Coleção "Tendências em Educação Matemática"
 

    A Coleção "Tendências em Educação Matemática" dirige-se aos profissionais de Educação Matemática, bem como para os futuros professores dessa área, de modo reflexivo e partindo do princípio de que todos podem produzir matemática nas suas diferentes expressões. De fato, ao fazer isso, a coleção também contribui para o aumento no escasso número de obras em língua portuguesa sobre a educação continuada de professores, trazendo no final de cada livro uma extensa bibliografia para que o leitor possa aprofundar-se em uma ou mais das inúmeras tendências de Educação Matemática apresentada na coleção. Conta atualmente com 28 títulos.

    Informações de como adquirir esses livros, entre em contato com o GPIMEM

   

Fases das tecnologias digitais em Educação Matemática

Fases das tecnologias digitais em Educação Matemática: sala de aula e internet em movimento / Marcelo de Carvalho Borba. Ricardo Scucuglia R. da Silva. George Gadinidis - 1 ed - Belo Horizonte : Autentica Editora, 2014. --(Coleção Tendências em Educação Matemática, 28). ISBN 978-85-8217-499-9. 1. Computadores - Estudo e Ensino 2. Inovações Educacionais. 3. Matemática - Estudo e Ensino 4. Prática de Ensino 5. Professores - Formação Profissional 6. Técnicas Digitais 7. Tecnologia Digital .I. Silva, RicardoScucuglia R. da. II. Gadinidis, George. III. Título. IV. Série.

Este é o terceiro livro da Coleção Tendências em Educação Matemática cuja temática central refere-se ao uso de tecnologias.
Com base em suas experiências enquanto docentes e pesquisadores, associadas a uma análise acerca das principais pesquisas desenvolvidas no Brasil sobre o uso de tecnologias digitais no ensino e aprendizagem de Matemática, os autores apresentam uma perspectiva fundamentada em quatro fases. Inicialmente, os leitores encontram uma descrição sobre cada uma dessas fases, o que inclui a apresentação de visões teóricas e exemplos de atividades matemáticas características em cada momento. Baseados na “perspectiva das quatro fases”, os autores discutem questões sobre o atual momento (quarta fase). Especificamente, eles exploram o uso do software GeoGebra no estudo do conceito de derivada, a utilização da Internet em sala de aula e a noção denominada performance matemática digital, que envolve as artes.
Este livro, além de sintetizar de forma retrospectiva e original uma visão sobre o uso de tecnologias em educação matemática, resgata e compila de maneira exemplificada questões teóricas e propostas de atividades, apontando assim inquietações importantes sobre o presente e o futuro da sala de aula de Matemática. Portanto, esta obra traz assuntos potencialmente interessantes para professores e pesquisadores que atuam na educação matemática.

Fases das tecnologias digitais em Educação Matemática
LANÇAMENTO

Aprendizagem em Geometria na educação básica:
A fotografia e a escrita na sala de aula

Aprendizagem em Geometria na educação básica: a fotografia e a escrita na sala de aula / Cleane Aparecida dos Santos. Adair Mendes Nacaratto - Belo Horizonte : Autentica Editora, 2014. --(Coleção Tendências em Educação Matemática, 27). ISBN 978-85-8217-457-9. 1. Ensino Fundamental 2. Geometria - Ensino e Estudo- 3. Matemática - Estudo e Ensino 4. Matemática - Formação de Professores I. Nacaratto, Adair Mendes. II. Título. III. Série.

Muitas pesquisas têm sido produzidas no campo da Educação Matemática sobre o ensino de Geometria. No entanto, o professor, quando deseja implementar atividades diferenciadas com seus alunos, depara-se com a escassez de materiais publicados. As autoras, diante dessa constatação, constroem, desenvolvem e analisam uma proposta alternativa para explorar os conceitos geométricos, aliando o uso de imagens fotográficas às produções escritas dos alunos. As autoras almejam que o compartilhamento da experiência vivida possa contribuir tanto para o campo da pesquisa quanto para as práticas pedagógicas dos professores que ensinam Matemática nos anos iniciais do ensino fundamental.

Aprendizagem 
        em Geometria na Educação básica</strong>

Matemática e Arte

Matemática e Arte / Dirceu Zaleski Filho. - Belo Horizonte : Autentica Editora, 2013. --(Coleção Tendências em Educação Matemática, 26). ISBN 978-85-8217-204-9. 1. Arte - História 2. Educação Matemática - 3. Matemática 4. Estudo Ensino 5. Mondrian, Piet, 1872-1944 6. Prática de Ensino 7. Professores de Matemática - Formação Profissional. I. Título. II. Série.

