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MOTRIZ - Revista de Educação Física - UNESP Volume 10, Número 2, agosto/2004 UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA |
SUMÁRIO
Artigos Originais
Atividade Respostas metabólicas agudas de ratos Wistar ao exercício intermitente de saltos
Acute metabolic responses of Wistar rats to intermittent jump exercise
Gustavo Puggina Rogatto, Camila Aparecida Machado de Oliveira, Marcel Cardoso Faria e
Eliete Luciano.................................................................................................................................................................................................. 61
A relação entre desvio postural e lesões esportivas em crianças e adolescentes obesos
Relationships between postural alterations and sports injuries in obese children and adolescents
Suzete dos Anjos Calvete............................................................................................................................................................................ 67
Microdoses de metformina aumentam as reservas de glicogênio em músculo esquelético de ratos
Microdose of metformin enhances glycogen reserves in rat skeletal muscle
Carlos Alberto da Silva, Rinaldo Roberto de Jesus Guirro, Karina Maria Cancelliero,
Franciléia Gideone Barros, Rita de Cássia Chaim Menezes e Fabiana Forti......................................................................... 73
Efeitos de diferentes métodos de ensino na aprendizagem do futebol de salão
Effects of different teaching methods on learning of indoor soccer
Umberto Cesar Corrêa, António Sabino da Silva e Rejane Paroli............................................................................................. 79
Relação entre desempenho em uma habilidade rítmica e experiências motoras prévias em indivíduos idosos
Relationship between performance of a rhythmic task and previous motor experiences in the elderly
Juliana Bayeux da Silva e Luis Augusto Teixeira............................................................................................................................ 89
Atividade física e corpo sensível
Physical activity and the sensitive body
Carlos Alberto de Andrade Coelho Filho e Regina Glória Nunes Andrade........................................................................... 97
Práticas Corporais alternativas: formação em Educação Física
Formation of alternative body practices through physical education
Auria de Oliveira Carneiro Coldebella, Luiz Alberto Lorenzetto e Arlei Coldebella........................................................... 111
Intervenção profissional em Educação Física: expertise, credencialismo e autonomia
Professional intervention in physical education: expertise, accreditation, and autonomy
Rita de Cássia Garcia Verenguer...................................................................................................................................................... 123
Editorial
É com enorme satisfação que o Departamento de Educação Física do Instituto de Biociências da UNESP – Campus Rio Claro lança o segundo fascículo do ano de 2004 da Revista Motriz, que traz conteúdos interessantes e diversificados da Educação Física e áreas correlatas. Nossa revista está conseguindo manter sua periodicidade graças ao empenho dos editores, apesar de todas as dificuldades e desafios que permeiam tal iniciativa. Mais importante que isso, a Motriz tem sido apreciada e aprovada pela comunidade científica, que cada vez mais investe seus estudos em nossas linhas de publicações. Os resultados desse desempenho coletivo denotam os anseios da área e consagram o entendimento da discussão científica como algo possível e necessário ao nosso desenvolvimento. Nesse meu último editorial, visto que deixo a Chefia do Departamento de Educação Física, que muito me orgulhou nesses dois anos, quero agradecer ao Conselho Editorial da Motriz; aos colegas e funcionários ligados às etapas de revisão, editoração e arte final da revista; aos assinantes e, como não poderia deixar; aos autores e colaboradores; pela magnífica atuação em benefício da Motriz . Tenho certeza que nosso periódico está no caminho certo e continuará a brilhar, especialmente pela sua transparência e incentivo a todas as sub-áreas, indistintamente. Boa leitura a todos.
