MOTRIZ - Revista de Educação Física - UNESP

Volume 10, Número 3, set. dez/2004

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA

http://www.rc.unesp.br/ib/efisica/motriz/revista.htm


SUMÁRIO

 

Artigos Originais

Educação Física no Ensino Fundamental: identificando o conhecimento de natureza conceitual,

procedimental e atitudinal.

Physical Education in elementary school: identifying the knowledge of nature conceptual,

procedural and attitudinal

Elisabete dos Santos Freire e José Guilmar Mariz de Oliveira...........................................................................................141

 

Contribuições da Psicologia para a formação em Educação Física

Contributions of the Psychology for the formation in Physical Education

Roberto Tadeu Iaochite, Walmor de Almeida Nogueira Largura, Roberta Gurgel Azzi e

Ana Maria Falcão de Aragão Sadalla..........................................................................................................................................153

 

Fatores motivacionais dos adolescentes para a prática de capoeira na escola

Teenagers’ motivating factors to the capoeira practice in the school

Maria Cristina Chimelo Paim e Érico Felden Pereira............................................................................................................159

 

Dança criativa: a qualidade da experiência subjetiva

Criative dance: the quality of the subjective experience

Edvânia Conceição Fernandes Silva Campeiz e Catia Mary Volp.......................................................................................167

 

Energia: a moeda corrente da cultura corporal alternativa

Energy: the useful tool of the alternative body culture

Evanize Kelli Siviero e Luiz Alberto Lorenzetto......................................................................................................................... .173

 

Ausência do componente lento no VO2 em protocolo de  rampa

Lack of the slow component in VO2 in ramp protocol

Adriano Eduardo Lima Silva, João Fernando Laurito  Gagliardi, Renato Fraga Moreira Lotufo e

Maria Augusta Peduti Dal’ Molin Kiss......................................................................................................................................... 181

 

Perfil metabólico de ratos diabéticos submetidos ao exercício físico crônico

Metabolic profile of diabetic rats submitted to chronic physical exercise

Kelly Elizeu da Silva, Ricardo José Gomes, Helton André Hermini,

José Roberto Moreira de Azevedo e Eliete Luciano................................................................................................................... 189

 

Resumos

Incidência de sintomas, doenças profissionais e doenças do trabalho em nadadores de competição

da cidade de Campinas/SP

Cibele Cristina Osawa....................................................................................................................................................................... 194

 

A lógica interna da ginástica artística masculina (gam) e estudo etnográfico de um ginásio de alto

rendimento

Marco Antonio Coelho Bortoleto................................................................................................................................................... 194

 

Editorial

A revista Motriz, 3º número do 10º volume, apresenta mais uma vez sua contribuição à comunidade acadêmica e profissional da educação física e áreas afins. Este número novamente reafirma a preocupação com a qualidade das publicações nas diversas áreas de especialidade da motricidade humana.

É importante lembrar que a revista Motriz é um dos vários projetos científicos do Departamento de Educação Física da UNESP de Rio Claro. Nestes 10 anos, a revista Motriz marcou sua existência preocupando-se com a periodicidade, com o sistema de arbitragem anônima e o rígido processo de revisão por pares altamente qualificados, e com a abertura com as diferentes linhas de pesquisa. A criatividade em superar as limitações financeiras é também uma de suas marcas e que depende das contribuições de serviços e assessorias de inúmeros voluntários.

Essencialmente esta publicação reflete os esforços dos autores em dividir com a comunidade acadêmica sua experiência em forma de produção bibliográfica. Certamente parte do perfil da atividade acadêmica no Brasil se faz presente neste periódico. Assim, queremos agradecer os esforços de nosso consultores, colaboradores, autores, e editores da revista Motriz.  Finalmente, esperamos que nossos leitores apreciem esta obra e participem com suas críticas e novas contribuições.

