MOTRIZ - Revista de Educação Física - UNESP

Volume 7, Número 1, junho/2001

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA

http://www.rc.unesp.br/ib/efisica/motriz/revista.htm


SUMÁRIO

 

Supino Plano com Halteres: Um Estudo Eletromiográfico

Sarah Regina Dias da Silva; Mauro Gonçalves;

Marcos Antonio de Almeida Leme e Fausto Bérzin ............................................................................................................. 1

 

Efeitos da Restrição Visual e da Complexidade de Rotas em Tarefas de

Orientação Espacial em Adultos Portadores de Deficiência Mental

Eliane Mauerberg-deCastro; Renato de Moraes; Carolina Paioli;

Cícero Campos; Adriana Inês de Paula e Ana Claudia Palla ......................................................................................... 7

 

Educação Física Escolar: Atitudes e Valores

Ana Archangelo Guimarães; Fernanda da Costa Pellini

Jifferson Sobral Romualdo de Araujo e Juliano Meneghetti Mazzini........................................................................ 17

 

Educação Física e o Ensino Médio: Analisando um Processo de Aprendizagem Profissional

Irene C. Rangel-Betti.................................................................................................................................................................... 23

 

As Invenções do Corpo: Modernidade e Contramodernidade

Leila Marrach Basto de Albuquerque ...................................................................................................................................33

 

A Face Encantada da Cultura Corporal Alternativa

Paula Rondinelli ......................................................................................................................................................................... 41

 

Cultura Corporal das Meninas: Análise sob a Perspectiva de Gênero

André Gustavo Alves Teixeira e Emmi Myotin.................................................................................................................... 45

 

Tipo de Recuperação após uma Luta de Judô e o Desempenho Anaeróbio Intermitente Subseqüente

Emerson Franchini; Monica Y. Takito; Fábio Yuzo Nakamura

Karin Ayumi Matsushigue e Maria Augusta Dal Molin Kiss ...................................................................................... 49

 

Ponto de Vista

A Coragem de Brincar

Luiz Alberto Lorenzetto ............................................................................................................................................................ 53

 

Resumos.......................................................................................................................................................................................... 57

 

Editorial

Em nome do Departamento de Educação Física do Instituto de Biociências da Unesp de Rio Claro, tenho a honra de apresentar o primeiro número da revista Motriz do século XXI. Na abertura de um novo tempo para a ciência e para a educação, tenho certeza de que essa revista vai auxiliar muito a integração entre os pesquisadores das mais diversas áreas da educação física. Não tenho dúvidas de que os trabalhos aqui apresentados estão imbuídos de um grande caráter científico na busca do conhecimento.

É importante lembrar que o II Congresso Internacional de Educação Física e Motricidade Humana e VIII Simpósio Paulista de Educação Física está se aproximando, e conta com um grande número de trabalhos inscritos e vários convidados internacionais já confirmados. Esperamos que todos os presentes possam dar as suas importantes contribuições nas discussões por uma educação física cada vez mais humana e de melhor qualidade.

Nossos mais sinceros agradecimentos a todos os que vem contribuindo para o sucesso da nossa revista.

