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MOTRIZ - Revista de Educação Física - UNESP Volume 5, Número 2, dezembro/1999 UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA |
SUMÁRIO
ARTIGOS
FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO
A Educação Física e as práticas corporais alternativas: a produção científica do Curso de Graduação em
Educação Física da UNESP - Rio Claro de 1987 a 1997........................................................................................................................................... 131
Sara Quenzer Matthiesen
EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
Educação Física no ensino médio: reflexões e ações................................................................................................................................................... 138
Suraya Cristina Darido, Zenaide Galvão, Lilian Ap. Ferreira e Giovanna Fiorin
FISIOLOGIA DO EXERCÍCIO
Efeitos do exercício físico crônico sobre as proteínas do diafragma de ratos diabéticos.................................................................................. 146
Eliete Luciano e Maria Alice Rostom de Mello
Efeitos da desnutrição intra-uterina e da recuperação nutricional sobre respostas metabólicas ao exercício
crônico em ratos jovens...................................................................................................................................................................................................... 152
Márcio Pereira da Silva, Eliane Stevanato, Veridiana M. Moreira, Marcelo Porto e Maria Alice R. de Mello
DANÇA, ESPORTE, RECREAÇÃO E LAZER
Atitude de trabalhadores quanto à prática da atividade física no tempo livre................................................................................................... 160
Silvia Deutsch
A expressividade na dança: visão do profissional..................................................................................................................................................... 168
Maria Graziela Mazziotti Soares da Silva e Gisele Maria Schwartz
I Congresso Internacional de Educação Física e Motricidade Humana
VII Simpósio Paulista de Educação Física
" A Educação Física no século XX: faces e fases "
Biomecânica e controle motor aplicado no estudo de disfunções motoras.......................................................................................................... 178
Gil Lúcio Almeida
"O divertimento e a dor" Como é possível curar o corpo, recuperando o espírito, na nova era?................................................................... 183
Leila Amaral
As iogas como cultura alternativa................................................................................................................................................................................. 189
Maria Macedo Barroso
Esporte e Cultura: movimento e criação....................................................................................................................................................................... 194
Wolfgang Tiedt
História, Gênero e Sexualidade: a "higiêne do amor" no discurso do médico dos anos vinte, no Brasil.................................................. 199
Margareth Rago
Esporte, Educação Física e Atividade Física para populações especiais no século XX .............................................................................. 199
Marli Nabeiro
A relatividade dos estados estáveis no processo de aquisição de habilidades motoras............................................................................... 201
Edison de Jesus Manoel
ERRATA
Consciência Corporal - A chave para o aprendizado e melhoria dos movimentos na hidroginástica........................................................ 202
Marco A. Coelho Bortoleto, Roberto A. de Campos Barion e Adriana Cristina Ramos
RESUMOS DE DISSERTAÇÃO E TESE
Potência aeróbica máxima, frequência cardíaca e capacidade vital em ambientes normo e hiperbárico..................................................... 203
Carlos Alberto Moreira
Educação Física e o ensino médio: analisando um processo de aprendizagem profissional......................................................................... 204
Irene C. Rangel Betti
Efeitos da atividade física, em pacientes diabéticos................................................................................................................................................. 205
Eduardo Silveira Netto
Atitude declarada dos idosos quanto a prática de atividade física e exercícios............................................................................................... 205
Deolinda Maria Costa
CARTA
Carta aos leitores.............................................................................................................................................................................................................. 206
EDITORIAL
Este número da revista MOTRIZ traduz mais uma vez a dedicação da Comissão Editorial em apresentar à comunidade de Educação Física um trabalho de alta qualidade que sem dúvida será muito proveitoso aos leitores.
Os artigos publicados retratam a riqueza de temas que caracterizam a nossa área de conhecimento. Inicia-se com uma abordagem filosófica das chamadas práticas corporais alternativas, tema que a Educação Física tem urgência em sistematicamente incorporar uma discussão crítica. Estimula a reflexão sobre a Educação Física Escolar, prática da atividade motora na empresa. Verifica os efeitos do exercício sobre componentes nutricionais de e metabolismo. Numa Segunda parte da revista são publicados sete dos temas que compuseram o I Congresso Internacional de Educação Física e Motricidade e VII Simpósio Paulista de Educação Física. Estes artigos são uma mostra do tema dos eventos "Educação Física no século XX: Faces e Fases" - dentro do qual, conforme relato da Comissão Organizadora, buscou-se "indagar o passado com as questões que o presente nos impõe, uma reflexão sobre a profissão e seu papel histórico e quais serão os próximos passos. Estimular a reflexão sobre a produção acadêmica e as manifestações culturais voltadas para o corporeidade, neste século" O presente volume é composto por quatro resumos de dissertação/teses e uma carta. Como chefe do Departamento de Educação Física congratulo-me também com os autores pela qualidade deste volume.
