MOTRIZ - Revista de Educação Física - UNESP

Volume 3, Número 1, Junho/1997

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http://www.rc.unesp.br/ib/efisica/motriz/revista.htm


SUMÁRIO

 

ARTIGOS

FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO

Evolução, tendências e contribuição do trabalho de formatura nos cursos de educação física da UNESP/RC.................... 01

Dalton M.Pessôa Filho e Ana Maria Pellegrini

 

FISIOLOGIA DO EXERCÍCIO

Treinamento intervalado de corrida de velocidade: efeitos da duração da pausa sobre o lactato sanguíneo

 e a  cinemática da corrida............................................................................................................................................................................. 11

Monica M. V. Brochado e Eduardo Kokubun

 

DANÇA, ESPORTE, RECREAÇÃO E LAZER

Dançando na escola....................................................................................................................................................................................... 20

Isabel A. Marques

 

V SIMPÓSIO PAULISTA DE EDUCAÇÃO FÍSICA

Qualidade do ensino e desenvolvimento profisionaldo docente como intelectual reflexivo................................................... 29

Angel I.Pérez Gómez

 

TEMA LIVRE PREMIADO NO VI SIMPÓSIO PAULISTA DE EDUCAÇÃO FÍSICA

Socialização, opção profissional e representação na educação física.............................................................................................. 44

Elaine Cristina Vieira

 

Influência da atividade física e a ingestão de cálcio na osteoporose.............................................................................................. 50

Bráulio Rodrigues de Almeida Jr e Rubens Lombardi Rodrigues

 

PONTO DE VISTA

Porque devemos estudar História da educaçãao física/ esportes nos cursos de graduação...................................................... 56

Victor Andrade de Melo

 

A universidade e o (seu) professor............................................................................................................................................................ 61

Glauco Nunes Souto Ramos

 

RESUMOS DE DISSERTAÇÃO E TESE

Música e dança de salão: interferências da audição e da dança nos estados de ânimo................................................................. 63

Silvia Deutsch

 

Utilização da frequência cardíaca para a determinação da intensidade de esforço correspondente ao

limiar anaeróbio no ciclismo de campo...................................................................................................................................................... 63

Pedro Balikian Júnior

 

CARTAS

Carta 1 ................................................................................................................................................................................................................. 64

 

EDITORIAL

A Revista Motriz tem o orgulho em apresentar o seu terceiro volume, em particular por estar associada a realização do VI Simpósio Paulista de Educação Física, outra demonstração do trabalho de grupo deste Departamento. Sendo assim esta Revista torna-se cada vez mais presente na leitura do profissional e estudante da Motricidade Humana. Esta associação com o VI Simpósio Paulista de Educação Física evidencia-se na apresentação dos temas livres premiados neste evento uma iniciativa de sua Comissão Organizadora. Desta forma os premiados, professores Bráulio Rodrigues de Almeida e Rubens Lombardi Rodrigues nos apresentam a prática da atividade física como fator primordial na prevenção da osteoporose dando ênfase quando ocorrem na adolescência e pré-adolescência e Elaine Cristina Vieira sobre a socialização como opção profissional e a representação na Educação Física.

Enfim, a Motriz apresenta: através de Victor Andrade de Melo, por que estudar a história da Educação Física e do esporte no curso de graduação e qual sua contribuição para prática e para a formação profissional geral e Glauco Nunes Souto Ramos apresenta uma análise do ensino na Universidade tendo como foco, o professor, meio de disseminação do conhecimento aos futuros profissionais. Monica Maria Viviani Brochado analisa a forma de movimento intervalado na corrida de velocidade e os efeitos sobre o lactato e a cinemática.

Com este conteúdo a Motriz leva o leitor novamente a refletir o homem em movimento e a profissão de educação física, que um dia questionamos que profissão é essa? Teoria ou Prática? Hoje contactamos com os avanços científicos e tecnológicos. O importante é estarmos neste número garantindo um espaço de bom nível para uma discussão cada vez mais profunda desta que é uma profissão, com teoria e prática.

