MOTRIZ - Revista de Educação Física - UNESP

Volume 6, Número 1, junho/2000

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA

http://www.rc.unesp.br/ib/efisica/motriz/revista.htm


SUMÁRIO

 

Assimetrias Laterais em Ações Motoras: Preferência Versus Desempenho

Luis Augusto Teixeira

Rejane Paroli .................................................................................................................................................................... 1

 

Análise dos Efeitos Quantitativos e Qualitativos de um Programa de Educação Física sobre a

Flexibilidade do Quadril em Indivíduos Com Mais de 60 Anos

Linda Massako Ueno, Silene Sumire Okuma, Maria Luiza Miranda

Wilson Jacob Filho e Linda Lee Ho............................................................................................................................ 8

 

Efeito da Experiência Atlética e de Diferentes Grupos Musculares na Percepção de Força

Renato de Moraes, Eliane Mauerberg-deCastro e Juliana Schuller............................................................... 17

 

Ponto de Vista

 O “Tie Break” Como Fator de Dificuldade na Aprendizagem das Habilidades Motoras do

Voleibol em Indivíduos Praticantes da Categoria Mirim

Guilherme Locks Guimarães........................................................................................................................................ 27

 

Ponto de Vista

Uma Alternativa de Conteúdo para um Programa de Iniciação à Ginástica Artística:

A Experiência do Canadá

Myrian Nunomura ......................................................................................................................................................... 31

 

Revisão de livro.................................................................................................... 35

 

Anúncios........................................................................................................................................................................... 37

             

Normas de publicação ............................................................................................................................................... 41

 

Editorial

A cada dois anos a Revista Motriz, tem sua Comissão Editorial renovada, através da inscrição de voluntários e posterior indicação dos seus membros do Comissão pelo Conselho do Departamento de Educação Física – IB – UNESP, Câmpus de Rio Claro e, através deste processo uma nova Comissão assumiu a responsabilidade pela revista.  Em nome do Departamento, agradecemos e congratulamo-nos com a Comissão anterior pelo trabalho realizado. Temos certeza de que a Comissão recentemente empossada e responsável pelo destino da Revista Motriz pelos próximos dois anos, não poupará esforços na direção de crescimento constante do periódico.  Sabemos que as dificuldades a serem superadas são e continuarão a ser numerosas, mas a dedicação, o altruísmo e a confiança na importância dos objetivos da Revista para a comunidade acadêmica e profissional de Educação Física, e o respeito ao que já foi realizado anteriormente constituirão a força motriz constante para a aceitação e suplantação de tais desafios.  Nesta busca de crescimento constante algumas ações já estão sendo tomadas/planejadas pela Comissão: novas normas de publicação, novo visual da capa, busca de maior número de assinantes, maior visibilidade no meio acadêmico, busca de fomento, inclusão da revista em banco de dados para acesso eletrônico on line. Estas e outras medidas, por certo aumentarão ainda mais o conceito da Motriz no cenário acadêmico.

Este número da Motriz inclui três artigos originais de pesquisa versando temas atuais da área de motricidade humana. Um primeiro trabalho comparou e correlacionou um índice de preferência manual ao índice de assimetria de desempenho em três tarefas motoras; um segundo examinou o efeito do Programa Autonomia para a Atividade Física da EEF-USP sobre a flexibilidade através de uma análise quantitativa e qualitativa e, um terceiro estudo objetivou verificar se diferentes níveis de sensibilidade e acurácia na percepção de força podem estar relacionados à experiência atlética e verificar sea acurácia depende do tipo de grupo muscular usado durante diferentes tarefas psicofísicas de percepção de força. O volume ainda é enriquecido por dois artigos da categoria Ponto de Vista intitulados como: O "tie break" como fator de dificuldade na aprendizagem das habilidades motoras do voleibol em indivíduos praticantes da categoria mirim e, Uma alternativa de conteúdo para um programa de iniciação à ginástica artística: a experiência do Canadá. Congratulamo-nos com os autores com a certeza de que seus trabalhos trarão significativa contribuição para os leitores e para o conhecimento do movimento humano.

A revista Motriz é um órgão de divulgação do Departamento de Educação Física, IB, UNESP, câmpus de Rio Claro. A Motriz foi criada para atender às necessidades de divulgação e discussão da produção científica e de assuntos relacionados à ciência da Motricidade Humana. A Motriz tem como filosofia contribuir para o desenvolvimento do conhecimento nas ciências do movimento humano. A Motriz aceita a submissão de manuscritos de profissionais e pesquisadores de diferentes áreas como educação física e esportes, fisioterapia, educação especial, psicologia e outras cujos manuscritos tenham perfis direcionados à ciência da Motricidade Humana ou pertinentes aos interesses dos leitores da Motriz. Cabe ao Conselho Editorial da Motriz decidir sobre a pertinência da colaboração.

