MOTRIZ - Revista de Educação Física - UNESP

Volume 1, Número 2, dezembro/1995

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http://www.rc.unesp.br/ib/efisica/motriz/revista.htm


SUMÁRIO

 

ARTIGOS

HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO FÍSICA

A greve dos estudantes de 56 e a Educação Física Brasileira........................................................................................................................ 84

Victor Andrade de Melo

 

APRENDIZAGEM E CONTROLE MOTOR

Tendências dos Estudos de Aprendizagem e Desenvolvimento Motor na Literatura Brasileira em Educação Física.................. 92

Umberto Cesar Corrêa, Alaércio Perotti Júnior, Ana Maria Pellegrini

 

EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR

Educação Física Escolar: transformação pelo movimento........................................................................................................................... 102

Zenaide Galvão

 

DANÇA, ESPORTE, RECREAÇÃO E LAZER

O conceito de corpo............................................................................................................................................................................................... 107

Catia Mary Volp, Gisele Maria Schwartz, Silvia Deutsch

 

Atividades físicas na empresa............................................................................................................................................................................. 111

Vera Lúcia Simões da Silva

 

Uma revolução do lúdico e a qualidade de vida............................................................................................................................................ 116

Luiz Alberto Lorenzetto

 

RELATO DE EXPERIÊNCIA

Programa de Atividades Físicas e Terceira Idade......................................................................................................................................... 120

Andréa Nadai

 

V SIMPÓSIO PAULISTA DE EDUCAÇÃO FÍSICA

Teoria, prática e reflexão na formação profissional em Educação Física................................................................................................. 124

Suraya Cristina Darido

 

O impacto da mídia e das novas tecnologias de comunicação na Educação Física........................................................................... 129

Vani M. Kenski

 

PONTO DE VISTA

Por uma Educação Física plural...................................................................................................................................................................... 134

Jocimar Daólio

 

Educação Física sim, porque não?................................................................................................................................................................. 137

Dalton Muller Pessoa Filho

 

RESENHA CRÍTICA

Um saber com sabor: "da cultura do corpo”, de J. Daólio........................................................................................................................ 140

Mauro Betti

EDITORIAL

História, aprendizagem motora, jogo, corpo, terceira idade, cultura, transformação, escola, tecnologia, saúde... Temas e práticas que compõe o universo de vivências acadêmico-profissionais da Educação Física são abordados neste segundo número da Revista Motriz, que o Departamento de Educação Fìsica da UNESP de Rio Claro ora traz a público. Uma seção especial é dedicada ao V SIMPÓSIO PAULISTA DE EDUCAÇÃO FÍSICA, realizado em junho de 1995, em Rio Claro. Nos próximos números, outras palestras serão publicadas.

A Revista Motriz busca divulgar e discutir os conhecimentos teórico-práticos produzidos na área, e é aberta a todas as correntes e tendências da Educação Física. Os trabalhos são submetidos à apreciação de consultores especializados. O primeiro número teve excelente repercussão na comunidade da Educação Física, está esgotado e já encomendamos uma reimpressão. Nossos leitores e assinantes são profissionais que atuam nos mais diversos segmentos da Educação Física, tais como escolas, academias e universidades.

Convidamos professores, pesquisadores e profissionais da área em geral a divulgarem seus artigos, relatos de experiência e pontos de vista na "Motriz".

