MOTRIZ - Revista de Educação Física - UNESP

Volume 3, Número 2, Dezembro/1997

Telefone (019) 3526.4305   FAX (019) 3526.4321

http://www.rc.unesp.br/ib/efisica/motriz/revista.htm


SUMÁRIO

 

ARTIGOS

 APRENDIZAGEM E CONTROLE MOTOR

Restrições ambientais no arremesso de ombro.......................................................................................................................................... 65

Ana Maria Forti Barela  e  José Angelo Barela

 

TEORIA DA EDUCAÇÃO FÍSICA

Perspectivas e tendências da relação teoria e prática na Educação Física........................................................................................ 73

Markus Vinícius Nahas  e  Maria Fermínia Luchtemberg de Bem

 

FISIOLOGIA DO EXERCÍCIO

Avaliando relações entre saúde coletiva e atividade física: aspectos normativos e aplicados

do Treinamento Físico Militar Brasileiro................................................................................................................................................. 80

Edgard Matiello Júnior  e  Aguinaldo Gonçalves

 

Validade do teste de Wingate para a avaliação da performance em corridas de 50 e 200 metros............................................... 89

Benedito Sérgio Denadai, Luís G. Antonoacci Gugliemo e Mara Lucy D. Ruiz Denadai

 

ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO FÍSICA

O perfil administrativo adequado a uma instituição desportiva em relação aos princípios teóricos da administração..... 95

Paulo Lanes Lobato  e  Everton de Castro Vitorino

 

DANÇA, ESPORTE, RECREAÇÃO E LAZER

Linguagem corporal de expressão da criatividade e seu (des)envolvimento na Educação Física.......................................... 104

Gisele Maria Schwartz

 

EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR

História de vida: trajetória de uma professora de Educação Física................................................................................................ 108

Irene C. Rangel Betti e Maria da Graça Nicoletti Mizukami

 

RELATO DE EXPERIÊNCIA

Perspectivas ecológicas da Educação Corporal - Rumo à qualidade total de vida................................................................... 116

Ivana de Campos Ribeiro

 

PONTO DE VISTA

Idosos: Educação Física X Anti-Educação Física.............................................................................................................................. 123

Sebastião Gobbi

 

RESUMOS DE DISSERTAÇÃO E TESE

Cinética do fluxo sanguíneo no inicio de exercício moderado em idosos................................................................................... 126

Sebastião Gobbi

 

Tendências desenvolvimentistas no comportamento locomotor habilidoso em terrenos irregulares................................. 126

Lilian Teresa Bucken Gobbi

 

ERRATA

.......................................................................................................................................................................................................................... 128

 

EDITORIAL

A Revista Motriz tem o orgulho em apresentar o seu terceiro volume, em particular por estar associada a realização do VI Simpósio Paulista de Educação Física, outra demonstração do trabalho de grupo deste Departamento. Sendo assim esta Revista torna-se cada vez mais presente na leitura do profissional e estudante da Motricidade Humana. Esta associação com o VI Simpósio Paulista de Educação Física evidencia-se na apresentação dos temas livres premiados neste evento uma iniciativa de sua Comissão Organizadora. Desta forma os premiados, professores Bráulio Rodrigues de Almeida e Rubens Lombardi Rodrigues nos apresentam a prática da atividade física como fator primordial na prevenção da osteoporose dando ênfase quando ocorrem na adolescência e pré-adolescência e Elaine Cristina Vieira sobre a socialização como opção profissional e a representação na Educação Física.

Enfim, a Motriz apresenta: através de Victor Andrade de Melo, por que estudar a história da Educação Física e do esporte no curso de graduação e qual sua contribuição para prática e para a formação profissional geral e Glauco Nunes Souto Ramos apresenta uma análise do ensino na Universidade tendo como foco, o professor, meio de disseminação do conhecimento aos futuros profissionais. Monica Maria Viviani Brochado analisa a forma de movimento intervalado na corrida de velocidade e os efeitos sobre o lactato e a cinemática.

Com este conteúdo a Motriz leva o leitor novamente a refletir o homem em movimento e a profissão de educação física, que um dia questionamos que profissão é essa? Teoria ou Prática? Hoje contactamos com os avanços científicos e tecnológicos. O importante é estarmos neste número garantindo um espaço de bom nível para uma discussão cada vez mais profunda desta que é uma profissão, com teoria e prática.