Prof. Dr. Sebastião Gobbi

Chefe do Departamento de Educação Física

 

Assimetrias Laterais em Ações Motoras: Preferência Versus Desempenho TEXTO COMPLETO / FULL TEXT

Luis Augusto Teixeira e Rejane Paroli

Universidade de São Paulo

Resumo: Assimetrias em preferência lateral freqüentemente são tratadas como sinônimo de dominância lateral, conceito que expressa a supremacia de desempenho com um membro corporal em relação ao membro contralateral homólogo. O conceito de dominância lateral, por sua vez, traz usualmente inserida a concepção de que assimetrias laterais são prescrições que fazem parte do código genético, sendo assim pouco influenciáveis por fatores ambientais. Nesta investigação um índice de preferência manual foi comparado e correlacionado ao índice de assimetria de desempenho em três tarefas motoras: (a) toques repetidos em máxima velocidade, (b) controle de força manual, e (c) posicionamento linear do braço. Os resultados mostraram que as assimetrias de preferência foram consideravelmente maiores do que as assimetrias de desempenho. As comparações entre os desempenhos com as mãos preferida e não-preferida em cada tarefa não indicou diferença significativa para controle de força e posicionamento linear do braço, mas superioridade consistente de desempenho com a mão preferida na tarefa de toques repetidos. Além disso, não foram encontradas correlações entre assimetria lateral de preferência e de desempenho nem entre os próprios índices de assimetria de desempenho, o que mostra que as diferenças de performance entre as mãos são específicas à tarefa e não podem ser preditas a partir da preferência lateral. Tais resultados sugerem a participação de fatores ambientais na determinação da dominância lateral.

Palavras chaves: dominância lateral, preferência lateral, lateralidade, assimetrias laterais

Abstract: "Lateral Asymmetries In Motor Actions: Preference Versus Performance." Asymmetries in lateral preference are frequently treated as a synonym for lateral dominance, a concept that expresses the supremacy of performance with a limb over the contralateral homologous limb. This concept usually also implies that lateral asymmetries are rarely affected by environmental factors. In this investigation the index of manual preference was compared and correlated to the index of performance asymmetry on three motor tasks: (a) repeated tapping, (b) manual force control, and (c) linear arm positioning. The results showed that lateral preference asymmetries were considerably higher than performance asymmetries. Between-hand comparison for each task did not indicate significant differences for force control and arm positioning, but consistent superiority of performance with the preferred hand for repeated tapping. Furthermore, no significant correlations were found either between preference and performance asymmetries or between indexes of performance asymmetry. This indicates that the observed asymmetry of performance is task-specific and cannot be predicted from a general quotient of lateral preference. Such results suggest the participation of environmental factors in the determination of lateral dominance.

Key words: lateral dominance, laterality, lateral asymmetries, handedness

Motriz Jan-Jun 2000, Vol. 6 n. 1, pp. 1-8

 

Análise dos Efeitos Quantitativos e Qualitativos de um Programa de Educação Física sobre a Flexibilidade do Quadril

em Indivíduos Com Mais de 60 Anos TEXTO COMPLETO / FULL TEXT

Linda Massako Ueno

Universidade de Kyoto

Universidade de São Paulo

Silene Sumire Okuma

Universidade de São Paulo

Maria Luiza Miranda

Universidade São Judas Tadeu

Universidade de São Paulo

Wilson Jacob Filho

Linda Lee Ho

Universidade de São Paulo

Resumo: Pesquisas recentes têm mostrado que a baixa flexibilidade está associada à perda das funções em várias atividades da vida diária (AVDs) e pode ser uma das causas de dependência motora em indivíduos idosos. Neste sentido, o Programa Autonomia para a Atividade Física da Escola de Educação Física e Esportes da Universidade de São Paulo tem como proposta o ensino de uma prática motora permanente, inserida no cotidiano dos participantes. O programa inclui exercícios de alongamento e a aprendizagem sobre a flexibilidade. Para sabermos se o programa foi adequado para promover alterações nesta capacidade, realizamos este estudo, cujo o objetivo foi examinar seu efeito sobre a flexibilidade através de uma análise quantitativa e qualitativa. Participaram do programa 38 pessoas com mais de 60 anos, sendo 25 mulheres (idade média = 66,1 ± 4,1) e 13 homens (idade média = 68,4 ± 5,7). Este tinha duas sessões por semana de 90 minutos nas quais desenvolvia-se não somente a flexibilidade, mas todas as capacidades físicas, habilidades motoras, ritmo, restruturação corporal e informações teóricas. A análise quantitativa, que foi feita através de medidas obtidas no teste de sentar e alcançar, indicou que esta capacidade diminuiu após 12 meses de programa para ambos os sexos. A ausência de um grupo controle, critérios na seleção da amostra e controle da intensidade do exercício podem ter conduzido este resultado. A análise qualitativa, realizada através de um questionário referente às dificuldades para a realização das AVDs e sensações relacionadas à elas, revelou que os participantes tiveram, ao final do programa, menos dores e melhor qualidade na movimentação cotidiana, o que é indicativo de aumento de bem-estar físico dos sujeitos participantes do programa. Existe a necessidade de futuros estudos aplicando elementos da metodologia da pesquisa para uma melhor análise quantitativa.