Profa. Dra. Eliane Mauerberg de Castro

Chefe do Departamento de Educação Física

 

 

Educação Física no Ensino Fundamental: identificando o conhecimento de natureza conceitual, procedimental e atitudinal

TEXTO COMPLETO / FULL TEXT

Elisabete dos Santos Freire 1

José Guilmar Mariz de Oliveira 2

1Universidade São Judas Tadeu e Universidade Presbiteriana Mackenzie

2Instituto de Cinesiologia Humana de São Paulo - ICHsp

Resumo: Este estudo teve como objetivo verificar as características do conhecimento a ser aprendido nas aulas da Educação Física para os quatro anos iniciais do ensino fundamental, identificando sua natureza conceitual, procedimental e atitudinal e discutindo sua pertinência no ambiente escolar. A literatura pedagógica da área foi definida como critério de referência a ser investigado. 13 obras foram selecionadas e submetidas à análise de conteúdo. Verificou-se que o conhecimento escolar da Educação Física, apresentado nessas obras, é composto por fatos, princípios, conceitos, procedimentos, atitudes, normas e valores. Contudo, esses elementos do conhecimento foram apresentados de forma fragmentada e nem sempre significativa. Prioriza-se a aprendizagem do conhecimento de natureza procedimental, enquanto os conhecimentos de natureza conceitual e atitudinal são abordados superficialmente e nem sempre são específicos da Educação Física. Assim, entende-se que ainda é necessário buscar uma apresentação organizada e sistematizada do conhecimento escolar a ser aprendido na Educação Física.

Palavras-chave: Educação Física, conhecimento escolar, ensino fundamental.

Physical Education in elementary school: identifying the knowledge of nature conceptual, procedural and attitudinal

Abstract: The purpose of this study was to verify the knowledge characteristics to be learned in physical education classes in the four initial years of elementary education, identifying it in terms of its conceptual, procedural and attitudinal nature and discussing its pertinence in the scholastic environment. The pedagogical literature of the area was defined as the reference criterion to be investigated. Thirteen papers were selected and their content was analyzed. The scholastic knowledge, related to teaching physical education, is composed by facts, concepts, principles, procedures, norms, values and attitudes. However, these elements of knowledge were presented in a fragmented form and not always significant. A tendency was verified in prioritizing the knowledge related to procedural nature whereas the knowledge regarding the conceptualand attitudinal nature was superficially treated and seldom specific to physical education. Therefore, it is necessary to have an organized and systematized presentation of knowledge to be learned in  physical education.

Key words: Physical Education, scholastic knowledge, elementary education.

 Motriz, set-dez. 2005, V.10, n.3, p.141-151

Contribuições da Psicologia para a formação em Educação Física  

TEXTO COMPLETO / FULL TEXT

Roberto Tadeu Iaochite1 2

Walmor de Almeida Nogueira Largura1 3

Roberta Gurgel Azzi1

Ana Maria Falcão de Aragão Sadalla1

1Universidade Estadual de Campinas

2Universidade de Taubaté

2Universidade de Campinas e 3UniAraras

Resumo: Compreender o papel da Psicologia na formação em Educação Física pode ser interessante para o estabelecimento de interfaces com essa disciplina e possibilitar que a aplicação desse conhecimento seja feita por meio de um referencial que apóie as intervenções práticas. Esse estudo objetivou analisar a inserção da Psicologia na formação em Educação Física. Participaram do estudo 18 professores e 17 estudantes de Educação Física respondendo a um questionário sobre a inserção da Psicologia na formação e atuação em Educação Física. Os conteúdos mais citados foram as teorias da aprendizagem, do desenvolvimento e da educação. As contribuições pautaram sobre a compreensão da relação professor e aluno, avaliação, organização dos conteúdos e motivação. Ressaltamos que a contribuição da Psicologia na formação do educador físico necessita ser revista em função do conteúdo e da forma como este vem sendo transmitido  frente às questões da teoria, da prática e da relação entre ambas.

Palavras-chave: Psicologia, formação, Educação Física.