Prof. Dr. SEBASTIÃO GOBBI
Chefe do Depto. de Educação Física
A EDUCAÇÃO FÍSICA E AS PRÁTICAS CORPORAIS ALTERNATIVAS: A PRODUÇÃO CIENTÍFICA DO CURSO DE GRADUAÇÃO
EM EDUCAÇÃO FÍSICA DA UNESP - RIO CLARO DE 1987 a 1997 TEXTO COMPLETO / FULL TEXT
Sara Quenzer Matthiesen
RESUMO
A relação entre a Educação Física e as práticas corporais alternativas não é nova. Embora existam diferentes evidências para a constatação de tal afirmativa, esta pesquisa procurou analisar uma em particular, ou seja, a produção científica do Curso de Graduação em Educação Física da UNESP - Campus de Rio Claro, no que diz respeito aos trabalhos de formatura produzidos pelos alunos no período de 1987-1997. Objetivando a organização bibliográfica desse material que envolve a discussão em torno das práticas corporais alternativas no referido Curso de Educação Física, essa fase da investigação esteve centralizada no teor das pesquisas realizadas pelos futuros formandos. Os dados foram coletados ano a ano, sendo ressaltados os trabalhos em que a preocupação principal consistiu numa análise voltada para métodos de educação do corpo considerados alternativos ¾ como a Antiginástica de Thérèse Bertherat, a Eutonia de Gerda Alexander, o Método Feldenkrais de Moshe Feldenkrais, entre outros ¾ e termos comumente utilizados neste meio ¾ como consciência corporal, expressão corporal etc. Grosso modo, constatou-se que os trabalhos de formatura produzidos ao longo desses dez anos, que refletem temáticas pertinentes às práticas corporais alternativas como objeto de investigação, apontam ora para um questionamento quanto à possibilidade de absorção das práticas corporais alternativas pela Educação Física e pelo conteúdo por ela tradicionalmente desenvolvido, ora para sua incorporação, explícita no ideário teórico-prático dos alunos do curso.
EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO MÉDIO: REFLEXÕES E AÇÕES TEXTO COMPLETO / FULL TEXT
Suraya Cristina Darido, Zenaide Galvão, Lilian Aparecida Ferreira e Giovanna Fiorin
RESUMO
O presente estudo procurou analisar alguns aspectos concernentes ao ensino da Educação Física no ensino médio; o horário da disciplina dentro do currículo da escola, as dificuldades enfrentadas pelos professores e os pedidos de dispensas das aulas. Para atingir tais propósitos, 30 professores do interior do Estado de São Paulo foram consultados através de um questionário. Os resultados deste estudo mostraram que os professores entendem que a Educação Física deva ser conduzida no mesmo período das demais disciplinas, pois facilita a democratização do acesso dos alunos, que as maiores dificuldades dos professores residem na falta de interesse dos alunos do ensino médio e da falta de habilidade dos mesmos e, quanto ao número de pedidos de dispensa, com a disciplina no mesmo horário das demais, este número gira em torno de 6% dos alunos matriculados no ensino médio.
EFEITOS DO EXERCÍCIO FÍSICO CRÔNICO SOBRE AS PROTEÍNAS NO DIAFRAGMA
DE RATOS DIABÉTICOS TEXTO COMPLETO / FULL TEXT
Eliete Luciano e Maria Alice Rostom de Mello
RESUMO
Este trabalho teve por objetivo avaliar os efeitos do exercício físico crônico sobre as proteínas totais em organismos diabéticos. Foram utilizados ratos machos adultos Wistar distribuídos em Controle Sedentário (CS), Controle Treinado (CT), Diabético Sedentário (DS) e Diabético Treinado (DT). O diabetes foi induzido por aloxana (30mg/kg p.c.-i.v.). O treinamento consistiu em natação a 32 ± 1oC, 1h/dia, 5 dias/semana, durante 4 semanas. Ao final do experimento os ratos foram sacrificados por decapitação com coleta de sangue para dosagem de glicose, insulina, proteínas totais e albumina e tecidos para análise de glicogênio, proteínas totais e DNA. O diabetes reduziu os níveis de insulina circulantes e o teor de proteínas totais no diafragma, e aumentou a glicemia e as reservas de glicogênio no coração. O treinamento reduziu a hiperglicemia, manteve a hipoinsulinemia e restaurou os teores de proteínas no diafragma dos diabéticos. Portanto, o protocolo de treinamento físico utilizado melhorou alguns aspectos do quadro do diabetes experimental.