Neste livro, Dirceu Zaleski Filho propõe reaproximar a Matemática e a Arte no ensino. A partir de um estudo sobre a importância da relação entre essas áreas, o autor elabora aqui uma análise da contemporaneidade e oferece ao leitor uma revisão integrada da História da Matemática e da História da Arte, revelando o quão benéfica sua conciliação pode ser para o ensino.
O autor sugere aqui novos caminhos para a Educação Matemática, mostrando como a Segunda Revolução Industrial – a eletroeletrônica, no século XXI – e a arte de Paul Cézanne, Pablo Picasso e, em especial, Piet Mondrian contribuíram para essa reaproximação e como elas podem ser importantes para o ensino de Matemática em sala de aula.
Matemática e Arte é um livro imprescindível a todos os professores, alunos de graduação e de pós-graduação e, fundamentalmente, para professores da Educação Matemática.

Matemática e Arte

Etnomatemática em Movimento

Etnomatemática em Movimento / Gelsa Knijnik... [et al.]. - Belo Horizonte : Autentica Editora, 2012. --(Coleção Tendências em Educação Matemática, 25). Outros autores: Fernanda Wanderer, Ieda Maria Giongo, Cláudia Glavam Duarte. Bibliografia ISBN 978-85-65381-59-8. 1. Antropologia educacional 2. Educação - Finalidade e Objetivos 3. Educação Inclusiva 4. Educação multicultural 5. Etnomatemática 6. Matemática - Estudo e ensino 7. Multiculturalismo 8.Sociologia Educacional I. Knijnik, Gelsa. II Wanderer, Fernanda. III Giongo, Ieda Maria. IV Duarte, Claudia Glavam. V. Série

Este livro traz ao público um minucioso estudo sobre os rumos da Etnomatemática, cuja referência principal é o brasileiro Ubiratan D’Ambrosio. As ideias aqui discutidas tomam como base o desenvolvimento dos estudos etnomatemáticos e a forma como o movimento de continuidades e deslocamentos tem marcado esses trabalhos, centralmente ocupados em questionar a política do conhecimento dominante. As autoras refletem aqui sobre as discussões atuais em torno das pesquisas etnomatemáticas e o percurso tomado sobre essa vertente da Educação Matemática, desde seu surgimento, nos anos 1970, até os dias atuais.



Etnomatemática em Movimento

Modelagem e Educação Matemática.

Meyer, João Frederico da Costa Azevedo - Modelagem em Educação Matemática. / João Frederico da Costa Meyer, Ademir Donizetti Caldeira, Ana Paula DOs Santos Malheiros. - Belo Horizonte : Autênica Editora, 2011. - (Coleção Tendências em Educação Matemática, 24). ISBN 978-85-7526-590-1 - 1. Matemática - Estudo e Ensino 2. Modelos Matemáticos. I.Caldeira, Ademir Donizetti. II.Malheiros, Ana Paula. III. Título IV.Série

A partir de pesquisas e da experiência adquirida em sala de aula, os autores deste livro oferecem aos leitores reflexões sobre aspectos da Modelagem e suas relações com a Educação Matemática. Esta obra mostra como esta disciplina pode funcionar como uma estratégia na qual o aluno ocupa lugar central na escolha de seu currículo. Os autores também apresentam aqui a trajetória histórica da Modelagem e provocam discussões sobre suas relações, possibilidades e perspectivas em sala de aula, sobre diversos paradigmas educacionais e sobre a formação de professores. Para eles, a Modelagem deve ser datada, dinâmica, dialógica e diversa. A presente obra oferece um minucioso estudo sobre as bases teóricas e práticas da Modelagem e, sobretudo, a aproxima dos professores e alunos de Matemática.



Relações de gênero, Educação matemática e discurso

Educação Estatística - Teoria e prática em ambientes de modelagem matemática.

