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MOTRIZ - Revista de Educação Física - UNESP Volume 1, Número 2, dezembro/1995 Telefone (019) 3526.4305 FAX (019) 3526.4321 |
SUMÁRIO
ARTIGOS
HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO FÍSICA
A greve dos estudantes de 56 e a Educação Física Brasileira........................................................................................................................ 84
Victor Andrade de Melo
APRENDIZAGEM E CONTROLE MOTOR
Tendências dos Estudos de Aprendizagem e Desenvolvimento Motor na Literatura Brasileira em Educação Física.................. 92
Umberto Cesar Corrêa, Alaércio Perotti Júnior, Ana Maria Pellegrini
EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
Educação Física Escolar: transformação pelo movimento........................................................................................................................... 102
Zenaide Galvão
DANÇA, ESPORTE, RECREAÇÃO E LAZER
O conceito de corpo............................................................................................................................................................................................... 107
Catia Mary Volp, Gisele Maria Schwartz, Silvia Deutsch
Atividades físicas na empresa............................................................................................................................................................................. 111
Vera Lúcia Simões da Silva
Uma revolução do lúdico e a qualidade de vida............................................................................................................................................ 116
Luiz Alberto Lorenzetto
RELATO DE EXPERIÊNCIA
Programa de Atividades Físicas e Terceira Idade......................................................................................................................................... 120
Andréa Nadai
V SIMPÓSIO PAULISTA DE EDUCAÇÃO FÍSICA
Teoria, prática e reflexão na formação profissional em Educação Física................................................................................................. 124
Suraya Cristina Darido
O impacto da mídia e das novas tecnologias de comunicação na Educação Física........................................................................... 129
Vani M. Kenski
PONTO DE VISTA
Por uma Educação Física plural...................................................................................................................................................................... 134
Jocimar Daólio
Educação Física sim, porque não?................................................................................................................................................................. 137
Dalton Muller Pessoa Filho
RESENHA CRÍTICA
Um saber com sabor: "da cultura do corpo”, de J. Daólio........................................................................................................................ 140
Mauro Betti
EDITORIAL
História, aprendizagem motora, jogo, corpo, terceira idade, cultura, transformação, escola, tecnologia, saúde... Temas e práticas que compõe o universo de vivências acadêmico-profissionais da Educação Física são abordados neste segundo número da Revista Motriz, que o Departamento de Educação Fìsica da UNESP de Rio Claro ora traz a público. Uma seção especial é dedicada ao V SIMPÓSIO PAULISTA DE EDUCAÇÃO FÍSICA, realizado em junho de 1995, em Rio Claro. Nos próximos números, outras palestras serão publicadas.
A Revista Motriz busca divulgar e discutir os conhecimentos teórico-práticos produzidos na área, e é aberta a todas as correntes e tendências da Educação Física. Os trabalhos são submetidos à apreciação de consultores especializados. O primeiro número teve excelente repercussão na comunidade da Educação Física, está esgotado e já encomendamos uma reimpressão. Nossos leitores e assinantes são profissionais que atuam nos mais diversos segmentos da Educação Física, tais como escolas, academias e universidades.
Convidamos professores, pesquisadores e profissionais da área em geral a divulgarem seus artigos, relatos de experiência e pontos de vista na "Motriz".
A COMISSÃO EDITORIAL
ARTIGOS
A GREVE DOS ESTUDANTES DE 56 E A EDUCAÇÃO FÍSICA BRASILEIRA TEXTO COMPLETO / FULL TEXT
Victor Andrade de Melo
RESUMO
Há algum tempo venho refletindo sobre a necessidade de recuperarmos fatos de nossa história, não só a partir do levantamento de datas e nomes, como também a partir da busca de novas interpretações , a análise segundo novos contextos, a recusa da consideração exclusiva do determinante sócio-econômico e a percepção interna do fenômeno. Um dos acontecimentos mais interessantes de nossa história recente foi a greve realizada pelos estudantes da Escola Nacional de Educação Física e Desportos (ENEFD) em 1956. Creio que a analise desse movimento pode nos trazer novos elementos e indicativos que contribuam no redimensionar e repensar das estruturas da Educação Física da época. Assim, nesse estudo pretendo resgatar esse importante fato de nossa história, pretendendo analisar tal fato dando preferência a considerações ligadas ao contexto da ENEFD, já que acredito que essas foram primordiais e melhor explicitam os possíveis significados dessa greve para o movimento estudantil em Educação Física, para a profissão e para a própria ENEFD. Por fim, concluo que a greve além de ser marcante na organização dos movimentos de estudantes na ENEFD , teve forte significado como forma de afirmação do profissional de Educação Física.
UNITERMOS: História da Educação Física ; Identidade Profissional
TENDÊNCIAS DOS ESTUDOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO MOTOR NA LITERATURA BRASILEIRA EM EDUCAÇÃO FÍSICA TEXTO COMPLETO / FULL TEXT
Umberto Cesar Correa, Alaércio Perotti Jr, Ana Maria Pellegrini
RESUMO
O comportamento motor tem sido estudado principalmente por duas sub-áreas identificadas como "Desenvolvimento Motor" e "Aprendizagem Motora". O objetivo desta pesquisa foi verificar as tendências dos estudos de aprendizagem e desenvolvimento motor na literatura brasileira em Educação Física, de 1988 à 1994. Para tanto, realizou-se um levantamento dos trabalhos publicados nos periódicos nacionais, anais de eventos cientificos, e dissertações e teses defendidas neste período. Os dados mostraram que a maior parte dos trabalhos foram publicados em resumos de anais de eventos científicos, e que a maior parte dos autores são oriundos da USP, UNESP e UFSM, e portanto das regiões sul e sudeste do País. Detectou-se que o número de estudos sobre a aprendizagem de habilidades motoras tem decaído na quantidade, enquanto que aqueles sobre desenvolvimento motor vem crescendo ao longo dos anos, atingindo seu ápice em 1994.
