico-Sexual  TEXTO COMPLETO / FULL TEXT

Sara Quenzer Matthiesen

Universidade Estadual Paulista

Motriz  Jan-Abr 2002, V.8 n.1, p.27

 

Resumo de tese de doutorado

“Sacando” o Voleibol: do Amadorismo à Espetacularização da Modalidade no Brasil (1970 - 2000)  TEXTO COMPLETO / FULL TEXT

Wanderley Marchi Júnior

Universidade Federal do Paraná

Motriz  Jan-Abr 2002, V.8 n.1, p.27-28

 

Resumo de tese de doutorado

A UNIVERSIDADE SOB A ÓPTICA DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA EM EDUCAÇÃO FÍSICA TEXTO COMPLETO / FULL TEXT

Dagmar Hunger

Universidade Estadual Paulista

Motriz  Jan-Abr 2002, V.8 n.1, p.28-29