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MOTRIZ - Revista de Educação Física - UNESP Volume 3, Número 1, Junho/1997 Telefone (019) 3526.4305 FAX (019) 3526.4321 |
SUMÁRIO
ARTIGOS
FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO
Evolução, tendências e contribuição do trabalho de formatura nos cursos de educação física da UNESP/RC.................... 01
Dalton M.Pessôa Filho e Ana Maria Pellegrini
FISIOLOGIA DO EXERCÍCIO
Treinamento intervalado de corrida de velocidade: efeitos da duração da pausa sobre o lactato sanguíneo
e a cinemática da corrida............................................................................................................................................................................. 11
Monica M. V. Brochado e Eduardo Kokubun
DANÇA, ESPORTE, RECREAÇÃO E LAZER
Dançando na escola....................................................................................................................................................................................... 20
Isabel A. Marques
V SIMPÓSIO PAULISTA DE EDUCAÇÃO FÍSICA
Qualidade do ensino e desenvolvimento profisionaldo docente como intelectual reflexivo................................................... 29
Angel I.Pérez Gómez
TEMA LIVRE PREMIADO NO VI SIMPÓSIO PAULISTA DE EDUCAÇÃO FÍSICA
Socialização, opção profissional e representação na educação física.............................................................................................. 44
Elaine Cristina Vieira
Influência da atividade física e a ingestão de cálcio na osteoporose.............................................................................................. 50
Bráulio Rodrigues de Almeida Jr e Rubens Lombardi Rodrigues
PONTO DE VISTA
Porque devemos estudar História da educaçãao física/ esportes nos cursos de graduação...................................................... 56
Victor Andrade de Melo
A universidade e o (seu) professor............................................................................................................................................................ 61
Glauco Nunes Souto Ramos
RESUMOS DE DISSERTAÇÃO E TESE
Música e dança de salão: interferências da audição e da dança nos estados de ânimo................................................................. 63
Silvia Deutsch
Utilização da frequência cardíaca para a determinação da intensidade de esforço correspondente ao
limiar anaeróbio no ciclismo de campo...................................................................................................................................................... 63
Pedro Balikian Júnior
CARTAS
Carta 1 ................................................................................................................................................................................................................. 64
EDITORIAL
A Revista Motriz tem o orgulho em apresentar o seu terceiro volume, em particular por estar associada a realização do VI Simpósio Paulista de Educação Física, outra demonstração do trabalho de grupo deste Departamento. Sendo assim esta Revista torna-se cada vez mais presente na leitura do profissional e estudante da Motricidade Humana. Esta associação com o VI Simpósio Paulista de Educação Física evidencia-se na apresentação dos temas livres premiados neste evento uma iniciativa de sua Comissão Organizadora. Desta forma os premiados, professores Bráulio Rodrigues de Almeida e Rubens Lombardi Rodrigues nos apresentam a prática da atividade física como fator primordial na prevenção da osteoporose dando ênfase quando ocorrem na adolescência e pré-adolescência e Elaine Cristina Vieira sobre a socialização como opção profissional e a representação na Educação Física.
Enfim, a Motriz apresenta: através de Victor Andrade de Melo, por que estudar a história da Educação Física e do esporte no curso de graduação e qual sua contribuição para prática e para a formação profissional geral e Glauco Nunes Souto Ramos apresenta uma análise do ensino na Universidade tendo como foco, o professor, meio de disseminação do conhecimento aos futuros profissionais. Monica Maria Viviani Brochado analisa a forma de movimento intervalado na corrida de velocidade e os efeitos sobre o lactato e a cinemática.
Com este conteúdo a Motriz leva o leitor novamente a refletir o homem em movimento e a profissão de educação física, que um dia questionamos que profissão é essa? Teoria ou Prática? Hoje contactamos com os avanços científicos e tecnológicos. O importante é estarmos neste número garantindo um espaço de bom nível para uma discussão cada vez mais profunda desta que é uma profissão, com teoria e prática.