Prof. Dr. Sérgio Cunha

Chefe do Departamento de Educação Física

Supino plano com alteres: um estudo eletromiográfico  TEXTO COMPLETO / FULL TEXT

Sarah Regina Dias da Silva

Mauro Gonçalves

Universidade Estadual Paulista

Marcos Antonio de Almeida Leme

Fausto Bérzin

Universidade de Campinas

Resumo: Devido à carência de informações biomecânicas relativas ao exercício supino plano com halteres, particularmente quanto ao comportamento dos músculos envolvidos neste movimento durante as fases concêntrica e excêntrica, o presente estudo analisou eletromiograficamente os músculos peitoral maior parte esternocostal (PME) e parte clavicular (PMC), deltóide fibras anteriores (DA) e tríceps do braço cabeça longa (TBL) em 11 voluntários do sexo masculino, com cargas de aproximadamente 20% do peso corporal individual. Utilizou-se eletrodos de superfície, módulo de aquisição de sinais biológicos, placa A/D, e software específico para a aquisição e análise numérica dos sinais (RMS), os quais foram normalizados pela contração isométrica voluntária máxima (CIVM = 100%). Realizou-se para p £ 0,05 teste de Friedman, teste de contraste DMS, e teste de Wilcoxon. Diante dos resultados conclui-se que neste exercício, em ambas fases do movimento o músculo mais ativo é o PMC, sendo que todos os músculos analisados são mais ativos na fase concêntrica.

Palavras chaves: Biomecânica, eletromiografia, musculação, ombro, supino.

Bench Press: An Electromyographic Study.

Abstract: Due to a lack of information relative to biomechanics of the bench press exercise and, particularly, relative to behavior of the muscles involved in this movement during the concentric and eccentric phases, the purpose of this study was to analize the electromyography of the muscles of sternocostal head (PME) of pectoralis major and clavicular head (PMC) of the pectoralis major, anterior deltoid (DA) and long head of the triceps brachii (TBL) of eleven male volunteers, with approximately 20% of the individual body weight while performing the bench press exercise. Equipment and material for EMG analysis included: surface electrodes, a module for capturing biological signal, an A/D plate, and software for data acquisition and signal numeric analysis (RMS). The RMS were normalized based on the maximal isometric voluntary contraction (CIVM =100%). Friedman test, contrast (DMS) test and Wilcoxon test (p £ 0,05) were performed. We concluded that when performing the bench press exercise, individuals, in both phases of the movement, exhibit higher PMC muscle activity. All muscles analyzed here were more active in the concentric phase.

Key words: Biomechanics, electromyography, bodybuilding, shoulder, bench press.

Motriz Jan-Jun 2001, V.7n.1, p. 1-5

Efeitos da restrição visual e da complexidade de rotas em tarefas de orientação espacial em adultos

portadores de deficiência mental   TEXTO COMPLETO / FULL TEXT

Eliane Mauerberg-deCastro

Renato de Moraes

Carolina Paioli

Cícero Campos

Adriana Inês de Paula

Ana Claudia Palla

Universidade Estadual Paulista

Resumo: O objetivo deste estudo foi verificar se a deficiência mental pode ser um fator de restrição na percepção do espaço durante tarefas de orientação em perspectiva dinâmica. Quatorze indivíduos portadores de deficiência mental (DM) e dez indivíduos normais foram solicitados a retornar para um ponto de partida após se deslocar andando em linha reta e ao longo de dois lados de um triângulo. Distâncias variaram em comprimento de 5 a 24 metros. Condições monocular (MO) e háptica (HA) foram testadas. Uma função psicofísica de potência foi usada para determinar o melhor ajuste da reta psicofísica representativa das distâncias real e produzida. Erros relativos da distância produzida (ERDP) e de desvio angular (ERDA) foram analisados. Os resultados psicofísicos mostraram uma tendência perceptiva em direção à subconstância (picos abaixo de 1.0) para ambos os grupos, ambas condições e tarefas. O grupo DM mostrou desvios angulares maiores nas duas tarefas. Diferenças significativas foram encontradas entre os grupos para o expoente e ERDA. Diferenças significativas também foram encontradas entre as tarefas para as variáveis ERDA e ERDP. Nós concluímos que indivíduos portadores de DM são menos acurados em tarefas de orientação do que indivíduos normais, particularmente para manutenção da rota, e que seu desempenho é mais afetado pela complexidade da tarefa.

Palavras chaves: Orientação espacial; deficiência mental; psicofísica do espaço

Effects of visual constraints and route complexity on space orientation tasks by adults with mental retardation.