Prof. Dr. Cláudio Alexandre Gobatto
Chefe do Departamento de Educação Física
Respostas metabólicas agudas de ratos Wistar ao exercício intermitente de saltos TEXTO COMPLETO / FULL TEXT
Gustavo Puggina Rogatto ¹
Camila Aparecida Machado de Oliveira ²
Marcel Cardoso Faria ²
Eliete Luciano ²
¹ Laboratório de Investigação e Estudos sobre Metabolismo e Exercício Físico - UFMT MT
2 Laboratório de Biodinâmica - Depto de Educação Física UNESP - Rio Claro
Resumo: Com o objetivo de verificar as respostas metabólicas agudas ao exercício físico intenso, ratos foram distribuídos em grupos repouso (REP) e exercício agudo (EA). O grupo EA foi submetido a uma sessão de exercício físico que consistiu na realização de saltos em piscina (4x10 saltos), com sobrecarga de 50% do peso corporal. Após sacrifício, amostras de sangue foram coletadas em ambas as condições experimentais para dosagem da glicose, insulina, colesterol, ácidos graxos livres (AGL) e corticosterona. Tecidos muscular, cardíaco e hepático foram utilizados para determinação das concentrações de glicogênio. A realização aguda do esforço promoveu aumento nos níveis de glicose, AGL e corticosterona. Os teores de glicogênio muscular e hepático, bem como as concentrações de insulina foram reduzidos após o exercício. Concluímos que a sessão aguda de exercício físico intermitente promoveu utilização dos estoques de carboidrato no músculo e no fígado, e favoreceu a mobilização das reservas lipídicas.
Palavras-chave: Exercício agudo, metabolismo, carboidratos, proteínas, corticosterona
Acute metabolic responses of Wistar rats to intermittent jump exercise
Abstract: The purpose of the study was to verify the acute metabolic responses of rats to high intensity exercise. Rats were distributed into groups: resting (REP) and acute exercise (EA). The EA group performed an exercise session that consisted of jumps (4x10 jumps) into a swimming pool, while supporting a load of 50% of body weight. After sacrifice, blood samples were collected to determine serum glucose, insulin, cholesterol, fatty free acids, and corticosterone. The gastrocnemius muscle, heart, and liver were used to determine glycogen concentration. The acute exercise session promoted an increase of serum glucose, fatty free acids and corticosterone concentration. Muscle and liver glycogen contents, as well as serum insulin concentration, were reduced after a single exercise session. We conclude that the acute, single, high intensity exercise session promoted utilization of muscle and liver carbohydrate stores and favored consumption of the lipid sources.
Key Words: Acute exercise, metabolism, carbohydrate, proteins, corticosterone.
Motriz, mar.-ago. 2004, V.10, n.2, p.61-66
A relação entre alteração postural e lesões esportivas em crianças e adolescentes obesos TEXTO COMPLETO / FULL TEXT
Suzete dos Anjos Calvete
Escola de Educação Física e Esporte USP SP
Resumo: A prevalência da obesidade na infância e na adolescência é uma preocupação na área da saúde pública por promover malefícios à qualidade de vida. Nesse contexto a atividade física e esportiva torna-se ainda mais importante para a saúde desses jovens. No entanto, necessita de alguns cuidados ao ser administrada em crianças e adolescentes obesos, uma vez que são mais suscetíveis a sobrecargas no sistema músculo-esquelético e, conseqüentemente, a lesões osteomioarticulares. Dessa forma, esta revisão tem como objetivo abordar os desvios posturais na criança e no adolescente obeso e suas possíveis relações com as lesões nas atividades físicas e esportivas.
Palavras-chave: Obesidade, infância e adolescência, desvios posturais, lesões esportivas.
Relationships between postural alterations and sports injuries in obese children and adolescents
Abstract: The prevalence of obesity during childhood and adolescence is a quality of life concern in the public health area. Due to this situation, physical and sporting activities have become even more important to the health of these youngsters. However, administering physical activity requires special care, since obese children and adolescents are more susceptible to overload on the muscular-skeletal system and, consequently, to osteomyoarticular injuries. This study aims to address postural deviations in obese children and adolescents and possible relationships to injuries during physical and sporting activities.
Key Words: Obesity, childhood and adolescence, postural alterations, sporting injuries.
