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MOTRIZ - Revista de Educação Física - UNESP Volume 6, Número 2, dezembro/2000 UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA |
Sumário
Efeito da Perturbação Vestibular Transitória na Transposição de Obstáculos
Cândida Taís Gonçalves, Renato de Moraes
Lilian Teresa Bucken Gobbi................................................................................................................................................................... 57
Velhice... Espaço Social de Aprendizagem: Aspectos Relevantes para a Intervenção da Educação Física
Fabiano Pries Devide................................................................................................................................. 65
A Perspectiva Docente sobre a Educação Física dos Cursos Superiores da Universidade Federal de São Carlos
Helion Massami Iza e Luiz Gonçalves Junior................................................................................................................................. 75
O Bom Professor de Educação Fisica: Visão do Estado, Visão do Aluno
Fernanda Barroso Beltrão e Nilza Magalhães Macário ............................................................................................................ 81
A Transformação da Visão de Corpo na Sociedade Ocidental
Júlia Paula Motta de Souza Pinto e Adilson Nascimento de Jesus......................................................................................... 89
Pontos de Vista
A Competição na Educação Física Escolar
Marcos Santos Ferreira......................................................................................................................................................................... 97
As Olimpíadas de Sydney, o Desempenho do Brasil e Algumas Implicações Pedagógicas
Suraya Cristina Darido....................................................................................................................................................................... 101
Educação Física na Sociedade Brasileira Atual e a Regulamentação da Profissão
José Maria de Camargo Barros............................................................................................................................................................. 107
Editorial
É com grande satisfação que o Departamento de Educação Física apresenta mais um número da revista Motriz. Em meio a tantas dificuldades produzidas pelo pouco incentivo dado ao nosso sistema educacional para conseguir produzir um canal de divulgação de investigações e pesquisas é, sem dúvida, uma grande vitória. Uma vitória não só dos docentes, funcionários e alunos do nosso departamento envolvidos no trabalho de produzir a revista, mas também dos pesquisadores que enviaram seus trabalhos para que pudesse haver material de alto nível para manter a periodicidade das publicações.
Devemos continuar a luta por melhores condições de ensino, pesquisa e extensão nas universidades brasileiras. E uma das possibilidades para tal é manter vivo o canal de comunicação entre aqueles que fazem, efetivamente, a produção do conhecimento.
Gostaria de ressaltar, também, que estamos próximos da data de início do II Congresso Internacional de Educação Física e Motricidade Humana e VIII Simpósio Paulista de Educação Física, evento que vem se fortalecendo a cada edição. A revista Motriz tem um papel importante nesse congresso pois publica as palestras e resumo dos temas livres, ajudando a difundir idéias e perspectivas, informações e conhecimentos na área da Educação Física.
Portanto, o nosso muito obrigado a todos que, direta ou indiretamente, colaboraram para mais uma etapa da vida da nossa revista.
Prof. Dr. Sergio Augusto Cunha
Chefe do Departamento de Educação Física (em exercício)
RELATOS DE PESQUISAS
Efeito da Perturbação Vestibular Transitória na Transposição de Obstáculos TEXTO COMPLETO / FULL TEXT
Cândida Taís Gonçalves
Renato de Moraes
Lilian Teresa Bucken Gobbi
Universidade Estadual Paulista
Resumo: Assimetrias O objetivo do presente estudo foi verificar o efeito da perturbação vestibular transitória (PVT) nas estratégias adaptativas para transpor obstáculos durante a locomoção. Participaram 40 adultos jovens sem comprometimentos vestibulares. Cada participante foi convidado a percorrer uma distância de 8 metros, em condições que combinavam a PVT e a altura do obstáculo. Os obstáculos foram personalizados e correspondiam a 10 centímetros acima do joelho (alto) e a 10 centímetros abaixo do joelho (baixo). Tanto para a distância vertical pé-obstáculo (DVPO) quanto para a distância horizontal pé-obstáculo (DHPO) não houve diferença estatística significativa entre as condições testadas. Desta forma, foram apresentadas evidências de que a DVPO e DHPO são resistentes aos efeitos da perturbação vestibular.
Palavras chaves: Locomoção; perturbação vestibular; obstáculos
Effect of transitory vestibular perturbation while stepping over obstacles.