UNITERMOS: Aprendizagem Motora, Desenvolvimento Motor, Áreas de Estudo.
EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: TRANSFORMAÇÃO PELO MOVIMENTO TEXTO COMPLETO / FULL TEXT
Zenaide Galvão
RESUMO
O objetivo do presente estudo foi abordar questões como a conscientização, a interação e a elaboração de classes sociais discutidas por Paulo Freire em seu livro "Ação Cultural para a Liberdade, assim como os estudos de Hans Lenk acerca do rendimento e da competição, fazendo uma leitura dialética entre as questões levantadas por esses autores e a Educação Física Escolar.
UNITERMOS: Educação Física Escolar, Conscientização pelo Movimento.
O CONCEITO DE CORPO TEXTO COMPLETO / FULL TEXT
Catia Mary Volp, Gisele Maria Schwartz, Silvia Deutsch
RESUMO
Este estudo teve por objetivo analisar e refletir a percepção e conscientização que permeiam as justificativas dos sujeitos, quanto ao nível de identificação imaginária dos próprios conceitos corporais, evidenciando as discussões a respeito da temática da estética corporal. O instrumento utilizado para a coleta de dados foi um questionário contendo uma escala de diferencial semântico de sete intervalos, aplicado a 28 sujeitos, estudantes de nível superior dos cursos de Biologia, Ecologia e Educação Física, da UNESP - Rio Claro. Os dados foram analisados descritivamente e levam à conclusão de que a noção de corpo estético não difere entre as áreas relacionadas. Entre os resultados obtidos, apenas o curso de ecologia apresentou um índice ligeiramente superior ao dos outros cursos, porém esta diferença não foi significativa. O padrão apresentado pelos três cursos evidencia um conceito de sentido mítico de corpo perfeito.
Unitermos - Corpo, Imagem Corporal, Conceito, Estética, Atitude.
ATIVIDADES FÍSICAS NA EMPRESA TEXTO COMPLETO / FULL TEXT
Vera Lucia Simões da Silva
RESUMO
O presente estudo tratou de uma análise através de vídeo-filmagens, dos movimentos realizados pelo trabalhador, durante a sua rotina de trabalho, com o objetivo de elaborar um programa de exercícios físicos visando o seu bem estar geral, para levá-lo a reconhecer um estilo de vida saudável. As filmagens foram realizadas em todas as seções de uma empresa da cidade de Rio Claro. Chegou-se à conclusão que os programas a serem propostos sejam diversificados paras as seções , tendo em vista a diversidade de suas atividades . Recomendou-se então, um condicionamento geral, com atividades de força, aeróbicas, de alongamento e flexibilidade, mas em alguns casos recomendou-se apenas atividades aeróbicas com exercícios de relaxamento.
UMA REVOLUÇÃO DO LÚDICO E A QUALIDADE DE VIDA TEXTO COMPLETO / FULL TEXT
Luiz Alberto Lorenzetto
RESUMO
A competição, a arte, o jogo e as brincadeiras mostram o ser humano em busca de si mesmo, tentanto garantir sua sobrevivência, conquistar sua felicidade e alcançar uma real qualidade de vida. Se alguém deseja conquistar estar situação, é necessário caminhar na direção de uma Revolução do Lúdico, baseada na esperança, no desafio, na liberdade, nos conflitos, no amor, na alegria, na cooperação, na beleza e na imaginação.
UNITERMOS:
Revolução do Lúdico, Qualidade de Vida, Jogo, Liberdade e Alegria.
RELATO DE EXPERIÊNCIA
PROGRAMA DE ATIVIDADES FÍSICAS E TERCEIRA IDADE TEXTO COMPLETO / FULL TEXT
Andréia Nadai
RESUMO
A atividade física aliada ao envelhecimento humano, pode auxiliar o indivíduo, a vivenciá-lo com melhores condições de saúde e de vida. Este trabalho expõe as informações básicas sobre o processo de envelhecimento; informações de grande valia para o planejamento e implantação de um programa de atividades físicas para a terceira idade. Objetivamos reorientar a dinâmica da terceira idade, provocando uma reflexão nos profissionais da área, para aperfeiçoarem seus programas, não limitando-os unicamente ao aspecto fisiológico, considerando os demais aspectos. Essa dinâmica e consideração global do idoso faz-se necessária, por estar sofrendo alterações em todos os aspectos.
UNITERMOS:
Programa de Atividades Físicas; Terceira Idade; Processo de Envelhecimento.
V SIMPÓSIO PAULISTA DE EDUCAÇÃO FÍSICA
TEORIA, PRÁTICA E REFLEXÃO NA FORMAÇÃO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO
FÍSICA TEXTO COMPLETO / FULL
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Suraya Cristina Darido
O IMPACTO DA
MÍDIA E DAS NOVAS TECNOLOGIAS DE COMUNICAÇÃO NA EDUCAÇÃO FÍSICA TEXTO COMPLETO / FULL
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Vani M. Kenski
PONTO DE VISTA
POR UMA
EDUCAÇÃO FÍSICA PLURAL TEXTO COMPLETO / FULL
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Jocimas Daólio
EDUCAÇÃO
FÍSICA SIM, POR QUE NÃO? TEXTO COMPLETO / FULL
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Dalton Muller Pessoa Filho
RESENHA
CRÍTICA
UM SABER COM
SABOR: "DA CULTURA DO CORPO",
DE J. DAOLIO TEXTO COMPLETO /
FULL TEXT
Mauro Betti