Abstract: The purpose of this study was to verify whether or not mental retardation can be a constraint in the perception of space during tasks of dynamic orientation by individuals with mental retardation. Two different groups—fourteen individuals with mental retardation (MR), and ten normal individuals (NN)—were requested to return to the departure point after walking in a straight line (L) and along two sides of a squared triangle (T). Distances varied in length from 5 to 24 meters. Monocular (MN) and haptic (HP) modes were tested. A power function was used to determine a fit between curves representing physical and produced (behavioral) distances. Also, relative errors of produced distance (REPD) and angle deviation (READ) were analyzed. In both experiments results showed underconstancy (psychophysical exponent below 1.0) for both groups in both conditions. The MR group showed larger angle deviations in both task trajectories. Significant differences between groups were found for the psychophysical exponent and READ. Also, significant differences between tasks were found for READ and REPD. We concluded that individuals with MR are less accurate in orientation tasks than normal individuals and that task complexity affects their performance.

Key words: Spacial orientation; mental retardation; psychophysics of space

Motriz Jan-Jun 2001, V.7n.1, p.7-16

Educação Física Escolar: atitudes e valores  TEXTO COMPLETO / FULL TEXT

Ana Archangelo Guimarães

Fernanda da Costa Pellini

Jifferson Sobral Romualdo de Araujo

Juliano Meneghetti Mazzini

Universidade Estadual Paulista

Resumo: É visível a situação de marginalização em que se encontra a educação física escolar, decorrente, por um lado, de um complexo histórico em que foi utilizada com finalidades diversas e, de outro, da má qualificação de seus profissionais. Entretanto, esta disciplina, quando presente no currículo, pode abordar aspectos fundamentais para o desenvolvimento do aluno. Dentre eles, podemos citar a formação de atitudes. Realizamos um estudo de caso e obtivemos dados para analisar o lugar ocupado pelo processo de discussão e formação de atitudes no dia-a-dia das aulas de educação física. Através deste estudo pudemos investigar a iniciativa (ou falta de) do professor para propor e conduzir esta discussão e as situações de aula que poderiam mobilizá-la. O presente artigo reflete sobre a ênfase dada pela professora a esse processo em suas aulas e o espaço de liderança que se forma ao redor deste núcleo de discussão.

Palavras chaves: Atitudes e valores, formação de professores, relações interpessoais, escola

Physical Education: Attitudes and Values.

Abstract: The marginalization of physical education at school is noticeable. It is due to a historical situation in which it was used to reach multiple goals, as well as to the poor qualification of the professionals. However, this school subject may approach fundamental aspects when it is included in the curriculum. Among other aspects, we can name the development of attitudes. We conducted a case study to analyze the relevance of the process of discussion and development of attitudes in the routine of physical education classes. This case study allowed us to investigate the teacher’s initiative (or the lack of it) to propose and conduct that process, as well as the situations during the classes that could favor it. This article reflects on the emphasis the teacher places on this process during the classes; it also reflects on the ground for leadership formed around this set of matters in discussion.

Key words: Attitudes and values, preparation of teachers, interpersonal relationships, school