Abstract: The aim of this study was to determine the effects of vestibular disturbance on adaptive strategies during locomotion over an obstacle. Forty young adults without any diagnosed vestibular problems participated in the study. Each participant was invited to walk on an 8-meter travel path under conditions that combined vestibular disturbance and variations in obstacle height. Obstacle heights were personalized according to knee height: the high obstacle was set at 10 cm above the knee level, and the low obstacle was set at 10 cm below the knee level. For toe clearance (TC) and leading foot placement (LFPL) prior to the obstacle there were no statistical differences among the conditions. The results suggest that TC and LFPL are resistant to vestibular disturbance.
Key words: Locomotion; vestibular disturbance; obstacles
Motriz -Jun Dez 2000, V.6 n.2, p.57-63
Velhice... Espaço Social de Aprendizagem: Aspectos Relevantes para a Intervenção da
Educação Física TEXTO COMPLETO / FULL TEXT
Fabiano Pries Devide
Universidade Gama Filho
Resumo: Esta revisão bibliográfica objetiva contribuir na construção do conhecimento sobre a velhice, suas características sociais e relações com a atividade física. Ainda, objetiva abordar aspectos relevantes para aqueles que intervêm com este grupo, a saber: aumento da população idosa; gênese dos termos velho/idoso, velhice/terceira idade; divisões de classes de idades; aposentadoria; memória e discurso dos idosos; inserção do idoso na sociedade; representações sociais sobre o idoso e a velhice; mudanças de comportamento do idoso na sociedade; e finalmente estudos relacionados à atividade física e os idosos, tecendo relações com um de nossos trabalhos realizado com o grupo dos nadadores masters brasileiros.
Palavras chaves: Velhice; representações sociais; atividade física; educação física
Older Individuals and Social Space for Learning: Relevant Aspects of Physical Education as Intervention.
Abstract: The aim of this bibliographic review is to contribute to knowledge about older individuals, their characteristics, and their relations with physical activity. Discussed are aspects relevant to those who have developed studies or practices with the elderly as they relate to: an increase in the elderly population; origin of the terms "old", "elderly", and "old age"; divisions of age classes; retirement; memory and discourse by the elderly; social integration of the elderly; social representations about the elderly and old age; behavioral changes of the elderly in society; and studies related to physical activities and the elderly. Presented are some possible relationships of these topics to a group of Brazilian master swimmers.
Key words: Older individuals; social representations; physical activity; physical education
Motriz Jun-Dez 2000, V.6 n.2, p.65-73
A Perspectiva Docente sobre a Educação Física dos Cursos Superiores da
Universidade Federal de São Carlos TEXTO COMPLETO / FULL TEXT
Helion Massami Iza
Luiz Gonçalves Junior
Universidade Federal de São Carlos
Resumo: Objetivamos neste estudo a compreensão da educação física para os cursos superiores da Universidade Federal de São Carlos na perspectiva docente. Para tal, a trajetória metodológica adotada foi a da fenomenologia. Coletamos discursos de seis docentes que ministraram a disciplina práticas esportivas na universidade a partir da questão: Qual o significado da práticas esportivas na Universidade Federal de São Carlos para você? Na construção dos resultados identificamos que a disciplina práticas esportivas necessita ser reestruturada por apresentar problemas relativos à organização, ao tempo de realização e aos objetivos. Estes problemas foram devido a forma autoritária da implantação da educação física nos cursos superiores na década de 70 e ao modo pouco adequado como ela tem sido desenvolvida na educação básica.
Palavras chaves: Educação física no 3º grau; práticas esportivas; fenômeno situado.
An Analysis of Physical Education and Sports Courses at the Federal University of São Carlos.
Abstract:: The objective of this study was to examine, through an educational perspective, the status of physical education and sports courses at the Federal University of São Carlos. The phenomenology used was the methodological approach. The responses were recorded from six university teachers who are in charge of teaching the physical education and sports courses. They were asked, "What do ‘sports courses’ mean to you?" The results indicated that these courses need to be restructured. Problems were identified relating to organization, time of accomplishment and objectives, the authoritarian way in which the course was implemented in the graduate programs in the 70s, and to the fact that physical education has not been well developed in basic education.