Contributions of the Psychology for the formation in Physical Education

Abstract: Understanding the role of Psychology within the physical educator formation can be interesting in order to establish the interfaces with this discipline and to enable that the application of this knowledge be made through a referential that gives support to practical interventions. This study had as a goal to analyze the insertion of Psychology on the physical educator formation. Eighteen physical educators and seventeen students of Physical Education colleges participated in this study answering a questionnaire about Psychology insertion on formation and application. The most cited themes were those related to learning, developmental, and educational theories. The contributions were the ones about understanding the relationship between teacher and student, evaluation, organization of contents, and motivation. It is necessary to highlight that the Psychology contribution for the physical educator formation needs to be revised considering the contents and how these have been thought related to the theory, practices, and the relationship between both.

Key words: Psychology, formation, Physical Education.

 Motriz, set-dez. 2005, V.10, n.3, p.153-158

Fatores motivacionais dos adolescentes para a prática de capoeira na escola

TEXTO COMPLETO / FULL TEXT

Maria Cristina Chimelo Paim12

Érico Felden Pereira1

1Universidade Federal de Santa Maria RS

2Universidade Luterana do Brasil – Santa Maria.

Resumo: O presente estudo teve como objetivo verificar e analisar os fatores motivacionais que levam os adolescentes a optarem pela prática da capoeira na escola. Constituíram a amostra 18 meninos de 11 a 14 anos praticantes de capoeira em escolas públicas de Santa Maria – RS. O instrumento de avaliação utilizado foi o Inventário de Motivação para Prática Desportiva de Gaya e Cardoso (1998) que classifica os fatores motivacionais em três categorias: competência desportiva, saúde e amizade/lazer. Os resultados indicam que os fatores associados à saúde e amizade/lazer são os mais relevantes para os adolescentes que buscam a prática da capoeira no meio escolar. A análise dos dados revelou ainda que os motivos mais voltados à competição e a questão de ser o melhor do grupo possuem menor importância para os adolescentes e que o gosto pelo esporte os influencia de forma significativa. 

Palavras-chave: Motivação, esporte na escola, capoeira.

Teenagers’ motivating factors to the capoeira practice in the school

Abstract: The present study had as its objective to verify and analyze the motivating factors that make teenagers choose the capoeira practice in the school. The sample was composed by 18 boys at age of 11 to 14 years old who were capoeira practitioner in public schools from Santa Maria – RS. The evaluating tool used was the Inventário de Motivação para Prática Desportiva de Gaya e Cardoso (1998), which classifies the motivating factors in three categories: sport competence, health and friendship/leisure. The results indicate that the factors associated to health and friendship/leisure are the most relevant for teenagers who look for the capoeira practice in the school region. The analysis of data still revealed that the motives towards the competition and the matter of being the best in the group are less importance for the teenagers and that the sympathy for sports influences them significantly.

Key words: Motivation, sport in the school, capoeira.

 Motriz, set-dez. 2005, V.10, n.3, p.159-166

Dança criativa: a qualidade da experiência subjetiva TEXTO COMPLETO / FULL TEXT

Edvânia Conceição Fernandes Silva Campeiz

Catia Mary Volp

LACCEM – Departamento de Educação Física UNESP - Rio Claro SP

Resumo: Este relato aborda a experiência em uma oficina de “dança criativa” oferecida no Encontro Laban em 2002. Objetivou-se facilitar o processo de ensino e aprendizagem em dança criativa através dos “elementos do fluxo”. O programa fundamentou-se nos seguintes temas:  a “qualidade da experiência subjetiva” no ensino de dança; vivências lúdicas em dança criativa; reaprendizagem de padrões de movimento e seu significado subjetivo. A vivência foi composta por uma performance temática, inspirada pelo pensamento filosófico de Laban, partindo para o Preparo Corporal, Processo Criativo e Composição, apoiados em suas sugestões sobre “movimentos relacionados a pessoas e objetos”. Finalizou-se com o compartilhar das composições individuais em forma de apresentação integrativa.

Palavras-chave: Dança, ensino, criatividade, expressão, fluxo.