Prof. Dr. MAURO GONÇALVES
Chefe do Depto. de Educação Física
EVOLUÇÃO, TENDÊNCIAS E CONTRIBUIÇÃO DO TRABALHO DE FORMATURA NOS CURSOS DE EDUCAÇÃO
FÍSICA DA UNESP/RC TEXTO COMPLETO / FULL TEXT
Ana Maria Pellegrini, Dalton M. Pessôa Filho
RESUMO
Desde a criação do curso de Licenciatura em Educação Física e Técnico Desportivo no Instituto de Biociências da UNESP/RC, em 1984, a obrigatoriedade de um trabalho de formatura tem sido uma constante. O objetivo deste estudo foi o de identificar, a partir dos trabalhos de formatura, as tendências dos discentes com relação aos tipos de pesquisa realizada, aos métodos empregados nas pesquisas, às linhas de pesquisa do Departamento e às grandes áreas do conhecimento. Foram classificados 364 trabalhos de formatura apresentados de 1987 até 1995. O número de trabalhos de formatura na área das Ciências Humanas foi muito superior ao das Ciências da Vida e, em sua grande maioria, foram classificados como pesquisa básica. De 1987 a 1990, grande parte desses trabalhos consistiu em revisão de literatura. Ao longo do curso, a linha de pesquisa Pedagogia e Administração da Educação Física, Esportes e Lazer foi a que apresentou o maior número de trabalhos de formatura. Não foram encontrados indicativos de que os trabalhos de formatura dos alunos do curso de Licenciatura se diferenciam, em sua natureza, método e tipo de pesquisa, daqueles dos alunos do curso de Bacharelado. Desta forma, não foi possível identificar uma tendência específica à cada um dos cursos oferecidos (Bacharelado e Licenciatura).
UNITERMOS:Trabalho de Formatura, Bacharelado, Licenciatura, Educação Física.
TREINAMENTO INTERVALADO DE CORRIDA DE VELOCIDADE: EFEITOS DA DURAÇÃO DA PAUSA SOBRE O LACTATO
SANGUÍNEO E A CINEMÁTICA DA CORRIDA TEXTO COMPLETO / FULL TEXT
Monica Maria Viviani Brochado, Eduardo Kokubun
RESUMO
A realização de exercícios intervalados reduz a fadiga e aumenta o trabalho muscular realizado, razão pela qual tem sido recomendada como método de treinamento de velocidade. Em estudos que trataram de exercício de alta intensidade e duração de até aproximadamente 10 s, observou-se decréscimo rápido na performance e aumento do lactato, especialmente quando a recuperação é curta (30 a 60 s). As mudanças biomecânicas devidas à fadiga tem sido estudadas somente em exercícios de maior duração e intensidade menor, especialmente em corridas de fundo e meio-fundo. O presente estudo pretendeu verificar a possibilidade de identificar mudanças cinemáticas e no lactato sanguíneo em corridas de máxima velocidade, em diferentes regimes de pausa, no treinamento intervalado. Seis sujeitos executaram 3 séries de 5 tiros de 50 m, em máxima velocidade, com regimes de pausa de 30, 60 e 120 s respectivamente. Para cada sujeito foram coletados: a) após o primeiro, terceiro e quinto tiros e aos 1, 3, 5, 7 e 10 min de recuperação amostras de sangue para análise de lactato sanguíneo por método eletroquímico; b) imagens em video do primeiro, terceiro e quinto tiros utilizando-se a técnica de "panning" acompanhando toda a corrida, com marcas de referência colocadas a cada 5 m. Foram extraídas a velocidade, a frequência e a amplitude de passadas, para cada trecho de 5 metros. Não houve diferença significativa entre as concentrações de lactato nos diferentes regimes de pausa. Contudo, com pausas de 30 s, houve diminuição da velocidade e da frequência e aumento da amplitude ao longo dos cinco tiros, enquanto que com pausas de 120 s, essas diferenças foram atenuadas. Observou-se também que a frequência foi, dentre as variáveis analisadas, a mais sensível às condições experimentais.