Motriz Jan-Jun 2001, V.7 n.1, p.17-22

Educação Física e o ensino médio: analisando um processo de

aprendizagem profissional  TEXTO COMPLETO / FULL TEXT

Irene C. Rangel-Betti

Universidade Estadual Paulista

Resumo: Este estudo partiu do pressuposto que a prática profissional do professor é formada por um conjunto de conhecimentos advindos da formação/experiência profissionais e história de vida. Investigar tais processos pode contribuir para a compreensão e desenvolvimento da profissão. O objetivo deste estudo foi analisar o processo de aprendizagem e desenvolvimento profissional de um professor de educação física, atuante no ensino médio, através de suas reflexões. Para tanto, optou-se por metodologia qualitativa de um caso com os seguintes tipos de coleta de dados: observação de campo e entrevista baseada nas observações. Com a resposta das entrevistas buscou-se atribuir significados ao processo de aprendizagem profissional desse docente. As considerações finais sugerem que o professor reflete sobre sua prática, sente necessidade de se atualizar, aprender sempre, seja com seus pares, leituras, cursos ou até mesmo com a mídia. Preocupa-se também com a valorização da educação física permanente e o prazer em aula; é capaz de praticar a alteridade, colocando-se na posição de seus alunos. Compreende o crescimento e desenvolvimento dos adolescentes; possui domínio sobre o conteúdo desenvolvido e valoriza sua profissão. Em relação ao ensino específico da educação física, não permite a exclusão, tenta evitar constrangimentos nas aulas, incentiva os alunos, relacionando-se muito bem com eles, mas mantendo sua autoridade de professor. Procura aproveitar ao máximo a aula. As reflexões do professor sugerem que alteraria sua prática em direção a uma maior diversificação de conteúdos e menor diretividade. As possíveis implicações do estudo para a formação de futuros profissionais seriam a busca da reflexão sobre a prática, que o aprendizado dá-se também através da experiência e que há interferência da vida pessoal sobre a prática pedagógica, o que reforça estudos anteriores. Outra observação diz respeito a que as ações do cotidiano são tão importantes quanto as palavras e intenções, o que deve ser mostrado aos futuros profissionais.

Palavras chaves: Educação física; ensino médio; aprendizagem profissional; prática reflexiva

Physical education in high school: An analysis of the professional learning process.

Abstract: This study is based on the premise that a teacher’s ability to successfully practice teaching is dependent on knowledge he or she gains after graduation, during the course of his or her professional practice and throughout his or her life. The investigation of these processes may help educators understand professional comprehension and development. The purpose of this study, therefore, was to analyze the learning process and professional development of an experienced high school physical education teacher. A qualitative analysis was made based on 1) observation of the teacher’s classes and 2) interviews of the teacher based on these observations and his reflections. The results suggest that the teacher is aware of the need to constantly improve his professional skills, feels a need to continually update his knowledge, to always be actively involved in the learning process, whether through his colleagues, readings, workshops or even the media. He also is concerned that his physical education courses are of value to his students, and says that he is able to empathize with them by putting himself in their position. The subject said he understands the growth and development needs of teenagers, he feels confident with his course content, and he values his profession. With regard to specific content, the subject does not permit exclusion, tries to avoid embarrassing his students, tries to motivate them, claims that he interacts very well with them, and maintains his authority as a teacher. His responses suggest that, if possible, he would change his methods to be more diverse in content, with more content directed by students and less dictated by him. The study’s implications in the preparation of future professionals is that self-reflection supports learning, that learning also happens through experience, and that an individual’s personal life effects his or her pedagogical practices. These notions are confirmed in other studies. Another observation that must be shared with future professionals is that action is as important as words and intentions.

Key words: Physical education, high school, professional learning process, reflection

Motriz Jan-Jun 2001, V.7 n.1, p. 23-31

As invenções do corpo: modernidade e contramodernidade  TEXTO COMPLETO / FULL TEXT

Leila Marrach Basto de Albuquerque

Universidade Estadual Paulista

Resumo: Descrevo, nesse artigo, algumas representações do corpo visando mostrar sua historicidade. Utilizo o recorte das ciências sociais e procuro destacar as articulações entre as instâncias natural e cultural nas gestões corporais. Pretendo, com isso, contrastar as noções de corpo modernas, seculares e científicas, com as contramodernas, expressas pela cultura alternativa dos anos 80-90. Além disso, procuro também avaliar, brevemente, a dinâmica dos estudos do corpo nas ciências humanas.

Palavras chave: Corpo, modernidade, contramodernidade, cultura alternativa

Inventions of the Body: Modernity and Counter-Modernity.

Abstract: In this article representations of the body are used to show how it reflects historical social constructs. Natural and cultural concepts about the body are explored, using a social sciences approach. Additionally, modern, secular and scientific notions about the body are contrasted with counter-modern ideas—those expressed by the alternative cultures of the 80s and 90s. Finally, a brief evaluation is made about the dynamics of body studies in the area of human sciences.