Criative dance: the quality of the subjective experience

Abstract: This communication is about the experience taken during a “creative dance” workshop offered during the Laban Meeting in 2002. The aim was to facilitate the teaching-learning process in creative dance through flow elements. The program was based on the following topics: - The “quality of subjective experience” in dance teaching; - Recreative experience in creative dance; - Re-learning movement patterns and their subjective meaning. The experience was arranged with a thematic performance, inspired by Laban´s phylosophical thoughts, beginning with a Corporeal Preparation, Creative Process and Composition, based on his suggestions about “movements related to people and objects”. The experience ended by sharing individual´s compositions in the framework of an integrative presentation.

Key words: Dance, teaching, creativity, expression, flow.

Motriz, set-dez. 2005, V.10, n.3, p.167-172

Energia: a moeda corrente da cultura corporal alternativa  TEXTO COMPLETO / FULL TEXT

Evanize Kelli Siviero

Luiz Alberto Lorenzetto

Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de São José do Rio Pardo e  Fafibe SP

Departamento de Educação Física IB UNESP - Rio Claro SP

Resumo: Este artigo mostra as visões do oriente e ocidente, no que diz respeito ao corpo e à utilização da energia como uma moeda corrente e unificadora de todas as dimensões do mundo alternativo, principalmente na área da saúde. O artigo ressalta conceitos que combinam e divergem elementos das tradições orientais com os conhecimentos ocidentais, científicos ou não, utilizando a dinâmica envolvida na idéia de desequilíbrio e reequilíbrio energético, como uma força explicativa e articuladora das inquietações e indagações do ser humano perante as mudanças de atitudes, de pensamentos e de comportamentos sócio-afetivo-culturais.

Palavras-chave: Mundo alternativo, corpo, energia, saúde.

Energy: the useful tool of the alternative body culture

Abstract: This article presents the different views of the oriental and western cultures regarding the body itself and the use of energy as a useful tool that unifies all the segments of complementary therapies, mainly, in the health field. The article also emphasizes which concepts they both have in common and their points of disagreement, scientific or not, by using a dynamic way which involves the idea of energy balance as a distinct and explonatory power for all the questions and doubts that the human beings may have towards changing  attitudes, thoughts and social, caring and culturalbehaviour.

Key words: Alternative world, body, energy, health.

 Motriz, set-dez. 2005, V.10, n.3, p.173-179

 Ausência do componente lento no VO2 em protocolo de rampa  TEXTO COMPLETO / FULL TEXT

Adriano Eduardo Lima Silva1

João Fernando Laurito  Gagliardi2,3,4

Renato Fraga Moreira Lotufo 3

Maria Augusta Peduti Dal’ Molin Kiss2

1(LAPEM) Laboratório de Pesquisa Morfo-Funcional da UDESC

2 (LADESP) Escola de Educação Física e Esporte da USP

3 Instituto de Avaliação Física do Esporte

4Universidade Ibirapuera

Resumo: O objetivo do presente estudo foi identificar um possível desvio de linearidade na relação VO2-potência em doze indivíduos, submetidos a um teste de rampa em bicicleta ergométrica (25 W.min-1). O VO2 (mL.min-1) foi plotado em função da intensidade (W) e uma equação de regressão linear foi criada a partir dos dados abaixo de LV1. O VO2 acima de LV1 foi estimado a partir desta equação e comparado com os valores medidos. Uma diferença de ângulo entre dois segmentos, abaixo e acima de LV1, também foi realizada para descrever o grau de modificação da curva. O VO2 medido acima de LV1 não foi diferente do estimado em nenhuma das intensidades e a diferença de ângulo entre os segmentos não foi significativa. Este aumento linear foi encontrado, provavelmente, devido a maior amplitude e a menor duração dos estágios utilizados neste estudo, em relação aos dados reportados na literatura.

Palavras-chave: consumo de oxigênio, protocolo de rampa, cinética de VO2, componente lento do VO2.

Lack of the slow component in VO2 in ramp protocol

Abstract: The purpose of this study was to identify a non-linear increase in the relationship VO2-power output in twelve individuals who were submitted to the ramp protocol in cycle ergometer (25 W.min-1).  The VO2 (mL.min-1) was plotted as a function of power output (W) and linear regression equation was generated from the data below LV1. The VO2 above LV1 was predicted by this equation and compared to the measured values. An angle difference between two segments, below and above VL1, was also identified to describe the degree of the curve modification. The measured VO2 above LV1 was not different from the predicted in any of the power output and the angle differences between segments were not significant. This linear increase was probably found due to a greater increment and to a shorter duration of the stages used in this study, in relation to the data reported in the literature.