UNITERMOS: treinamento de velocidade, cinemática, lactato
DANÇANDO NA ESCOLA TEXTO COMPLETO / FULL TEXT
Isabel A. Marques
RESUMO
Este artigo discute aspectos epistemológicos, sociológicos, educacionais e artísticos da dança enquanto disciplina escolar na sociedade brasileira. Argumenta em favor de um ensino de dança crítico e transformador que trace relações multifacetadas entre corpo, escola, indivíduo, arte e sociedade contemporânea.
UNITERMOS: dança, corpo, escola, educação
QUALIDADE DO ENSINO E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DO DOCENTE COMO
INTELECTUAL REFLEXIVO TEXTO COMPLETO / FULL TEXT
Angel I. Pérez Gómez
SOCIALIZAÇÃO, OPÇÃO PROFISSIONAL E REPRESENTAÇÃO NA EDUCAÇÃO FÍSICA TEXTO COMPLETO / FULL TEXT
Elaine Cristina Vieira
RESUMO
Investigou-se as representações da atividade física advindas das socializações primária e secundária entre os alunos dos cursos de Bacharelado e Licenciatura em Educação Física, antes e depois da entrada na universidade. Utilizou-se fontes teóricas da Sociologia Geral e História da Educação Física, e as técnicas de pesquisa do questionário e da entrevista. O universo da pesquisa foi composto pelos alunos que cursaram o 3o. ano, em 1995, do curso de Educação Física da UNESP, campus de Rio Claro.
UNITERMOS: Educação Física, Socialização, Representação Social.
INFLUÊNCIA DA ATIVIDADE FÍSICA E DA INGESTÃO DE CÁLCIO NA OSTEOPOROSE TEXTO COMPLETO / FULL TEXT
Bráulio Rodrigues de Almeida Jr., Rubens Lombardi Rodrigues
RESUMO
A osteoporose é, atualmente, um dos maiores problemas de saúde pública mundial. Acredita-se que a prática de atividades físicas e a alimentação suficiente em cálcio sejam fatores que contribuem para a prevenção desta doença. Com o objetivo de se verificar a propriedade desta afirmação, pesquisou-se, através de questionário, o histórico de prática de atividades físicas, presença de cálcio na alimentação e hábitos de vida de 100 mulheres, saudáveis, todas em processo de menopausa ou pós-menopausa, divididas em dois grupos: o primeiro com 50 portadoras de osteoporose (PO) e o segundo com 50 não-portadoras de osteoporose (controle), condição clínica diagnosticada por meio de exame de densitometria óssea. Analisando-se estatísticamente os dados obtidos, chegou-se à conclusão de que a prática de atividades físicas que produzem carga sobre o tecido ósseo e a alimentação suficiente em cálcio são fatores essenciais na prevenção da osteoporose, principalmente quando ocorrem na adolescência e pré-adolescência, não exercendo porém, efeito protetor sobre a massa óssea em situações de forte deprivação hormonal, como nos primeiros 5 anos após o início da menopausa, onde o estado hormonal é fator preponderante sobre a massa óssea.
Unitermos: Osteoporose; Atividade Física; Cálcio; Alimentação.
PORQUE DEVEMOS ESTUDAR HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO FÍSICA/ESPORTES NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO TEXTO COMPLETO / FULL TEXT
Victor Andrade de Melo
A UNIVERSIDADE E O (seu) PROFESSOR TEXTO COMPLETO / FULL TEXT
Glauco Nunes Souto Ramos
MÚSICA E DANÇA DE SALÃO: INTERFERÊNCIAS DA AUDIÇÃO E DA DANÇA NOS
ESTADOS DE ÂNIMO TEXTO COMPLETO / FULL TEXT
Silvia Deutsch
UTILIZAÇÃO DA FREQUÊNCIA CARDÍACA PARA A DETERMINAÇÃO DA INTENSIDADE DE ESFORÇO CORRESPONDENTE
AO LIMIAR ANAERÓBIO NO CICLISMO DE CAMPO TEXTO COMPLETO / FULL TEXT
Pedro Balikian Júnior