Campos, Celso Ribeiro - Educação Estatística - Teoria e prática em ambientes de modelagem matemática. / Celso Ribeiro Campos, Maria Lúcia Lorenzetti Wodewotzki, Otávio Robero Jacobini. - Belo Horizonte : Autênica Editora, 2011. - (Coleção Tendências em Educação Matemática, 23) Bibliografia ISBN 978-85-7526-573-4 - 1. Estatística - Estudo e ensino. 2.Matemática - Estudo e Ensino 3. Modelagem matemática. I. Wodewotzki, Maria Lúcia Lorenzetti. II. Jacobini, Otávio Roberto. III. Título IV.Série


Integrante da coleção "Tendências em Educação Matemática", este livro traz ao leitor um estudo minucioso sobre a Educação Estatística e oferece elementos fundamentais para o ensino e a aprendizagem em sala de aula dessa disciplina, que vem se difundindo e já integra a grade curricular dos ensinos fundamental e médio. Os autores apresentam aqui o que apontam as pesquisas desse campo, além de fomentarem discussões acerca das teorias e práticas em interface com a Modelagem Matemática e a Educação Crítica.



Relações de gênero, Educação matemática e discurso

Relações de gênero, Educação Matemática e discurso: enunciados sobre mulheres, homens e matemática.

Souza, Maria Celeste Reis Fernandes de - Relações de gênero, Educação Matemática e discurso: enunciados sobre mulheres, homens e matemática / Maria Celeste Reis Fernandes de Souza, Maria da Conceição Ferreira Reis Fonseca - Belo Horizonte : Autênica Editora, 2010. - (Coleção Tendências em Educação Matemática, 22) Bibliografia ISBN 978-85-7526-508-6 - 1. Idêntidade de Gênero. 2.Matemática - Estudo e Ensino 3. Matemática I. Fonseca, Maria da Conceição dos Reis. II.Título III.Série


Neste livro, as autoras nos convidam a refletir sobre o modo como as relações de gênero permeiam as práticas educativas, em particular as que se constituem no âmbito da Educação Matemática. Destacando o caráter discursivo dessas relações, a obra entrelaça os conceitos de gênero, discurso e numeramento para discutir enunciados envolvendo mulheres, homens e matemática. As autoras elegeram quatro enunciados que circulam recorrentemente em diversas práticas sociais: “Homem é melhor em matemática (do que mulher)”; “Mulher cuida melhor… mas precisa ser cuidada”; “O que é escrito vale mais” e “Mulher também tem direitos”. A análise que elas propõem aqui mostra como os discursos sobre relações de gênero e matemática repercutem e produzem desigualdades, impregnando um amplo espectro de experiências que abrange aspectos afetivos e laborais da vida doméstica, relações de trabalho e modos de produção, produtos e estratégias da mídia, instâncias e preceitos legais e o cotidiano escolar.





Relações de gênero, Educação matemática e discurso


Da etnomatemática a arte-design e matrizes cíclicas

Gerdes, Paulus - Da etnomatemática a arte-design e matrizes cíclicas / Paulus Gerdes- Belo Horizonte : Autênica Editora, 2010. - (Coleção Tendências em Educação Matemática, 19) Bibliografia ISBN 978-85-7526-477-5 - 1. Cultura - Africa. 2. Etnomatemática. 3. Matemática - Formação de Professores 5. Sociologia educacional I.Título II.Série


Neste livro o leitor encontra uma cuidadosa discussão e diversos exemplos de como a matemática se relaciona com outras atividades humanas. Para o leitor que ainda não conhece o trabalho de Paulus Gerdes, esta publicação sintetiza uma parte considerável da obra desenvolvida pelo autor ao longo dos últimos 30 anos. E para quem já conhece as pesquisas de Paulus, aqui são abordados novos tópicos, em especial as matrizes cíclicas, ideia que supera não só a noção de que a matemática é independente de contexto e deve ser pensada como o símbolo da pureza, mas também quebra, dentro da própria matemática, barreiras entre áreas que muitas vezes são vistas de modo estanque em disciplinas da graduação em matemática ou do ensino médio.






   

Brincar e jogar - Enlaces teóricos e metodológicos no campo da educação matemática

Muniz, Cristiano Alberto - Brincar e jogar - Enlaces teóricos e metodológicos no campo da educação matemática / Crsitiano Alberto Muniz- Belo Horizonte : Autênica Editora, 2010. - (Coleção Tendências em Educação Matemática, 20) Bibliografia ISBN 978-85-7526-478-2 - 1. Jogos Educativos. 2. Lógica Simbólica e Matemática. 3- Matemática (Atividades e Exercícios) 4.matemática - Estudo e Ensino 5.Prática de Ensino. 6. Professores de Matemática. 7. Raciocínio I.Título II.Série