Keywords: oxygen uptake, ramp protocol, VO2 kinetics, VO2 slow component.

 Motriz, set-dez. 2005, V.10, n.3, p.181-188

Perfil metabólico de ratos diabéticos submetidos ao exercício físico crônico

TEXTO COMPLETO / FULL TEXT

Kelly Elizeu da Silva1

Ricardo José Gomes2

Helton André Hermini2

José Roberto Moreira de Azevedo2

Eliete Luciano2

1Curso de Ciências Biológicas  IB UNESP – Rio Claro SP

2Departamento de Educação Física  IB UNESP – Rio Claro SP

Resumo: O objetivo deste estudo foi investigar os efeitos do exercício físico crônico sobre o perfil metabólico de ratos diabéticos induzidos por estreptozotocina. Ratos Wistar foram distribuídos nos seguintes grupos: Controle Sedentário (CS), Controle Treinado (CT), Diabético Sedentário (DS) e Diabético Treinado (DT). O diabetes foi induzido por estreptozotocina (50mg/kg pc. i.v.). O programa de treinamento consistiu de uma hora de natação diária, cinco dias/semana, durante oito semanas consecutivas com 5% de sobrecarga. Os ratos diabéticos sedentários e treinados apresentaram elevada glicemia. O treinamento físico reduziu as concentrações séricas de AGL nos grupos diabético e controle. Além disso, as proteínas totais bem como o glicogênio do músculo foram aumentados pelo exercício crônico no grupo controle. Concluímos que o diabetes induzido por estreptozotocina, altera o perfil metabólico, enquanto o exercício físico crônico promove algumas importantes adaptações metabólicas em ratos Wistar.

Palavras-chave: Diabetes, metabolismo, exercício crônico, estreptozotocina.

Metabolic profile of diabetic rats submitted to chronic physical exercise

Abstract: The aim of the present study was to examine the effects of physical exercise on the metabolic profile in diabetic rats induced by streptozotocin. Male Wistar rats were divided into 4 groups, sedentary control (SC), trained control (TC), sedentary diabetic (SD) and trained diabetic (TD). Diabetes was induced by Streptozotocin (50 mg/kg b.w. i.v.). The training program consisted of swimming 5 days/week, 1 h/day, supporting a load of 5 % body weight for 8 weeks. The diabetic groups (sedentary and trained) showed hyperglycemia. The training reduced serum AGL in both, diabetic and control groups. Besides, the training increased total proteins and muscle glycogen in control group. It was concluded that diabetes (by streptozotocin) induced some alterations on metabolic profile and physical training promoted important metabolic adaptations in in Wistar rats.

Key Words: Diabetes, metabolism, chronic exercise, streptozotocin.

 Motriz, set-dez. 2005, V.10, n.3, p.189-193

Resumo de dissertação de Especialização  TEXTO COMPLETO / FULL TEXT

Incidência de sintomas, doenças profissionais e doenças do trabalho em nadadores de competição da cidade de Campinas/SP