Motriz, mar.-ago. 2004, V.10, n.2, p.67-72
Microdoses de metformina aumentam as reservas de glicogênio em músculo esquelético de ratos TEXTO COMPLETO / FULL TEXT
Carlos Alberto da Silva
Rinaldo Roberto de Jesus Guirro
Karina Maria Cancelliero
Franciléia Gideone Barros
Rita de Cássia Chaim Menezes
Fabiana Forti
Programa de Pós-graduação em Fisioterapia - Faculdade de Ciências da Saúde - Universidade Metodista de Piracicaba SP
Resumo: Recentes estudos realizados em ratos e humanos diabéticos mostraram que o tratamento com metformina promove uma expressiva redução na glicemia devido à elevação na captação muscular de glicose mesmo na ausência da insulina. Há evidências da relação entre a metformina, a enzima hexoquinase, o sistema de captação de glicose e a síntese de glicogênio. O objetivo deste estudo foi avaliar o conteúdo de glicogênio dos músculos sóleo e gastrocnêmio de ratos tratados com microdoses de metformina durante 15 dias (1,6 mg.mL-1 e 3,2 mg.mL-1). Os resultados mostraram que a metformina na concentração 1,6 mg.mL-1 não interferiu no conteúdo muscular de glicogênio, no entanto, promoveu elevação de 78% nas reservas de glicogênio na concentração de 3,2 mg.mL-1, sem promover alteração na glicemia e lactatemia. Assim, este estudo sugere que a microdose de metformina na concentração de 3,2 mg.mL-1 eleva o conteúdo muscular de glicogênio e pode melhorar o desempenho físico e/ou modificar o período de exaustão.
Palavras-chave: Metformina, glicogênio, músculo, desempenho físico.
Microdose of metformin enhances glycogen reserves in rat skeletal muscle
Abstract: Recently, studies in diabetic rats and humans have shown that metformin treatment promotes a reduction of glycaemia by enhancing glucose uptake even in the absence of insulin. There is evidence of a relationship between metformin, hexoquinase activity, glucose uptake, and glycogen synthesis. The purpose of this study was to evaluate the muscle glycogen reserves of rats treated with microdoses of metformin for 15 days (1.6 mg.ml-1 or 3.2mg.ml-1). Our study showed that a 1.6 mg.ml -1 dose of metformin does not have an effect on glycogen synthesis, but a 3.2 mg.ml -1 of metformin increases the muscle glycogen reserves by 78% (p<0.05). We did not observe a hypoglycemic or a hiperlactemic effect. We concluded that a micro dose of metformin (3.2mg.ml-1) increases glycogen content and could enhance exercise performance and changes in exhaustion period.
Keywords: Metformin, glycogen, muscle, performance.
Motriz, mar.-ago. 2004, V.10, n.2, p.73-78
Efeitos de diferentes métodos de ensino na aprendizagem do futebol de salão TEXTO COMPLETO / FULL TEXT
Umberto Cesar Corrêa ¹
António Sabino da Silva
Rejane Paroli
1 Escola de Educação Física e Esporte - USP SP
Resumo: Este trabalho investigou os efeitos de diferentes métodos de ensino na aprendizagem do futebol de salão. Participaram do estudo cento e treze alunos do ensino fundamental da rede pública de ensino com média de idade de 12,6 anos (± 1,8). O delineamento constou de quatro grupos de rapazes e quatro grupos de moças (partes-PT, situações-ST, tático-TT e todo-TD) e de três fases (pré-teste, aprendizagem e pós-teste) compreendidas em doze aulas. Foi utilizado Game Performance Assessment Instrument, o qual possibilitou a avaliação do futsal em termos de envolvimento no jogo, tomada de decisão, execução de habilidades, apoio e desempenho global. Para as comparações entre os grupos de moças e os de rapazes em cada teste foram conduzidas Anovas e Kruskal-Wallis e para as comparações intragrupo utilizou-se o teste de Wilcoxon. Os resultados não evidenciaram diferenças entre os grupos de moças e entre os grupos de rapazes no pré e no pós-teste. Porém, mostraram que o grupo das moças que praticaram sob o método do todo foi o único grupo que evoluiu do pré para o pós-teste em todas as variáveis.
Palavras-chave: Método de ensino, aprendizagem motora, futebol de salão.
Effects of different teaching methods on learning of indoor soccer
Abstract: This work investigated the effects of different teaching methods on the learning of indoor soccer. One hundred and thirteen public school students, with a mean age of 12.6 years (± 1,8), participated in the study. The design was comprised of four groups of boys and four groups of girls (part-PT, situations-ST, tactical-TT and whole-GJ), in 12 sessions, and in three phases (pre-test, learning and post-test). The performance of each group was evaluated with the Game Performance Assessment Instrument, and results were analyzed considering: involvement with the game, decision-making, skill execution, support, and global performance. To compare the groups’ performances in each test, Kruskal-Wallis ANOVAS were conducted, and the Wilcoxon test was used for intra-group comparisons. The results did not show differences among groups of girls and among groups of boys in the pre- and post-tests. However, they showed that the girls’ group that practiced the whole method was the only one that evolved from pre- to post-tests in all variables.