Brincar e jogar – enlaces teóricos e metodológicos no campo da educação matemática, Cristiano Alberto Muniz apresenta a complexa relação do jogo e da brincadeira com a aprendizagem matemática.
O autor ainda analisa produções matemáticas realizadas por crianças em processo de escolarização em jogos ditos espontâneos, fazendo um contrapondo às expectativas do educador em relação às suas potencialidades para a aprendizagem matemática. Ao trazer reflexões teóricas sobre a brincadeira na educação matemática e revelar o jogo efetivo das crianças em processo de produção matemática, o livro apresenta subsídios tanto para o desenvolvimento da investigação científica quanto para a práxis pedagógica por meio da atividade
lúdica na sala de aula.




   

O uso da calculadora nos anos iniciais do ensino fundamental.

Selva, Ana Coelho Vieira- O uso da calculadora nos anos iniciais do ensino fundamental. / Ana Coelho Vieira Selva, Rute Elizabete de Souza Borba- Belo Horizonte : Autênica Editora, 2010. - (Coleção Tendências em Educação Matemática, 21) Bibliografia ISBN 978-85-7526-476-8 - 1. Ensino Fundamental. 2. Máquinas de Calcular na Educação. 3. Matemática - Estudo e Ensino 4.Formação de Professores 5. Sala de Aula - Direção. 6. Tecnologia Educacional I.Borba, Rute Elizabete de Souza. II. Título III.Série


Neste livro, Ana Selva e Rute Borba abordam o uso da calculadora, desmistificando preconceitos e demonstrando a sua grande contribuição para o processo de aprendizagem da Matemática. As autoras apresentam pesquisas, analisam propostas de uso da ferramenta em livros didáticos e descrevem experiências inovadoras em sala de aula nas quais o uso da calculadora possibilitou avanços nos conhecimentos matemáticos dos estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental. Elas trazem também diversas sugestões de uso da calculadora na sala de aula que podem contribuir para um novo olhar por parte dos professores para o uso do instrumento cotidiano da escola.




   

A matemática nos anos iniciais do ensino fundamental

Nacarato, Adair Mendes - A matemática nos anos iniciais do ensino fundamental: tecendo fios do ensinar e do aprender / Adair Mendes Nacarato, Brenda Leme da Silva Mengali, Cámen Lúcia Brancaglion Passos - Belo Horizonte : Autênica, 2009. - (Coleção Tendências em Educação Matemática) Bibliografia ISBN 978-85-7526-400-3 - 1. Ensino Fundamental. 2. Matemática - Estudo e Ensino. 3. Matemática - Formação de Professores. I.Mengaki, Brenda leme da Silva. II.Passos, Cármem Lúcia Bracaglion. III. Título IV.Série


Neste livro, as autoras discutem o ensino de matemática nas séries iniciais do ensino fundamental num movimento entre o aprender e o ensinar. Consideram que essa discussão não pode ser dissociada de uma mais ampla, que diz respeito à formação das professoras polivalentes – aquelas que têm uma formação mais generalista em cursos de nível médio (Habilitação ao Magistério) ou em cursos superiores (Normal Superior e Pedagogia). Nesse sentido, elas analisam como têm sido as reformas curriculares desses cursos e apresentam perspectivas para formadores e pesquisadores no campo da formação docente. O foco central da obra está nas situações matemáticas desenvolvidas em salas de aula dos anos iniciais. A partir dessas situações, as autoras discutem suas concepções sobre o ensino de matemática a alunos dessa escolaridade, o ambiente de aprendizagem a ser criado em sala de aula, as interações que ocorrem nesse ambiente e a relação dialógica entre alunos-alunos e professora-alunos que possibilita a produção e a negociação de significado.

   

Interdisciplinaridade e aprendizagem da Matemática em sala de aula

Tomaz, Vanessa Sena - Interdisciplinaridade e aprendizagem da Matemática em sala de aula / Vanesa Sena Tomaz, Maria Manuela Martins Soares David - Belo Horizonte : Autênica, 2008. - (Coleção Tendências em Educação Matemática, 17) ISBN 978-85-7526-353-2 - 1. Interdisciplinaridade na Educação. 2. Matemática - Estudo e Ensino. 3. Prática de Ensino. 4. Professores de Matemática - Formação Profissional. I.David, Maria Manuela Martins Soares. II.Título. III.Série