Prof. Dr. MAURO GONÇALVES

Chefe do Depto. de Educação Física

 

RESTRIÇÕES AMBIENTAIS NO ARREMESSO DE OMBRO TEXTO COMPLETO / FULL TEXT

Ana Maria Forti Barela, José Angelo Barela

RESUMO

O objetivo desta investigação foi examinar as influências ambientais no padrão arremessar. Vinte sujeitos masculinos, com idade variando entre 10 e 12 anos de idade, foram filmados enquanto realizavam o arremesso em três diferentes condições ambientais: 4, 6 e 8 m distantes do alvo. Os níveis desenvolvimentais sugeridos por Roberton e Halverson (1984) foram utilizados para comparar a execução do arremesso nas três condições ambientais. Os resultados não indicaram qualquer diferença estatisticamente significativa nos níveis desenvolvimentais, quando os sujeitos foram agrupados, como resultado das mudanças ambientais. Entretanto, análises descritivas mostraram que a maioria dos sujeitos foi influenciada pelas mudanças ambientais. Mudanças nos níveis desenvolvimentais foram verificadas na maioria dos sujeitos e tais mudanças foram acompanhadas por variabilidade na execução da tarefa. Esses resultados foram discutidos a partir da perspectiva dos sistemas dinâmicos.

UNITERMOS: Restrições, Sistemas Dinâmicos, Desenvolvimento Motor, Arremesso de Ombro.

 

PERSPECTIVAS E TENDÊNCIAS DA RELAÇÃO TEORIA e Prática na Educação Física TEXTO COMPLETO / FULL TEXT

Markus Vinícius Nahas

RESUMO

Este artigo discute perspectivas da relação teoria-prática na Educação Física, apresentando, para tanto, as proposições de diversos autores que contribuíram para aprofundamento de questões acadêmicas, profissionais e da identidade desta área. Muitas das questões apresentadas derivam-se de exposições ocorridas no IV Simpósio Paulista de Educação Física, cujo tema Central foi Teoria e Prática em Educação Física. Destaca-se a caracterização ciência(s) - profissão (ões), a questão da competência profissional, a perspectiva da qualidade de vida no contexto da Educação Física e discute-se a relação teoria-prática frente a estas proposições.

UNITERMOS: Educação Física; Teoria e Prática; Ciência e Profissão

 

AVALIANDO RELAÇÕES ENTRE SAÚDE COLETIVA E ATIVIDADE FÍSICA: aspectos normativos e aplicados

do Treinamento Físico Militar brasileiro TEXTO COMPLETO / FULL TEXT

Edgard Matiello Júnior, Aguinaldo Gonçalves

RESUMO

Em âmbito internacional, populações militares vêm sendo tomadas como objeto privilegiado de estudo face a peculiaridades que apresentam, como facilidade de localização para seguimento e existência de características definidas por regras institucionais; contrariamente, referências a iniciativas nesse sentido são escassas em nosso meio. A partir de tais determinantes, procede-se ao estudo do Treinamento Físico Militar (TFM) do Exército brasileiro, buscando-se identificar, expressar e discutir aspectos mais diretamente afeitos a Aptidão Física Relacionada à Saúde. Os procedimentos adotados consistiram, no plano normativo, em elaborar-se revisão sistemática do respectivo instrumento técnico e, no nível aplicado, observar-se sua utilização prática em Unidade Militar, no caso o Tiro-de-Guerra 02-40, Sorocaba, S.P. A discussão e conclusões subsequentes tomam em conta aspectos mais gerais do TFM (como abrangência; comparações com programas de outras nações; adoção de bases da Teoria do Treinamento; objetivos; fundamentos e testes de avaliação física), quanto características observadas em sua implementação, como motivação, qualificação profissional na aplicação e resultados do mesmo sobre sistemas orgânicos específicos. Em síntese, de fato, conclui-se que há objetivos, por parte do TFM, de difícil efetivação, como não se poder contar com evidências que sustentem a afirmativa de possibilidade de "manutenção preventiva da saúde" dos atiradores.