A COMISSÃO EDITORIAL

ARTIGOS

A GREVE DOS ESTUDANTES DE 56 E A EDUCAÇÃO FÍSICA BRASILEIRA TEXTO COMPLETO / FULL TEXT

Victor Andrade de Melo

RESUMO

Há algum tempo venho refletindo sobre a necessidade de recuperarmos fatos de nossa história, não só a partir do levantamento de datas e nomes, como também a partir da busca de novas interpretações , a análise segundo novos contextos, a recusa da consideração exclusiva do determinante sócio-econômico e a percepção interna do fenômeno. Um dos acontecimentos mais interessantes de nossa história recente foi a greve realizada pelos estudantes da Escola Nacional de Educação Física e Desportos (ENEFD) em 1956. Creio que a analise desse movimento pode nos trazer novos elementos e indicativos que contribuam no redimensionar e repensar das estruturas da Educação Física da época. Assim, nesse estudo pretendo resgatar esse importante fato de nossa história, pretendendo analisar tal fato dando preferência a considerações ligadas ao contexto da ENEFD, já que acredito que essas foram primordiais e melhor explicitam os possíveis significados dessa greve para o movimento estudantil em Educação Física, para a profissão e para a própria ENEFD. Por fim, concluo que a greve além de ser marcante na organização dos movimentos de estudantes na ENEFD , teve forte significado como forma de afirmação do profissional de Educação Física.

UNITERMOS: História da Educação Física ; Identidade Profissional

 

TENDÊNCIAS DOS ESTUDOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO MOTOR NA LITERATURA BRASILEIRA EM EDUCAÇÃO FÍSICA TEXTO COMPLETO / FULL TEXT

Umberto Cesar Correa, Alaércio Perotti Jr, Ana Maria Pellegrini

RESUMO

O comportamento motor tem sido estudado principalmente por duas sub-áreas identificadas como "Desenvolvimento Motor" e "Aprendizagem Motora". O objetivo desta pesquisa foi verificar as tendências dos estudos de aprendizagem e desenvolvimento motor na literatura brasileira em Educação Física, de 1988 à 1994. Para tanto, realizou-se um levantamento dos trabalhos publicados nos periódicos nacionais, anais de eventos cientificos, e dissertações e teses defendidas neste período. Os dados mostraram que a maior parte dos trabalhos foram publicados em resumos de anais de eventos científicos, e que a maior parte dos autores são oriundos da USP, UNESP e UFSM, e portanto das regiões sul e sudeste do País. Detectou-se que o número de estudos sobre a aprendizagem de habilidades motoras tem decaído na quantidade, enquanto que aqueles sobre desenvolvimento motor vem crescendo ao longo dos anos, atingindo seu ápice em 1994.

UNITERMOS: Aprendizagem Motora, Desenvolvimento Motor, Áreas de Estudo.

 

EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: TRANSFORMAÇÃO PELO MOVIMENTO TEXTO COMPLETO / FULL TEXT

Zenaide Galvão

RESUMO

O objetivo do presente estudo foi abordar questões como a conscientização, a interação e a elaboração de classes sociais discutidas por Paulo Freire em seu livro "Ação Cultural para a Liberdade, assim como os estudos de Hans Lenk acerca do rendimento e da competição, fazendo uma leitura dialética entre as questões levantadas por esses autores e a Educação Física Escolar.

UNITERMOS: Educação Física Escolar, Conscientização pelo Movimento.

 

O CONCEITO DE CORPO TEXTO COMPLETO / FULL TEXT

Catia Mary Volp, Gisele Maria Schwartz, Silvia Deutsch

RESUMO

Este estudo teve por objetivo analisar e refletir a percepção e conscientização que permeiam as justificativas dos sujeitos, quanto ao nível de identificação imaginária dos próprios conceitos corporais, evidenciando as discussões a respeito da temática da estética corporal. O instrumento utilizado para a coleta de dados foi um questionário contendo uma escala de diferencial semântico de sete intervalos, aplicado a 28 sujeitos, estudantes de nível superior dos cursos de Biologia, Ecologia e Educação Física, da UNESP - Rio Claro. Os dados foram analisados descritivamente e levam à conclusão de que a noção de corpo estético não difere entre as áreas relacionadas. Entre os resultados obtidos, apenas o curso de ecologia apresentou um índice ligeiramente superior ao dos outros cursos, porém esta diferença não foi significativa. O padrão apresentado pelos três cursos evidencia um conceito de sentido mítico de corpo perfeito.