Cibele Cristina Osawa

Universidade Estadual de Campinas

A natação no Brasil é considerada um desporto de rendimento, praticado de modo não profissional, sem contratos de trabalho. É mantida por incentivos materiais (ajuda de custo, bolsa de manutenção, vale-transporte, vale-alimentação, etc.) e patrocínios. Ao contrário do que se acredita, não é um esporte inofensivo. Pode causar lesões por movimentos repetitivos no ombro, no joelho, no tornozelo, na coluna, etc. Além disso, o nadador se depara com doenças como otite externa, dermatites, foliculites, micoses, asma induzida pelo exercício, etc. Visando a apontar a incidência de sintomas, lesões e doenças relacionadas à natação, ocorridas nos últimos dois anos, foram aplicados questionários a 33 nadadores de competição da cidade de Campinas, sendo 57,6% do sexo masculino. Os nadadores tinham idade média de 17 ± 2 anos (de 14 a 21 anos), nadavam semanalmente 35,8 ± 5,8 km (de 20 a 42 km) e compunham a elite da natação regional: 69,7% participavam de competições nacionais e 6,1%, de competições internacionais. As alturas médias e pesos médios foram: 1,65 ± 0,04 m e 54,6 ± 6,1 kg, respectivamente, para o sexo feminino, e 1,78 ± 0,07 m e 69 ± 7,7 kg para o sexo masculino. As principais queixas de dores foram: ombro (82%), coluna (52%), ouvido (36%), joelho (33%), torcicolo (24%), tornozelo e cotovelo (12% cada). Em relação a doenças, 88% dos nadadores relataram casos de resfriado, seguido por gripe (61%), sinusite (27%), micose (15%), bronquite (12%) e conjuntivite (6%). Outras ocorrências foram: torções (12,1%), tendinites (27,3%) e outras (21,2%).

Palavras-chave: Nadador de competição, natação, doenças profissionais, doenças do trabalho.

Osawa, C. C. (2003). Universidade Estadual de Campinas, SP.

 Motriz, set-dez. 2005, V.10, n.3, p.194

Resumo de tese de Doutorado  TEXTO COMPLETO / FULL TEXT

A lógica interna da Ginástica Artística Masculina (gam) e estudo etnográfico de um ginásio de alto rendimento

Marco Antonio Coelho Bortoleto

Instituto Nacional de Educação Física da Catalunha(INEFC)

Esta pesquisa apresenta três pontos fundamentais: em primeiro lugar uma análise da lógica interna da Ginástica Artística Masculina (GAM), do ponto de vista da Praxiología Motriz; em segundo, uma descrição da dinâmica de funcionamento de um Ginásio de treinamento de alto rendimento e por último, uma análise transversal que pretende mostrar tanto o grau de congruência entre as características mais significativas da lógica interna quanto a cultura de treinamento da GAM que envolvem a preparação de ginastas de elite. A análise da lógica interna consistiu num estudo teórico realizado fundamentalmente com base na análise de conteúdo do regulamento, neste caso o Código de Pontuação editado pela Federação Internacional de Ginástica (FIG). A análise da cultura de treinamento do Ginásio consistiu num estudo de campo de caráter etnográfico, com uma duração de um ano e meio, realizado na sala de GAM do Centro de Alto Rendimento (CAR) de Sant Cugat del Vallès (Barcelona). Como resultado, esta tese expõe algumas das características mais relevantes de cada um dos seis aparelhos da GAM, concluindo que se trata de uma modalidade na qual prevalece o domínio do corpo nos diferentes espaços de prática; um esporte onde emergem ações motoras estereotipadas, preferentemente acrobáticas, expressadas através de exercícios compostos de acordo com os critérios que o sistema de pontuação estabelece, e que devem ser executados com um alto grau de precisão, seguindo os modelos técnicos que não só determinam o regulamento como também atendem às expectativas estéticas típicas da cultura ginástica. A respeito do Ginásio, descrevemos as características mais reveladoras da dinâmica de treinamento, concentrando a atenção no mundo social (participantes, hierarquia de mandos, estrutura social), nas condições espaço-temporais da preparação ginástica, nos materiais utilizados no treinamento, nas fases mais importantes da carreira esportiva do ginasta, além do simbolismo que envolve esta atividade e que define o Ginásio como uma microcultura ginástica. Em nível transversal, constatamos que a cultura de treinamento não somente é congruente com as exigências da lógica interna mas também reforça os valores que definem a prática deste esporte, potencializando a tradição de uma cultura ginástica secular que ostenta a hegemonia de um adestramento rígido, marcial, disciplinado, “fechado” e impositivo.

Palavras-chave: Ginástica Artística Masculina, Educação Física, Ginásio, Etnografia.

Bortoleto, M.A.C. Instituto Nacional de Educação Física da Catalunha (INEFC) Universidade de Lleida (Espanha)

 Motriz, set-dez. 2005, V.10, n.3, p.194