Key words: physical education; graduate courses, sports for all; phenomenology
Motriz Jun-Dez 2000, V.6 n 2, p.75-80
O Bom Professor de Educação Física: Visão do Estado, Visão do Aluno TEXTO COMPLETO / FULL TEXT
Fernanda Barroso Beltrão
Nilza Magalhães Macário
Universidade Castelo Branco
Resumo: Através de estudo de caso, trabalha-se a visão do Estado e a visão do aluno sobre o significado do "bom professor", em Educação Física. Opiniões de alunos de duas universidades, uma pública e outra privada e os padrões de qualidade para oferta de curso (MEC/SESu/CEEF) foram utilizadas para descrever, analisar e fazer considerações a respeito da percepção sobre o professor de Educação Física. Os resultados enfatizam o quanto e como, nas visões Estado/aluno respectivamente delineiam preocupações. A importância deste estudo está na provocação—baseada nas informações aqui levantadas—que leva à reflexão sobre o papel do professor de educação física para o novo século.
Palavras chaves: Padrão de qualidade; significado; avaliação; "O Bom Professor"
State and Student Perceptions of ‘Good’ Physical Education Teachers
Abstract: The purpose of this paper is to discuss the teacher as one of the factors determining the quality of teaching. It focuses both on the viewpoints of the state and of the pupil, using one case study, an undergraduate course in physical education and its teacher. Opinions of students at two universities (one public and another private) about the meaning of "good" teacher provide the basis of the results with regard to the teacher. Additionally, a content analysis, based on a document offered by the Secretary for Higher Education (MEC/SESu), was performed on the course’s "patterns of quality." This paper invites educators of the 21st century to reflect on the importance of teacher quality.
Key words: Quality in education; higher education; physical activity; evaluation
Motriz Jun-Dez 2000, V.6 n.2, p.81-87
A Transformação da Visão de Corpo na Sociedade Ocidental TEXTO COMPLETO / FULL TEXT
Júlia Paula Motta de Souza Pinto
Adilson Nascimento de Jesus
Universidade Estadual de Campinas
Resumo: Este estudo propõe uma reflexão em torno da visão que o homem ocidental moderno tem de corpo e sua transformação ao longo do tempo. Aborda criticamente a transição da dualidade legada a nós desde Platão para um novo paradigma que fala da unidade, da inter-relação e da interdependência entre tudo e todos, conhecimento esse que, por sua vez, já repousa há milênios nos braços dos orientais.
Palavras chaves: Modernidade; Platão; corpo; sociedade oriental
The Transformation of Western Society’s Vision of the Body
Abstract: This study examines how modern Western man’s image of the body has changed throughout the years. We are slowly leaving Plato’s concept of "dualism" and changing to a new paradigm reflecting unity, an inter-relationship and inter-dependence amongst all things and people. This concept has been reflected in Eastern philosophies and civilizations for thousands of years. These observations, the result of bibliographic research by the author, are part of a master’s thesis paper in progress.
Key words: Modernity; Plato; body; Eastern society
Motriz Jun-Dez 2000, V.6 n.2, p.89-96
PONTOS DE VISTA
A Competição na Educação Física Escolar TEXTO COMPLETO / FULL TEXT
Marcos Santos Ferreira
Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Motriz Jun-Dez 2000, V.6 n.2, p.97-100
As Olimpíadas de Sydney, o desempenho do Brasil e Algumas Implicações Pedagógicas TEXTO COMPLETO / FULL TEXT
Suraya Cristina Darido
Universidade Estadual Paulista
Motriz Jun-Dez 2000, V.6 n.2, p.101-106
A Educação Física na Sociedade Brasileira Atual e a Regulamentação da Profissão TEXTO COMPLETO / FULL TEXT
José Maria de Camargo Barros
Universidade Estadual Paulista
Motriz Jun-Dez 2000, V.6 n.2, p.101-106
RESENHAS
Talentosa - O que fazer? Oportunidades e Riscos da Ginástica Artística Feminina TEXTO COMPLETO / FULL TEXT
Monica Maria Viviani Brochado
Universidade Estadual Paulista
Motriz Jun-Dez 2000, V.6 n.2, p.111-112
Religiosidade Pós-Moderna na Cidade ou Urbanismo Pós-Moderno nas Religiões? TEXTO COMPLETO / FULL TEXT
Paula Rondinelli
Universidade Estadual Paulista
Motriz Jun-Dez 2000, V.6 n.2, p.113-114