UNITERMOS: aptidão física; treinamento físico militar; aptidão física relacionada à saúde; saúde e atividade física.

 

VALIDADE DO TESTE DE WINGATE PARA A AVALIAÇÃO DA PERFORMANCE EM

CORRIDAS DE 50 E 200 METROS TEXTO COMPLETO / FULL TEXT

Mara Lucy Dompietro Ruiz Denadai , Benedito Sérgio Denadai, Luis Guilherme Antonoacci Guglielmo

RESUMO

O objetivo deste estudo foi verificar se o teste de Wingate (TW) apresenta validade para avaliar a performance de corrida anaeróbia (aláctica e láctica) de uma equipe de basquetebol. Doze jogadores de basquetebol (X= 16 anos) realizaram o TW e testes de campo (corrida máxima de 50m e 200m). Após 3, 5, 7, 9 e 11 min. da realização do TW e dos 200m, procedeu-se a coleta de 25 m l de sangue do lóbulo da orelha, sem hiperemia, para a determinação do lactato sanguíneo (YSL 2300 STAT). A Potência de pico (PP) no TW foi significantemente correlacionada com o tempo de 50 m (r = -0,83) e com o pico de lactato sanguíneo após o TW (r = 0,61). A Potência média (PM) no TW também foi significantemente correlacionada com o tempo de 200 m (r = -0,83) e com o pico de lactato sanguíneo após o TW (r = 0,59). Houve correlação significante entre o tempo de 200 m e o pico de lactato sanguíneo após este teste (r = -0,61). As concentrações de lactato sanguíneo, foram significantemente maiores, em todos os minutos de recuperação, após o teste de corrida de 200 m, do que após o TW. Baseado nestes resultados, podemos concluir que embora o TW não utilize o gesto motor específico dos membros inferiores, presentes em muitos esportes (basquetebol, voleibol, futebol), o mesmo pode ser utilizado para a avaliação da performance anaeróbia (aláctica e láctica) obtida durante a corrida por um equipe de jogadores de basquetebol.

UNITERMOS : Teste de Wingate ; Lactato ; Basquetebo; Especificidade

 

O PERFIL ADMINISTRATIVO ADEQUADO A UMA INSTITUIÇÃO DESPORTIVA EM RELAÇÃO AOS

PRINCÍPIOS TEÓRICOS DA ADMINISTRAÇÃO TEXTO COMPLETO / FULL TEXT

Paulo Lanes Lobato, Everton de Castro Vitorino

RESUMO

Este artigo busca destacar para os administradores desportivos a importância de se conhecer os princípios teóricos da administração para que se possam melhor desempenhar suas tarefas. Apresenta uma pequena e simples revisão sobre os conceitos da administração e discute, baseado no modelo de administração desportiva realizada na A. E. R USIPA (Associação Esportiva Recreativa Usipa), princípios que poderiam ser estendidos a outras instituições desportivas em nosso País, ampliando as suas possibilidades de sucesso.

Não se trata da apresentação de resultados e sim de ressaltar que a ação administrativa, satisfatoriamente realizada permitiria a mudança do perfil de muitas instituições desportivas, mesmo algumas consideradas grandes e que apresentam problemas primários e até de certo modo, simples de serem resolvidos.

Unitermos: Administração desportiva, princípios administrativos, organizações desportivas

 