     Como lidar com a interdisciplinaridade no ensino da Matemática? De que forma o professor pode criar um ambiente favorável que o ajude a perceber o que e como seus alunos aprendem? Essas são algumas das questões elucidadas pelas autoras neste livro, voltado não só para os envolvidos com Educação Matemática como também para os que se interessam por educação em geral. Isso porque um dos benefícios deste trabalho é a compreensão de que a Matemática está sendo chamada a engajar-se na crescente preocupação com a formação integral do aluno como cidadão, o que chama a atenção para a necessidade de tratar o ensino da disciplina levando-se em conta a complexidade do contexto social e a riqueza da visão interdisciplinar na relação entre ensino e aprendizagem, sem deixar de lado os desafios e as dificuldades dessa prática. Para enriquecer a leitura, as autoras apresentam algumas situações ocorridas em sala de aula que mostram diferentes abordagens interdisciplinares dos conteúdos escolares e oferecem elementos para que os professores e os formadores de professores criem formas cada vez mais produtivas de se ensinar e inserir a compreensão matemática na vida do aluno.

   

Educação a Distância online

Borba, Marcelo de Carvalho - Educação a distância online / Marcelo de Carvalho Borba, Ana Paula dos Santos Malheiros, Rúbia Barcelos Amaral Zulatto. - Belo Horizonte : Autênica, 2007. 160p. - (Tendências em Educação Matemática, 16) ISBN 978-85-7526-259-7 - 1. Educação. 2. Matemática. 3. Educação a Distância. I.Malheiros, Ana Paula dos Santos. II.Zulatto, Rúbia Barcelos Amaral. III.Título. IV Série

    Neste livro os autores apresentam resultados de mais de oito anos de experiência e pesquisas em Educação a Distância Online, com exemplos de cursos ministrados para professores de matemática. Além de cursos, outras práticas pedagógicas como comunidades virtuais de aprendizagem e o desenvolvimento de projetos de modelagem realizados a distância são descritos. Algumas das discussões nele apresentadas, como formação de professores, questões de metodologia de pesquisa, entre outras, podem ser adaptadas para outras áreas do conhecimento.

   

Análise de erros - O que podemos aprender com as respostas dos alunos

Cury, Helena Noronha - Analise de erros : o que podemos aprender com as respostas dos alunos / Helena Noronha Cury - Belo Horizonte: Autêntica, 2007. 116 p. ISBN: 978-85-9726-254-2 - 1.Matemática. 2.Formação de Professores. I.Título.

    Neste livro a autora apresenta uma visão geral sobre a análise de erros, fazendo um retrospecto das primeiras pesquisas na área e indicando teóricos que subsidiam investigações sobre erros. Ela defende a idéia de que a análise de erros é uma abordagem de pesquisa e também uma metodologia de ensino, se for empregada em sala de aula com o objetivo de levar os alunos a questionarem suas próprias soluções. O levantamento de trabalhos sobre erros apresentados na obra poderá ser usado pelos leitores de acordo com seus interesses, tanto no ensino como na pesquisa.

   

Diálogo e Aprendizagem em Educação Matemática

Alro, Helle - Diálogo e Aprendizagem em Educação Matemática / Helle Alro e Ole Skovsmose; Tradução: Orlando Figueiredo. - Belo Horizonte: Autêntica, 2006. 160 p. - (Tendências em Educação Matemática, 14) ISBN: 85-7526-217-3. Título Original: Dialogue and Learning in Mathematics Education: Intention, Reflection and Critique 1. Matemática. I. Skovsmose, Ole. II. Figueiredo, Orlando de A. III. Título. IV. Título: Dialogue and Learning in Mathematics Education: Intention, Reflection and Critique V. Série.

    Neste livro, os Educadores Matemáticos dinamarqueses Helle Alro e Ole Skovsmose relacionam a qualidade do diálogo em sala de aula com aprendizagem. Apoiados em idéias de Paulo Freire, Carl Rogers e da Educação Matemática Crítica, esses autores trazem exemplos da sala de aula para substanciar os modelos que propõem acerca das diferentes formas de comunicação na sala de aula. Este livro é mais uma passo em direção à internacionalização desta coleção. Este é o terceiro título da coloção no qual os autores de destaque do exterior juntam-se aos autores nacionais para debaterem as diversas tendências em Educação Matemática. Skovsmose participa ativamente da comunidade brasileira, ministrando disciplinas, participando de conferências e interagindo com estudantes e docentes do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da UNESP, Rio Claro.

