ATIVIDADES DESENVOLVIDAS

 

O programa se propõe a realizar aulas regulares de atividade física para os pacientes, com freqüência semanal de 3 vezes (segunda, quarta e sexta-feira), e duração de uma hora por sessão (das 17:00 às 18:00). A intervenção consiste numa metodologia específica que enfatiza as dimensões cognitiva e motora de forma indissociável, utilizando o conhecimento científico e pedagógico produzido, para atender a demanda social, na perspectiva de contribuir para a transformação da realidade dos participantes (pacientes e cuidadores).
Ao iniciarem as atividades, os participantes recebem uma avaliação neuropsicológica e física para analisar a memória, sinais de distúrbio de comportamento e as condições físicas.

 
Semanalmente, com duração de 1 hora e meia, é realizada uma reunião com os coordenadores e os estagiários do PRO-CDA, para a discussão de aspectos pedagógicos, científicos e administrativos do projeto.
No mês de julho é realizado o “Mês do Cuidador”, com a apresentação de palestras semanais destinados aos cuidadores dos idosos e para toda a comunidade interessada. Os temas são diversos, proporcionando conhecimentos sobre a demência, atividade física e suas implicações para a saúde.

 
O dia 21 de Setembro é o Dia Mundial da Doença de Alzheimer, e a UNESP-Rio Claro realiza um evento para a comunidade, normalmente na praça central da cidade, disponibilizando informações sobre a demência, a realização do Mini-Exame de Estado Mental, e distribuição gratuita de livros para auxiliar no cuidado com os idosos com DA.

 
Anualmente, aproximadamente, 20 idosos com Demência de Alzheimer e seus respectivos cuidadores têm se beneficiado pelo programa de forma direta e rotineira, através da realização de atividade física, enquanto outras aproximadamente 1200 pessoas/ano também têm se beneficiado das atividades do programa através de palestras e eventos.