Encontro de Contabilistas
Encontro de Contabilistas
     

Prof. Hilário Franco
É difícil para uma Comissão Organizadora de um evento tão importante como o Encontro de Contabilistas da Unesp não se lembrar de Hilário Franco.
Sim, ele pode ser chamado de Hilário Franco. Do alto de sua autoridade contábil, a amizade que dedicou ao grupo de contabilistas e demais participantes dos Encontros dos Contabilistas da Unesp confere ao grupo a licença para chamá-lo de Hilário Franco. Não é só Hilário Franco. É Maria Aparecida também.
Para o grupo de contabilistas da Unesp foram muitos anos de estudos em suas obras e foram seis anos de amizade mais próxima.
Em 1996, no Hotel Estância Barra Bonita, em Barra Bonita/SP, estavam Hilário e Maria Aparecida. Ele não foi apenas um conferencista que dividiu a mesa com Eliseu Martins e falou sobre o Exame de Suficiência e a Qualidade do Profissional de Contabilidade. Ficaram, ele e Maria Aparecida, como amigos. Durante todo o Encontro conversaram com as pessoas, felizes participaram com interesse em todas as atividades. Todos disputavam um lugar ao seu lado na foto. Maria Aparecida sempre simpática e sorrindo.
Em Ubatuba, em 1998, lá estava Hilário Franco abrindo o IV Encontro juntamente com os diretores da Unesp. Não foi embora, ficou conosco, como alguém de casa. Simpático, tranqüilo, quieto, mas sempre conversando com a turma barulhenta da Unesp. Um descuido. E o hotel colocou Hilário Franco e Maria Aparecida no último andar do prédio sem elevador. Subiram pela escada. Não reclamaram. Não quiseram mudar de andar. O grupo se preocupou. O tempo estava chuvoso. Era noite. Uma festa. Uma leve falta de ar. Todos queriam acompanhar Hilário e Maria Aparecida ao médico. Os contabilistas da Unesp sentiram-se pais de Hilário e Maria Aparecida. Queriam cuidar do homem inteligente, quieto, afável. Sentiram-se filhos diante do mais respeitado profissional de contabilidade do Brasil. Um alívio, uma alegria. Voltaram do médico. Participaram ativamente de todo o evento.
De 25 a 27 de outubro de 2000, lá estavam, Hilário Franco e Maria Aparecida, em Águas de Lindóia, com o grupo de Contabilistas da Unesp. Lição de vida. Hilário Franco iria viver só mais dois meses. E estava com um grupo de contabilistas. O que falar sobre isso. Que dedicou uma vida e, literalmente, até a morte, à Contabilidade. Falecera em 22 de dezembro de 2000.
Tristeza especial para o grupo da Unesp. Especial por ter sido capaz de externar ao casal, Hilário e Maria Aparecida, todo o afeto de reconhecimento. Especial por ter sabido aproveitar, conviver, sorrir e sorver da sabedoria da pessoa e do profissional. Durante esses anos de Encontros de Contabilistas da Unesp partilhamos muitas histórias.

Maria Ap. e Hilário Franco
Maria Aparecida nos confidenciou o propósito de Hilário, logo depois que se casou (tomará que não se zangue por colocar, nessa homenagem, nossa conversa informal): iria escrever uma página de um livro por dia, ao final de um ano teria um livro de trezentos e sessenta páginas. Não se descuidou disso. E, conseguiu escrever tantos livros. E simbolizar a persistência, a firmeza no cumprimento do proposto.
Hilário Franco e Maria Aparecida falaram com orgulho e alegria sobre o sucesso do filho Hilário Franco Junior, em outra área, que não a contabilidade.
O curriculum de Hilário Franco é extenso e repleto de conquistas. Contador, economista, administrador, professor. Lecionou mais de 35 anos em diversas instituições renomadas, sobre matérias da área contábil. Foi sócio de muitas empresas. Atuou como consultor contábil. Foi membro dos Conselhos Fiscais de inúmeras Companhias.
A classe contábil brasileira não teria a mesma importância que possui hoje, sem a participação de Hilário.
Para o grupo de contabilista da Unesp, Hilário Franco representa a possibilidade de voltar-se para o passado, rememorar bons momentos e, seguir em frente, acreditando que vale a pena ser dedicado, ético, participante.
Um ícone da contabilidade (e uma grande pessoa) viveu entre nós. Somos felizes. Temos memória. Nesse VII Encontro, em 2006, em Campos de Jordão, é como se Hilário e Maria Aparecida estivessem conosco. Sejam bem vindos.
 
Fotos
 
       
Política de Privacidade     Política de Serviço
UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
Tecnologia, Desenvolvimento, e Layout:
Assessoria de Informática
- Grupo de Tecnologia da Informação

Protegido por