Key words: Body, modernity, counter-modernity, alternative culture

Motriz Jan-Jun 2001, V. 7 n.1, p. 33-39

 A face encantada da cultura corporal alternativa  TEXTO COMPLETO / FULL TEXT

Paula Rondinelli

Universidade Estadual Paulista

Resumo: Este trabalho teve como tema as práticas corporais alternativas. Parte integrante de um movimento maior—o movimento alternativo—, tais práticas terminam por carregar características peculiares desse movimento, manifestadas pela oposição que exercem à modernidade. O recorte desse estudo foi o de analisar a dimensão religiosa contida nas práticas corporais alternativas. Procedeu-se à coleta de dados no Espaço Vida Anandha Luz, um grupo pertencente ao universo alternativo. Para isso, foram utilizados como instrumentos observação participante durante dois anos, bem como entrevistas com o líder e com os participantes do grupo. Os resultados revelaram que as práticas estudadas são uma expressiva amostra do movimento alternativo, uma vez que foram verificados elementos religiosos embutidos nas práticas observadas seja por meio do sincretismo, seja através do holismo, ambos expressando o reencantamento do mundo.

Palavras chave: Corpo, alternativo, modernidade, reencantamento

The Enchanted Face of the Alternative Corporal Culture.

Abstract: The subject of this study is to analyze alternative corporal practices. They are part of a major professional movement (i.e., the alternative movement) and carry out a particular characteristic which is the opposition to modernity. The outline of this study was analyse the religious dimension associated with alternative corporal practices. The procedure was to obtain information of a group that belong to "Espaço Vida Anandha Luz", considered to advocate alternative practices. The method of participative observation was conducted over two years. Also, interviews with the leader and members of the group were recorded. The results revealed that this group expressively represent the ideas of alternative movement. These ideas were identified by the presence of religious elements which, in turn, were verified through syncretism, or through holism, both elements supporting the concept of re-enchantment about the world.

Key words: Body, alternative practices, modernity, re-enchantment.

Motriz Jan-Jun 2001, V.7 n.1, p.41-44

Cultura corporal das meninas: análise sob a perspectiva de gênero  TEXTO COMPLETO / FULL TEXT

André Gustavo Alves Teixeira

Emmi Myotin

Universidade Federal de Viçosa

Resumo: O objetivo do presente estudo foi analisar a situação das meninas de Viçosa-MG, em relação à participação em atividades físico-esportivas dentro e fora da escola. Para isto, aplicou-se um questionário em 115 crianças do Ensino Fundamental. Os resultados indicaram que: 100% das meninas com envolvimento nas modalidades de voleibol, handebol, basquete e futebol, e 98,2% dos meninos com envolvimento nas modalidades de futebol, voleibol, basquete, handebol e lutas gostavam de esportes. Metade das crianças (55,7%) afirmaram brincar com crianças do sexo oposto e todas (100%) gostavam das aulas de educação física, durante o recreio as meninas brincavam de pique, polícia ladrão, amarelinha, dançavam, conversavam e merendavam; enquanto os meninos brincavam de pique, garrafão, polícia ladrão e futebol. Fora da escola, as meninas ajudavam a mãe, estudavam e assistiam TV. Os meninos estudavam, assistiam TV, ajudavam a mãe e trabalhavam. Observou-se uma forte presença de estereótipos machistas que distanciavam as meninas da prática de atividades físico-esportivas e dificultavam o relacionamento entre meninos e meninas.

Palavras chave: Gênero, atividades físico-esportivas, educação física

The Body Culture: An Analysis under a Gender Perspective.