Palavras chaves: Idosos, AVDs, programa de exercício, flexibilidade

"Quantitative And Qualitative Analysis About Effects Of Physical Education Program On Hip Flexibility In Adults Over 60 Years Old."

Abstract: Recent research has shown that lower levels of flexibility are associated with loss of function to perform activities of daily living (ADL) and also are related to physical dependence in older adults. As a result, the School of Physical Education and Sports at the University of São Paulo (USP) has developed the Autonomy Physical Activity Program to help educate older adults about permanent motor practices that can be utilized from day-to-day. These activities include stretching exercises and information about developing and maintaining flexibility. In the present study, we attempt to evaluate—through quantitative and qualitative analyses—the extent to which this program can adequately improve this capacity. The participants of the program include 38 subjects: 25 females (aged 66.1 ± 4.1) and 13 males (aged 68.4 ± 5.7). The group participated in a 12-month exercise program, with 90-minute sessions held twice a week. Each session was designed not only to enhance flexibility, but also to address a full range of physical capacities, motor abilities, rhythm, and body restructuring. Theoretical information also was presented. Flexibility was determined qualitatively through the use of a sitting and reaching test. These results revealed that subjects experienced a decrease in capacity after participating in the program for 12 months. The absence of a control group, stratified random sampling, and control of exercise intensity can lead to these results. In addition, a qualitative analysis was performed using a questionnaire about subjects’ perceptions and difficulties in performing ADL. Results revealed that the exercise program led to a decrease in subjects’ perception of pain, which increased facility in their daily living movements and increased the well being in the subjects who participated in the program. There is a need for future studies using methodological research for quantitative analysis.

Key words: Older adults, ADL, exercise program, flexibility

Motriz Jan-Jun 2000, Vol. 6 n. 1, pp. 9-16

Efeito da Experiência Atlética e de Diferentes Grupos Musculares na Percepção de Força TEXTO COMPLETO / FULL TEXT

Renato de Moraes

Universidade Federal de São Carlos

Eliane Mauerberg-deCastro

Juliana Schuller

Universidade Estadual Paulista

Resumo: O objetivo do presente estudo foi verificar se diferentes níveis de sensibilidade e acurácia na percepção de força podem estar relacionados à experiência atlética e verificar se a acurácia depende do tipo de grupo muscular usado durante diferentes tarefas psicofísicas de percepção de força. Os sujeitos atletas (GA) e sedentários (GS) produziram e estimaram magnitudes de força através de: 1. pressionar manualmente um dinamômetro (DM); 2. erguer pesos na posição supino (SU) e 3. empurrar pesos na posição sentada (LP). Os resultados mostraram que GA e GS têm estilos diferentes de percepção de força. GS percebeu magnitudes de pesos mais próximas da escala real usada na tarefa LP. GA mostrou uma superconstância em ambas as tarefas SU e LP. Subconstância foi comum para ambos os grupos na tarefa DM. O GA tendeu a superestimar as magnitudes terminais dos pesos levantados nas tarefas SU e LP e demonstrou pouca sensibilidade às mudanças de baixa intensidade.

Palavras chaves: percepção de força, experiência atlética, grupo muscular, tarefas psicofísicas

"Effects of Athletic Experience and Muscle Groups on Force Perception."

Abstract: The purpose of this study was to verify whether or not different levels of sensitivity and accuracy of force perception would be related to athletic experience and to verify whether or not accuracy depends on type of muscle groups used during different psychophysical tasks of force perception. Subjects with athletic experience (GA) and sedentaries (GS) produced and estimated magnitudesof force by: 1. pressing manually a dynamometer (DM); 2. arm lifting in a supine position (SU) and 3. leg pressing in a sitting position (LP). Results showed that GA and GS groups had different styles of force perception. The GS perceived magnitudes of weights closer to the real scale used in the LP task. The GA exhibited superconstancy during both SU and LP tasks. Underconstancy was common for both groups in the DM task. The GA tended to overestimate the terminal magnitudes of lifted weights in the SU and LP tasks. However, they were not very sensitive to changes of weights of low intensity.

Key Words: force perception, athletic experience, muscle group, psychophysical tasks

Motriz Jan-Jun 2000, Vol. 6 n. 1, pp. 17-26

PONTO DE VISTA

O "Tie Break" Como Fator de Dificuldade na Aprendizagem das Habilidades Motoras do Voleibol em Indivíduos

Praticantes da Categoria Mirim TEXTO COMPLETO / FULL TEXT

Guilherme Locks Guimarães

Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Motriz Jan-Jun 2000, Vol. 6 n. 1, pp. 27-30

Uma Alternativa de Conteúdo para um Programa de Iniciação à Ginástica Artística:

A Experiência do Canadá TEXTO COMPLETO / FULL TEXT

Myrian Nunomura

Universidade de São Paulo

Motriz Jan-Jun 2000, Vol. 6 n. 1, pp. 31-34

Aprendizagem motora: Conceitos e explicações TEXTO COMPLETO / FULL TEXT

Por Luiz Augusto Teixeira