   

Tendências Internacionais em Formação de Professores de Matemática

Borba, Marcelo de Carvalho - Tendências Internacionais em Formação de Professores de Matemática / Organizado por: Marcelo de Carvalho Borba; Tradução: Antomio Olímpio Júnior. - Belo Horizonte: Autêntica, 2006. 140 p. - (Tendências em Educação Matemática, 13) ISBN: 85-7526-202-5. 1. Matemática. 2. Formação de Professores. I. Olímpio Júnior, Antonio. II. Título. III. Série

    Neste livro, alguns dos mais importantes pesquisadores em Educação Matemática, que trabalham em países como África do Sul, Estados Unidos, Israel, Dinamarca e diversas Ilhas do Pacífico, nos trazem resultados dos trabalhos desenvolvidos. Os resultados e os dilemas apresentados por esses autores de renome internacional são complementados pelos comentários que Marcelo Borba faz na apresentação, buscando relacionar as experiências deles com aquelas vividas por nós no Brasil. Borba aproveita também para propor alguns problemas em aberto, que não foram tratados por eles, além de destacar um exemplo de investigação sobre a formação de professores de Matemática que foi desenvolvida no Brasil.

   

Lógica e linguagem cotidiana: verdade, coerência, comunicação, argumentação

Machado, Nilson José - Lógica e linguagem cotidiana: verdade, coerência, Comunicação, argumentação / Nilson José Machado, Marisa Ortegoza da Cunha. - Belo Horizonte: Autêntica, 2005. 128 p. - (Tendências em Educação Matemática, 12) ISBN: 85-7526-172-X - 1. Matemática. 2. Lógica. I. Cunha, Marisa Ortegoza da. II. Título. III. Série

    Neste livro os autores buscam ligar as experiências vividas em nosso cotidiano a noções fundamentais tanto para a lógica quanto para a matemática. Através de uma linguagem acessível o livro possui uma forte base filosófica que sustenta a apresentação sobre lógica e certamente ajudará a Coleção "Tendencias em Educação Matemática" a ir além dos muros do que hoje é denominado Educação Matemática. A bibliografia comentada permite que o leitor procure outras obras para aprofundar os temas de seu interesse, e um índice remissivo, no final do livro, possibilita ao leitor achar, facilmente, explicações sobre vocábulos como contradição, dilema, falácia, proposição e sofisma. Embora esse livro seja recomendado à alunos de graduação e de especialização, ele também se destina a um público mais amplo.

   

A formação matemática do professor: licenciatura e prática docente escolar

Moreira, Plínio Cavalcanti - A formação matemática do professor: licenciatura e prática docente escolar / PLínio Moreira, Maria Manuela M. S. David. - Belo Horizonte: Autêntica, 2005. 120 p. - (Tendências em Educação Matemática, 11) ISBN: 85-7526-151-7 - 1. Matemática. 2. Formação de professores. I. David, Maria Manuela M. S. II. Título. III. Série

    Este livro é mais um volume da coleção "Tendências em Educação Matemática", escrita por pesquisadores em Educação Matemática, com larga experiência docente, que pretendem estreitar as interações entre a Universidade que produz pesquisa e os diversos cenários em que se realiza a educação. Cada livro indica um extensa bibliografia na qual o leitor poderá busca um aprofundamento em uma dada tendência em Educação Matemática.

    Neste livro, os autores procuram apresentar e desenvolver uma concepção de formação matemática do professor, tendo como referência a prática profissional efetiva dos professores na educação básica. Uma concepção que situa o processo de formação do professor a partir do reconhecimento de uma tensão - e não identidade - entre educação matemática escolar e ensino da matemática acadêmica elementar.

    Esta obra é leitura obrigatória a todo formador de professores de Matemática, pois, além de apresentar uma perspectiva epistemológica de prática docente nas disciplinas de Matemática do curso de licenciatura em Matemática, inaugura, também, uma nova perpectiva de pesquisa relacionada ao ensino das diferentes disciplinas matemáticas do curso de licenciatura, tendo em vista o desafio de proporcionar ao futuro professor uma profunda e avançada formação matemática voltada para as necessidades da educação escolar básica.

   

Informática e Educação Matemática

Borba, Marcelo de Carvalho - Informática e Educação Matemática / Marcelo de Carvalho Borba, Miriam Godoy Penteado - 2. Ed. - Belo Horizonte: Autêntica, 2002. 104 p. (Coleção Tendências em Educação Matemática, 2 - ISBN 85-7526-021-9 - Matemática. Informática Penteado, Miriam Godoy - Título II Série.