Prof. Dr. MAURO GONÇALVES

Chefe do Depto. de Educação Física

 

EVOLUÇÃO, TENDÊNCIAS E CONTRIBUIÇÃO DO TRABALHO DE FORMATURA NOS CURSOS DE EDUCAÇÃO

 FÍSICA DA UNESP/RC TEXTO COMPLETO / FULL TEXT

Ana Maria Pellegrini, Dalton M. Pessôa Filho

RESUMO

Desde a criação do curso de Licenciatura em Educação Física e Técnico Desportivo no Instituto de Biociências da UNESP/RC, em 1984, a obrigatoriedade de um trabalho de formatura tem sido uma constante. O objetivo deste estudo foi o de identificar, a partir dos trabalhos de formatura, as tendências dos discentes com relação aos tipos de pesquisa realizada, aos métodos empregados nas pesquisas, às linhas de pesquisa do Departamento e às grandes áreas do conhecimento. Foram classificados 364 trabalhos de formatura apresentados de 1987 até 1995. O número de trabalhos de formatura na área das Ciências Humanas foi muito superior ao das Ciências da Vida e, em sua grande maioria, foram classificados como pesquisa básica. De 1987 a 1990, grande parte desses trabalhos consistiu em revisão de literatura. Ao longo do curso, a linha de pesquisa Pedagogia e Administração da Educação Física, Esportes e Lazer foi a que apresentou o maior número de trabalhos de formatura. Não foram encontrados indicativos de que os trabalhos de formatura dos alunos do curso de Licenciatura se diferenciam, em sua natureza, método e tipo de pesquisa, daqueles dos alunos do curso de Bacharelado. Desta forma, não foi possível identificar uma tendência específica à cada um dos cursos oferecidos (Bacharelado e Licenciatura).

UNITERMOS:Trabalho de Formatura, Bacharelado, Licenciatura, Educação Física.

 

TREINAMENTO INTERVALADO DE CORRIDA DE VELOCIDADE: EFEITOS DA DURAÇÃO DA PAUSA SOBRE O LACTATO

 SANGUÍNEO E A CINEMÁTICA DA CORRIDA TEXTO COMPLETO / FULL TEXT

Monica Maria Viviani Brochado, Eduardo Kokubun

RESUMO

A realização de exercícios intervalados reduz a fadiga e aumenta o trabalho muscular realizado, razão pela qual tem sido recomendada como método de treinamento de velocidade. Em estudos que trataram de exercício de alta intensidade e duração de até aproximadamente 10 s, observou-se decréscimo rápido na performance e aumento do lactato, especialmente quando a recuperação é curta (30 a 60 s). As mudanças biomecânicas devidas à fadiga tem sido estudadas somente em exercícios de maior duração e intensidade menor, especialmente em corridas de fundo e meio-fundo. O presente estudo pretendeu verificar a possibilidade de identificar mudanças cinemáticas e no lactato sanguíneo em corridas de máxima velocidade, em diferentes regimes de pausa, no treinamento intervalado. Seis sujeitos executaram 3 séries de 5 tiros de 50 m, em máxima velocidade, com regimes de pausa de 30, 60 e 120 s respectivamente. Para cada sujeito foram coletados: a) após o primeiro, terceiro e quinto tiros e aos 1, 3, 5, 7 e 10 min de recuperação amostras de sangue para análise de lactato sanguíneo por método eletroquímico; b) imagens em video do primeiro, terceiro e quinto tiros utilizando-se a técnica de "panning" acompanhando toda a corrida, com marcas de referência colocadas a cada 5 m. Foram extraídas a velocidade, a frequência e a amplitude de passadas, para cada trecho de 5 metros. Não houve diferença significativa entre as concentrações de lactato nos diferentes regimes de pausa. Contudo, com pausas de 30 s, houve diminuição da velocidade e da frequência e aumento da amplitude ao longo dos cinco tiros, enquanto que com pausas de 120 s, essas diferenças foram atenuadas. Observou-se também que a frequência foi, dentre as variáveis analisadas, a mais sensível às condições experimentais.