LINGUAGEM CORPORAL DE EXPRESSÃO DA CRIATIVIDADE E SEU (DES)ENVOLVIMENTO

NA EDUCAÇÃO FÍSICA TEXTO COMPLETO / FULL TEXT

Gisele Maria Schwartz

RESUMO

O foco central desta investigação é refletir sobre o espaço reservado à expressão dos potenciais criativo nos cursos de formação em Educação Física, observando se é oferecido ao aluno a oportunidade de exercitar sua capacidade criadora e, mais do que isto, expô-la. A revisão de literatura apresenta os diferentes aspectos sobre a caracterização do produto criativo, do processo de criação e da pessoa criativa, relacionando-os com os aspectos educacionais. O processo ensino-aprendizagem também foi relacionado, evidenciando-se as características das diferentes correntes influentes na prática pedagógica desta área. O instrumento utilizado para a coleta dos dados foi composto de duas partes: observação participante de aulas e entrevista centrada, feita com os formandos do último semestre dos cursos de Educação Física das três Universidades Estaduais do Estado de São Paulo. Os resultados deste estudo foram analisados através de procedimentos descritivos e levaram a concluir que parece haver um desequilíbrio nas propostas curriculares que privilegiam as vertentes desportiva, formativa e terapêutica, sem redimensionar as direções lúdica e expressiva. Algumas vezes, a visão sobre criatividade é deturpada e seus aspectos expressivos não são desenvolvidos como meta filosófica nestes cursos, ficando restritos a alguns professores interessados na busca de alternativas pedagógicas que possam contribuir e motivar uma Educação Física permanente.

UNITERMOS: linguagem corporal, criatividade, educação física

 

História de vida: trajetória de uma professora de Educação Física TEXTO COMPLETO / FULL TEXT

Irene C. Rangel Betti, Maria da Graça Nicoletti Mizukami

RESUMO

A história de vida é, atualmente, uma importante fonte de informação sobre a prática profissional docente (NÓVOA, 1992). Desta forma, os resultados de pesquisas realizadas sob este referencial podem atingir sobremaneira a formação inicial de professores. Assim sendo, o objetivo desta pesquisa foi descrever e analisar a trajetória de vida profissional de uma professora de Educação Física, levantando informações que possam ser úteis na formação de professores. A metodologia e material constou de entrevista semi-estruturada, gravada, transcrita e analisada, tendo em vista o referencial teórico de Histórias de Vida e Formação de Professores. Os resultados indicam que existem pontos intrínsecos à pessoa, como por exemplo, a escolha vocativa da profissão, o interesse em continuar estudando (formação continuada), o prazer em dar aula, a influência da família e pontos extrínsecos como, o reconhecimento de outros profissionais pelo seu trabalho, a interdisciplinaridade e as condições de infra-estrutura escolar, que interferem na vida profissional.

UNITERMOS: História de vida, formação profissional

 

PERSPECTIVAS ECOLÓGICAS DA EDUCAÇÃO CORPORAL - RUMO À QUALIDADE TOTAL DE VIDA TEXTO COMPLETO / FULL TEXT

Ivana de Campos Ribeiro

RESUMO

À procura de um novo caminho para a conscientização ecológica, é que encontramos na Educação Física, um dos mais novos atalhos rumo a uma melhor qualidade de vida. Trata-se de uma nova metodologia que objetiva o restabelecimento da relação harmônica entre o Homem , a sociedade e a natureza, perdida através dos tempos. Encontramos nas atividades, algumas consideradas alternativas, como, jogos cooperativos, danças, massagens, dinâmicas de grupo, atividades lúdicas, exercícios de exploração dos sentidos, artes marciais e esportes realizados na natureza, uma forma prática de exercitar conceitos ecológicos. Tais conceitos podem ser transportados para o corpo quando pensamos que a relação de harmonia e equilíbrio só existe quando tem início no interior de cada ser. Um grupo de alunos de quinta série foram submetidos a tais atividades durante o período de um ano, apresentando sensíveis mudanças de comportamento (modo de pensar, de agir e de relacionar-se com o ambiente à sua volta), detectadas através de questionários e observação direta dos indivíduos. Delegamos tal mudança ao fato de que um corpo em equilíbrio (físico e mental), com sentidos mais aguçados contribuir para uma melhor qualidade de vida, que inicia-se no viver harmônico do homem consigo próprio, deste com a sociedade e desta com a natureza.

 

IDOSO: EDUCAÇÃO FÍSICA X ANTI-EDUCAÇÃO FÍSICA TEXTO COMPLETO / FULL TEXT

Sebastião Gobbi

 

CINÉTICA DO FLUXO SANGUÍNEO NO INÍCIO DE EXERCÍCIO MODERADO EM IDOSOS TEXTO COMPLETO / FULL TEXT

Sebastião Gobbi

 

Tendências Desenvolvimentistas no Comportamento Locomotor Habilidoso em

 Terrenos Irregulares TEXTO COMPLETO / FULL TEXT

Lilian Teresa Bucken Gobbi