Abstract: This study sets out to analyze the socialization of girls from Viçosa, MG, in relation to their participation in sports both in and out of school. One hundred and fifteen questionnaires were administered to students in one state school. The results indicated that, of the girls, 100% liked sports (volleyball, handball, basketball, and football). More than ninety-eight percent of the boys liked sports (football, volleyball, basketball, and handball). Of the total respondents, 55.7% indicated that they played with individuals of the opposite sex. One hundred percent of the children said they enjoyed physical education classes. With regard to activities outside of school, the girls indicated that they helped their mothers, studied and watched TV. The boys indicated that they studied, watched TV, helped their mothers and worked. It was concluded that there was a strong presence of gender stereotypes, and that they inhibited the girls from participation in sports.

Key words: Gender, physical activities, physical education

Motriz Jan-Jun 2001, V. 7 n.1, p. 45-48

Tipo de recuperação após uma luta de Judô e o desempenho anaeróbio

intermitente subseqüente  TEXTO COMPLETO / FULL TEXT

Emerson Franchini

Monica Y. Takito

Fábio Yuzo Nakamura

Karin Ayumi Matsushigue

Maria Augusta Dal Molin Kiss

Universidade de São Paulo

Resumo: Este estudo objetivou investigar o efeito do tipo de recuperação (ativa ou passiva) após uma luta de judô sobre a concentração de lactato sangüíneo ([LA]) e sobre o desempenho em uma tarefa anaeróbia intermitente. Dezessete judocas do sexo masculino, submetidos a duas lutas de judô, foram avaliados durante recuperação ativa (RA) ou passiva (RP) e submetidos a quatro testes de Wingate para membros superiores de forma contrabalançada. A [LA] era menor (p < 0,05) na RA em relação à RP aos 10 e 15 min após a luta. Contudo, a potência média relativa e a potência de pico relativa em cada teste não diferiam entre as recuperações, embora tenha existido tendência (p = 0,0782) a maior trabalho total relativo após a RA comparada à RP. Conclui-se que após a luta a RA diminui a [LA], mas pode não resultar em aumento do desempenho anaeróbio posterior.

Palavras chave: Judô, recuperação, lactato, exercício anaeróbio

Type of Recovery after Judo Combat and Intermittent Anaerobic Performance.

Abstract: This study investigated the effect of recovery type (active or passive) on blood lactate concentration (LA) and on an intermittent anaerobic task after judo combat. The subjects consisted of 17 males who participated in two judo combat trials, active (RA) or passive (RP) recovery, and at four upper-body Wingate tests in a balanced form. Measured at 10- and 15-minute intervals after the combat trials, LA was lower (p < 0,05) for RA than for RP. However, relative mean and peak power in each test did not differ between the recovery types, although there was a tendency (p = 0.0782) toward higher relative total work after RA compared to RP. It was concluded that RA after the combat decreased LA, but did not result in an increase in subsequent anaerobic performance.

Key words: Judo, recovery, lactate, anaerobic exercise

Motriz Jan-Jun 2001, V.7, n.1, p.49-52

Ponto de Vista

A coragem de brincar  TEXTO COMPLETO / FULL TEXT

Luiz Alberto Lorenzetto

Universidade Estadual Paulista

Motriz Jan-Jun 2001, V.7 n.1, p.53-56

Resumo de tese de mestrado

Atitudes de professores e estudantes de Educação Física em relação à proposta do

ensino inclusivo  TEXTO COMPLETO / FULL TEXT

Ana Claudia Palla

Universidade Estadual Paulista

 

Resumo de tese de mestrado

Trampolim Acrobático para Surdos: Efeito de um Programa de Treinamento sobre o Equilíbrio, Locomoção e

Desempenho em Tarefas de Salto  TEXTO COMPLETO / FULL TEXT

Cícero Campos

Universidade Estadual Paulista

Motriz Jan-Jun 2001, V.7 n.1, p.57-58

 

Resumo de monografia

Habilidades motoras freqüentemente utilizadas no ensino da natação para crianças

da pré-escola  TEXTO COMPLETO / FULL TEXT

Waléria Christiane Rezende

Universidade Federal de Mato Grosso

Motriz Jan-Jun 2001, V.7 n.1, p 57-58