Unitermos - Corpo, Imagem Corporal, Conceito, Estética, Atitude.

 

ATIVIDADES FÍSICAS NA EMPRESA TEXTO COMPLETO / FULL TEXT

Vera Lucia Simões da Silva

RESUMO

O presente estudo tratou de uma análise através de vídeo-filmagens, dos movimentos realizados pelo trabalhador, durante a sua rotina de trabalho, com o objetivo de elaborar um programa de exercícios físicos visando o seu bem estar geral, para levá-lo a reconhecer um estilo de vida saudável. As filmagens foram realizadas em todas as seções de uma empresa da cidade de Rio Claro. Chegou-se à conclusão que os programas a serem propostos sejam diversificados paras as seções , tendo em vista a diversidade de suas atividades . Recomendou-se então, um condicionamento geral, com atividades de força, aeróbicas, de alongamento e flexibilidade, mas em alguns casos recomendou-se apenas atividades aeróbicas com exercícios de relaxamento.

 

UMA REVOLUÇÃO DO LÚDICO E A QUALIDADE DE VIDA TEXTO COMPLETO / FULL TEXT

Luiz Alberto Lorenzetto

RESUMO

A competição, a arte, o jogo e as brincadeiras mostram o ser humano em busca de si mesmo, tentanto garantir sua sobrevivência, conquistar sua felicidade e alcançar uma real qualidade de vida. Se alguém deseja conquistar estar situação, é necessário caminhar na direção de uma Revolução do Lúdico, baseada na esperança, no desafio, na liberdade, nos conflitos, no amor, na alegria, na cooperação, na beleza e na imaginação.

UNITERMOS: Revolução do Lúdico, Qualidade de Vida, Jogo, Liberdade e Alegria.

 

RELATO DE EXPERIÊNCIA

PROGRAMA DE ATIVIDADES FÍSICAS E TERCEIRA IDADE TEXTO COMPLETO / FULL TEXT

Andréia Nadai

RESUMO

A atividade física aliada ao envelhecimento humano, pode auxiliar o indivíduo, a vivenciá-lo com melhores condições de saúde e de vida. Este trabalho expõe as informações básicas sobre o processo de envelhecimento; informações de grande valia para o planejamento e implantação de um programa de atividades físicas para a terceira idade. Objetivamos reorientar a dinâmica da terceira idade, provocando uma reflexão nos profissionais da área, para aperfeiçoarem seus programas, não limitando-os unicamente ao aspecto fisiológico, considerando os demais aspectos. Essa dinâmica e consideração global do idoso faz-se necessária, por estar sofrendo alterações em todos os aspectos.

UNITERMOS: Programa de Atividades Físicas; Terceira Idade; Processo de Envelhecimento.

 

V SIMPÓSIO PAULISTA DE EDUCAÇÃO FÍSICA

TEORIA, PRÁTICA E REFLEXÃO NA FORMAÇÃO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO FÍSICA TEXTO COMPLETO / FULL TEXT

Suraya Cristina Darido

 

O IMPACTO DA MÍDIA E DAS NOVAS TECNOLOGIAS DE COMUNICAÇÃO NA EDUCAÇÃO FÍSICA TEXTO COMPLETO / FULL TEXT

Vani M. Kenski

 

PONTO DE VISTA

POR UMA EDUCAÇÃO FÍSICA PLURAL TEXTO COMPLETO / FULL TEXT

Jocimas Daólio

 

EDUCAÇÃO FÍSICA SIM, POR QUE NÃO? TEXTO COMPLETO / FULL TEXT

Dalton Muller Pessoa Filho

 

 

RESENHA CRÍTICA

UM SABER COM SABOR: "DA CULTURA DO CORPO",  DE J. DAOLIO  TEXTO COMPLETO / FULL TEXT

Mauro Betti