EFEITOS DA DESNUTRIÇÃO INTRA-UTERINA E DA RECUPERAÇÃO NUTRICIONAL SOBRE RESPOSTAS METABÓLICAS
AO EXERCÍCIO CRÔNICO EM RATOS JOVENS TEXTO COMPLETO / FULL TEXT
Márcio Pereira da Silva, Eliane Stevanato, Veridiana Mota Moreira, Marcelo Porto e Maria Alice R. de Mello
RESUMO
A desnutrição ainda representa um grave problema para muitos países em desenvolvimento, a exemplo do Brasil. Neste estudo procuramos evidenciar os efeitos da aplicação de uma dieta normoprotéica e/ou da atividade física na recuperação de padrões fisiológicos normalmente alterados em animais submetidos a um quadro de desnutrição. Com este propósito, foram avaliados ratos jovens separadas em três grupos, conforme a dieta recebida: recuperados[hipoprotéica (6% proteína) da vida intra-uterina à lactação, e normoprotéica (17% proteína) do desmame aos 70 dias de idade], desnutridos [hipoprotéica na vida intra-uterina e pós-natal, até os 70 dias de idade], e controles [normoprotéica na vida intra-uterina e pós-natal, até os 70 dias de idade). A partir dos 30 dias de idade, em cada grupo, parte dos animais foi submetida à natação (60 min/dia, 5 dias/semana, por 40 dias). Os resultados, mostrando maiores teores de glicogênio hepático e menores teores de AGL séricos e ingestão alimentar para os animais exercitados do que para os sedentários, indicam a eficácia do protocolo de treinamento. Os valores mais baixos de glicose, proteínas totais e insulina circulantes e de peso corporal dos animais mantidos com a dieta hipoprotéica durante todo o experimento em relação àqueles mantidos com a dieta normoprotéica mostram a eficácia da dieta deficiente em proteína em produzir sinais de desnutrição. A recuperação nutricional promovida pela administração da dieta normoprotéica aos animais inicialmente submetidos a dieta hipoprotéica foi incompleta, visto que foi ineficaz em restaurar os níveis de insulina circulante e o peso corporal aos valores controles. A desnutrição precoce e a posterior recuperação nutricional não inferiram nas respostas bioquímicas ao treinamento físico avaliadas.
ATITUDE DE TRABALHADORES QUANTO À PRÁTICA DA ATIVIDADE FÍSICA NO TEMPO LIVRE TEXTO COMPLETO / FULL TEXT
Silvia Deutsch
RESUMO
Este estudo tem por objetivo identificar as atitudes de trabalhadores de indústrias têxteis em relação à prática da atividade física no tempo livre. Foram consideradas as variáveis sexo, faixa etária, nível de escolaridade, faixa salarial sendo feita uma correlação entre a atitude e o comportamento apresentado. A revisão de literatura enfoca aspectos relacionados à atitude e a importância da prática da atividade física. Para coleta dos dados foram utilizados dois instrumentos: um questionário contendo uma escala tipo Likert para medida de atitudes e um questionário para obtenção de informações pessoais dos trabalhadores. Foi utilizado um teste não-paramétrio. O qui-quadrado (X2) foi utilizado para análise discriminativa na verificação do nível de significância nas relações ao nível de p = 0.05. A análise dos dados leva a concluir que os trabalhadores das indústrias têxteis de Americana possuem uma atitude favorável em relação à prática da atividade física no tempo livre. Os homens apresentaram uma atitude mais favorável que as mulheres. Fatores como idade, nível de escolaridade e faixa salarial não apresentaram interferência nesta atitude. O estudo possibilitou também a conclusão de que existe uma correlação positiva entre a atitude dos trabalhadores em relação a atividade física e a sua prática.
A EXPRESSIVIDADE NA DANÇA: VISÃO DO PROFISSIONAL TEXTO COMPLETO / FULL TEXT
Maria Graziela Mazziotti Soares da Silva e Gisele Maria Schwartz
RESUMO
Este estudo, de natureza qualitativa, teve como objetivo verificar como o conteúdo expressivo é inserido em aulas de dança em academias, na visão dos profissionais da área e foi desenvolvido em duas etapas, sendo a primeira uma revisão de literatura sobre as definições, procedimentos pedagógicos e objetivos relativos às temáticas da dança e expressividade, e a segunda referente a uma pesquisa exploratória, utilizando-se como instrumento um questionário com perguntas abertas, aplicado aos professores de dança das academias da Cidade de Rio Claro, S.P. Os dados coletados foram analisados descritivamente, através de análise de conteúdo e indicam que a expressividade fica em segundo plano, em função de uma possível prioridade dada ao trabalho técnico, indicando uma dissonância entre a atitude positiva dos próprios profissionais em relação à aceitação do valor da expressividade na dança, e a ação pedagógica, na qual é observada a ausência de trabalho especificamente expressivo.
I CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA E MOTRICIDADE HUMANA VII SIMPÓSIO PAULISTA DE EDUCAÇÃO FÍSICA "A EDUCAÇÃO FÍSICA NO SÉCULO XX: FACES E FASES" 29 de abril a 2 de maio de 1999 Departamento de Educação Física - IB - UNESP/Rio Claro |
A EDUCAÇÃO FÍSICA NO SÉCULO XX: faces e fases TEXTO COMPLETO / FULL TEXT
Gil Lúcio Almeida
"O DIVERTIMENTO E A DOR" como é possível curar o corpo, recuperando o espírito, na Nova Era? TEXTO COMPLETO / FULL TEXT
Leila Amaral
RESUMO
A partir de alguns exemplos etnográficos de práticas rituais da Nova Era, com forte apelo corporal e fins terapêuticos, o que se pretende examinar neste artigo é a relação entre a cura do corpo e o estilo Nova Era de lidar com a espiritualidade. A "cura" é entendida, nesse caso, em seu sentido mais amplo: a restauração da saúde na Terra, concebida como a "grande reconciliação". De acordo com essa concepção, a "doença" e o "medo" que a acompanha são provocados pela "ilusão da separação" e seus efeitos perversos no mundo físico, emocional, social e planetário e os males da modernidade proviriam dessa alienação do 'ego' dos outros planos da existência. Por isso, o processo de cura, na espiritualidade Nova Era, inicia-se a partir de um esforço pessoal em busca de uma unidade metafísica última, através de rituais denominados "vivências", nas quais o "divertimento" e a "dor" apresentam-se como condições eficazes e provocadoras da transformação requerida contra o sentido hegemônico de poder.
AS IOGAS COMO CULTURA ALTERNATIVA TEXTO COMPLETO / FULL TEXT
Maria Macedo Barroso
RESUMO
Pretendo analisar neste artigo alguns momentos de apropriação das tradições hindus pelo Ocidente, ressaltando o caráter contracultural por eles assumidos desde finais do século XVIII, quando se constituiu o movimento Romântico. No caso específico das iogas, compreendê-las como parte daquilo que se convencionou chamar de "cultura alternativa" implica em percebê-las como mais do que uma mera ginástica, conhecida sobretudo pelos bons resultados que proporciona em termos de postura física e diminuição do stress, e situá-la no quadro mais amplo das práticas religiosas que acionam o corpo como via de acesso privilegiada para a experiência do sagrado. É exatamente esta dimensão da corporalidade, da qual não se excluem aspectos psicológicos, que explica, por sua vez, a afinidade das iogas com as propostas presentes em grande parte dos assim chamados "novos movimentos religiosos", para os quais a associação entre as dimensões do físico, do psicológico e do espiritual parecem ser uma marca, em grande parte herdada das religiosidades orientais.
ESPORTE E CULTURA: MOVIMENTO E CRIAÇÃO TEXTO COMPLETO / FULL TEXT
Wolfgang Tiedt
HISTÓRIA, GÊNERO E SEXUALIDADE: a "higiene do amor" no diacurso médico dos anos vinte, no Brasil TEXTO COMPLETO / FULL TEXT
Margareth Rago
ESPORTE, EDUCAÇÃO FÍSICA E ATIVIDADE FÍSICA PARA POPULAÇÕES ESPECIAIS NO SÉCULO XX TEXTO COMPLETO / FULL TEXT
Marli Nabeiro
A relatividade dos estados estáveis no processo de aquisição de habilidades motoras TEXTO COMPLETO / FULL TEXT
Edson de Jesus Manoel
Potência aeróbica máxima, frequencia cardíaca e capacidade vital em ambientes norme e hiperbárioco TEXTO COMPLETO / FULL TEXT
Carlos Alberto Moreira
Educação Física e o ensino médio: analisando um processo de aprendizagem profissional TEXTO COMPLETO / FULL TEXT
Irene C. Rangel Betti
Efeitos da atividade física, em pacientes diabéticos TEXTO COMPLETO / FULL TEXT
Eduardo Silveira Netto
Atitude declarada dos idosos quanto a prática de atividade física e exercícios TEXTO COMPLETO / FULL TEXT
Deolinda Maria Costa
CARTA AO LEITOR (A)
"A Comissão Organizadora do I Congresso Internacional de Educação Física e Motricidade Humana e VII Simpósio Paulista de Educação Física, acatando recomendação da Comissão Científica, através deste comunicado, torna público a retirada do prêmio concedido ao trabalho intitulado "Educação Física e a Cultura: uma Ontologia das Práticas Corporais", na categoria de Temas Livres Premiados (Área: Sociologia e Cultura: sub-área: Sociologia, História e Filosofia da Motricidade Humana; publicado neste periódico, volume 5, número 1, junho de 1999, p. 67-71), pelo não cumprimento das normas estabelecidas no Regulamento e Instrução aos Autores".
Comissão Organizadora do I Congresso Internacional de Educação Física e Motricidade Humana e VII Simpósio Paulista de Educação Física