UNITERMOS: treinamento de velocidade, cinemática, lactato

 

DANÇANDO NA ESCOLA TEXTO COMPLETO / FULL TEXT

Isabel A. Marques

RESUMO

Este artigo discute aspectos epistemológicos, sociológicos, educacionais e artísticos da dança enquanto disciplina escolar na sociedade brasileira. Argumenta em favor de um ensino de dança crítico e transformador que trace relações multifacetadas entre corpo, escola, indivíduo, arte e sociedade contemporânea.

UNITERMOS: dança, corpo, escola, educação

 

QUALIDADE DO ENSINO E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DO DOCENTE COMO

INTELECTUAL REFLEXIVO TEXTO COMPLETO / FULL TEXT

Angel I. Pérez Gómez

 

SOCIALIZAÇÃO, OPÇÃO PROFISSIONAL E REPRESENTAÇÃO NA EDUCAÇÃO FÍSICA TEXTO COMPLETO / FULL TEXT

Elaine Cristina Vieira

RESUMO

Investigou-se as representações da atividade física advindas das socializações primária e secundária entre os alunos dos cursos de Bacharelado e Licenciatura em Educação Física, antes e depois da entrada na universidade. Utilizou-se fontes teóricas da Sociologia Geral e História da Educação Física, e as técnicas de pesquisa do questionário e da entrevista. O universo da pesquisa foi composto pelos alunos que cursaram o 3o. ano, em 1995, do curso de Educação Física da UNESP, campus de Rio Claro.

UNITERMOS: Educação Física, Socialização, Representação Social.

 

INFLUÊNCIA DA ATIVIDADE FÍSICA E DA INGESTÃO DE CÁLCIO NA OSTEOPOROSE TEXTO COMPLETO / FULL TEXT

Bráulio Rodrigues de Almeida Jr., Rubens Lombardi Rodrigues

RESUMO

A osteoporose é, atualmente, um dos maiores problemas de saúde pública mundial. Acredita-se que a prática de atividades físicas e a alimentação suficiente em cálcio sejam fatores que contribuem para a prevenção desta doença. Com o objetivo de se verificar a propriedade desta afirmação, pesquisou-se, através de questionário, o histórico de prática de atividades físicas, presença de cálcio na alimentação e hábitos de vida de 100 mulheres, saudáveis, todas em processo de menopausa ou pós-menopausa, divididas em dois grupos: o primeiro com 50 portadoras de osteoporose (PO) e o segundo com 50 não-portadoras de osteoporose (controle), condição clínica diagnosticada por meio de exame de densitometria óssea. Analisando-se estatísticamente os dados obtidos, chegou-se à conclusão de que a prática de atividades físicas que produzem carga sobre o tecido ósseo e a alimentação suficiente em cálcio são fatores essenciais na prevenção da osteoporose, principalmente quando ocorrem na adolescência e pré-adolescência, não exercendo porém, efeito protetor sobre a massa óssea em situações de forte deprivação hormonal, como nos primeiros 5 anos após o início da menopausa, onde o estado hormonal é fator preponderante sobre a massa óssea.

Unitermos: Osteoporose; Atividade Física; Cálcio; Alimentação.

 

PORQUE DEVEMOS ESTUDAR HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO FÍSICA/ESPORTES NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO TEXTO COMPLETO / FULL TEXT

Victor Andrade de Melo

 

A UNIVERSIDADE E O (seu) PROFESSOR  TEXTO COMPLETO / FULL TEXT

Glauco Nunes Souto Ramos

 

MÚSICA E DANÇA DE SALÃO: INTERFERÊNCIAS DA AUDIÇÃO E DA DANÇA NOS

 ESTADOS DE ÂNIMO TEXTO COMPLETO / FULL TEXT

Silvia Deutsch

 

 UTILIZAÇÃO DA FREQUÊNCIA CARDÍACA PARA A DETERMINAÇÃO DA INTENSIDADE DE ESFORÇO CORRESPONDENTE

 AO LIMIAR ANAERÓBIO NO CICLISMO DE CAMPO TEXTO COMPLETO / FULL TEXT

Pedro Balikian Júnior