Key Words: Teaching method, motor learning, indoor soccer
Motriz, mar.-ago. 2004, V.10, n.2, p.79-88
Relação entre desempenho em uma habilidade rítmica e experiências motoras prévias em indivíduos idosos
Juliana Bayeux da Silva
Luis Augusto Teixeira
Departamento de Biodinâmica do Movimento Humano - Escola de Educação Física e Esporte da USP SP
Resumo: Este estudo teve como objetivo verificar em indivíduos idosos a correlação entre tempo de prática anterior em atividades motoras globais e desempenho em uma tarefa rítmica, envolvendo memória e coordenação motora. Para identificar as atividades e quantificar a prática prévia foi aplicado um inventário do envolvimento regular em atividades motoras globais nos cinco anos anteriores. A tarefa motora consistia de uma seqüência de movimentos globais realizados em sincronia com um ritmo musical. O número estimado de horas de prática foi correlacionado com o nível de desempenho na tarefa motora. Os resultados indicaram correlação estatisticamente significante entre tempo de prática e desempenho motor. Tal associação foi encontrada especificamente para os componentes da tarefa rítmica indicadores de coordenação, mas não para os componentes indicadores de memória. Esses resultados sugerem que o declínio motor de indivíduos idosos pode ser amenizado com a prática regular de atividades envolvendo ações motoras globais.
Palavras-chave: Envelhecimento, habilidades globais, ritmo, coordenação intermembros.
Relationship between performance of a rhythmic task and previous motor experiences in the elderly
Abstract: This study assessed the association between the amount of time older individuals devoted to the practice of motor activities and their performance of a rhythmic task that required memory and motor coordination. . In order to identify and quantify the amount of physical activity they participated in during previous five years, a questionnaire requested information about their global motor activities during this time period. The motor task consisted of a sequence of global movements that were to be performed according to a musical rhythm. The estimated amount of time of previous practice of motor activities was correlated with the level of performance of the rhythmic task. The results indicated a statistically significant correlation between the amount of previous practice and performance of the task. A correlation was found to be particularly significant for the coordinative components but not for the memory components of the task. These results suggest that the elderly can attenuate the motor deficits usually associated with aging through the regular practice of global motor activities.
Key Words: Aging, global tasks, rhythm, inter-limb coordination.
Motriz, mar.-ago. 2004, V.10, n.2, p.89-96
Atividade física e corpo sensível TEXTO COMPLETO / FULL TEXT
Carlos Alberto de Andrade Coelho Filho
Regina Glória Nunes Andrade
Pós-Graduação em Psicologia Social - Universidade do Estado do Rio de Janeiro RJ
Resumo: Os primeiros investimentos científicos que se dão no campo do imaginário, quando a criatividade é valorizada, partem de estudos que provocam deformações no real mediante a produção de ilusões. No esteio da ilusão e da criatividade − portanto, do imaginário −, este trabalho se estrutura no horizonte da consciência corporal, do homem biológico, psicológico e social. O método utilizado foi o de análise da narrativa teórica. Foram privilegiados alguns textos “psicanalíticos” cujos referenciais estão voltados para o entendimento dos conceitos teóricos básicos necessários para o trabalho, tais como inconsciente e imaginário. A tese sustentada está baseada na compreensão de que o corpo que pratica atividade física regular entra em contato com algo que proporciona um bem-estar fugidio, um estado de consciência que precisa ser constantemente reencontrado, re-elaborado. O corpo em movimento é fruto das marcas do inconsciente que se expressam, fundamentalmente, através do imaginário.
Palavras-chave: Corpo, psicanálise, atividade física, subjetividade.
Physical activity and the sensitive body
Abstract: The first scientific investigations into the field of “the imaginary” are related to the production of illusions. The current work investigates the intersection of corporal consciousness and man’s biological, psychological, and social aspects. The method used was the analysis of the theoretical narrative. Psychoanalytic texts, whose references focus on basic theoretical concepts related to the unconscious and imagery, were examined. A sustained theory was revealed and re-elaborated: A body that regularly practices physical activity can become sensitive to a particular state of consciousness that reflects well-being.
Key words: Body; psychoanalysis; physical activity; subjectivity.
Motriz, mar.-ago. 2004, V.10, n.2, p.97-109
Práticas Corporais alternativas: formação em Educação Física TEXTO COMPLETO / FULL TEXT
Auria de Oliveira Carneiro Coldebella 1
Luiz Alberto Lorenzetto 2
Arlei Coldebella 3
1Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões URI – Erechim
2Departamento de Educação Física UNESP – Rio Claro
3Embrapa Suínos e Aves
Resumo: O presente estudo objetivou investigar a perspectiva dos professores de Educação Física do ensino: fundamental, médio e superior, sobre as Práticas Corporais Alternativas (PCAs) na formação e atuação profissional. As informações foram coletadas através de questionários enviados aos professores de Educação Física de instituições públicas e privadas, das cidades de Rio Claro, Campinas e Piracicaba, englobando os três níveis de ensino. Apenas 38,5% dos professores tiveram alguma disciplina relacionada às PCAs na formação universitária e 15,4% deles têm participado de eventos relacionados a elas. Mesmo assim, a maioria deles (84,6%) considera importante a inclusão dessas disciplinas nos cursos de graduação em Educação Física. Com base nesses resultados a melhor forma de capacitar os profissionais seria através da inclusão de disciplinas relacionadas às PCAs na grade curricular dos cursos de Educação Física, pois os profissionais, depois de formados, não estão procurando capacitação em encontros ou cursos relacionados a elas.
Palavras-chave: Formação profissional, práticas corporais alternativas, educação, corpo e mente.
Formation of alternative body practices through physical education
Abstract: The objective of the present study was to investigate the importance of coursework related to Alternative Body Practices (ABPs) on the formation of attitudes and on the professional performance of physical education (PE) teachers at the elementary, high school, and undergraduate levels. Data were collected through questionnaires sent to PE teachers at public and private institutions in Rio Claro, Campinas, and Piracicaba, at all three academic levels. Only 38.5% of the teachers had some academic training related to ABPs, and 15.4% had participated in ABP-related events. However, most of the teachers (84.6%) considered it important to include such courses for students at the undergraduate level. We concluded that, in order to better qualify PE professionals, ABP courses should be included in PE student training at the undergraduate level, since it is unlikely that they will seek such training as professionals after graduation.
Key Words: Professional formation, alternative body practices, education, body and mind.
Motriz, mar.-ago. 2004, V.10, n.2, p.111-122
Intervenção profissional em Educação Física: expertise, credencialismo e autonomia TEXTO COMPLETO / FULL TEXT
Rita de Cássia Garcia Verenguer
Faculdade de Educação Física - Universidade Presbiteriana Mackenzie SP
Resumo: Embora tenhamos uma estrutura de cursos de graduação consolidada, o mercado de trabalho em Educação Física, ainda hoje, admite pessoas sem formação acadêmica. O objetivo deste artigo é discutir a intervenção profissional em Educação Física a partir da caracterização do conceito de profissão apresentada por Freidson (1998) e relacioná-la com o saber profissional e a regulamentação da profissão. Considerando a expertise, o credencialismo e a autonomia como denominadores comuns a qualquer profissão, observamos que a Educação Física se ressente do conhecimento científico sobre a intervenção profissional, de que a regulamentação da profissão é um fato recente e de que os profissionais ainda não são os principais formadores de opinião na área.
Palavras-chave: Intervenção profissional, profissão, mercado de trabalho, Educação Física.
Professional intervention in physical education: expertise, accreditation, and autonomy
Abstract: Although we have a consolidated structure of undergraduate courses, the field of physical education today still hires people without academic accreditation. The objective of this paper is to discuss professional intervention in physical education, starting with the characterization of the concept of “professional” as presented by Friedson (1998). We then relate it to the accreditation process, considering the concepts of expertise and autonomy as common denominators, as in any profession. We conclude that physical education lacks scientific knowledge with regard to professional intervention, that professional accreditation is a recent occurrence, and that professionals still aren't the main formers of opinion in the field.
Key Words: Professional intervention, profession, workplace, physical education.
Motriz, mar.-ago. 2004, V.10, n.2, p.123-134