    Neste livro, Marcelo de Carvalho Borba e Miriam Godoy Penteado apresentam o resultado de mais um trabalho em conjunto sobre informática educativa. Eles trabalham há mais de dez anos em uma das principais tendências da Educação Matemática: a informática. Os autores apresentam exemplos do uso de informática com alunos e professores, para, então, debaterem desde temas ligados às políticas governamentais para a informática educativa até questões epistemológicas e pedagógicas relacionadas à utilização de computadores e calculadoras gráficas em Educação Matemática. Este livro se dirige àquele que ainda não está familiarizado com essa Tendência e também àquele que gostaria de conhecer a visão particular dos autores sobre esse tema.

   

Filosofia da Educação Matemática

Bicudo, Maria Aparecida Viggiani - Filosofia da Educação Matemática / Maria Aparecida Viggiani Bicudo, Antonio Vicente Marafiotti Garnica - 2. Ed. - Belo Horizonte: Autêntica, 2002. 88p. (Coleção Tendências em Educação Matemática, 4 - ISBN 85-7526-016-2 - Matemática. Filosofia. Garnica, Antonio Vicente Marafioti - Título II Série.

    Neste livro, Maria Bicudo e Antonio Vicente Garnica apresentam suas idéias sobre Filosofia da Educação Matemática. Eles propiciam ao leitor a oportunidade de refletir sobre questões relativas à Filosofia da Matemática, à Filosofia da Educação, além de mostrar as novas perguntas que definem essa tendência em Educação Matemática. Neste livro, ao invés de ver a Educação Matemática sob a ótica da Psicologia ou da própria Matemática, os autores a vêem sob a ótica da Filosofia da Educação Matemática.

   
   

Etnomatemática: elo entre as tradições e a modernidade

D'ambrosio, Ubiratan - Etnomatemática - elo entre tradições e modernidade / Ubiratan D'Ambrosio - 2. Ed. - Belo Horizonte: Autêntica, 2002. 112 p. (Coleção Tendências em Educação Matemática, 1 - ISBN 85-7526-019-7- Matemática. Matemática-história - Título II Série.

    Ubiratan D`Ambrosio apresenta, neste livro, seus mais recentes pensamentos sobre Etnomatemática, uma tendência da qual é um dos fundadores. Ele propicia ao leitor uma análise do papel da Matemática na Cultura Ocidental e da noção de que Matemática é apenas uma forma de Etno-Matemática. O autor discute como a análise desenvolvida é relevante para a sala de aula. Faz ainda um arrazoado de diversos trabalhos, já desenvolvidos no país e no exterior, dentro dessa área.

   

Didática da Matemática: uma análise da influência francesa

Pais, Luiz Carlos- Didática da Matemática: uma análise da influência francesa / Luiz Carlos Pais Godoy Penteado - 2. Ed. - Belo Horizonte: Autêntica, 2002. 128 p. (Coleção Tendências em Educação Matemática, 3 - ISBN 85-7526-020-0 - Matemática. Título II Série.

    Neste livro Luiz Carlos Pais apresenta conceitos fundamentais de uma tendência que ficou conhecida como "Didática Francesa". Educadores Matemáticos Franceses na sua maioria desenvolveram um modo próprio de ver a educação centrada na questão do ensino da matemática. Vários Educadores Matemáticos do Brasil adotam alguma versão dessa tendência ao trabalhar com concepções dos alunos e com formação de professores, dentre outros temas. O autor é um dos maiores especialistas dessa tendência no país e o leitor verá isso ao se familiarizar com conceitos como transposição didática, contrato didático, obstáculos epistemológicos e engenharia didática.

   

Educação Matemática de Jovens e Adultos

Fonseca, Maria da Conceição F.R. - Educação Matemática de Jovens e Adultos / Maria da Conceição Ferreira Reis Fonseca. - Belo Horizonte: Autêntica, 2002. 112 p. (Coleção Tendências em Educação Matemática, 5 - ISBN 85-7526-056-1 - Ensino de Matemática. Educação de Adultos - Título II Série.

    Neste livro, Maria da Conceição F.R. Fonseca apresenta ao leitor uma visão do que é a Educação Adultos e de que forma esta se entrelaça com a Educação Matemática. A autora traz para o leitor reflexões atuais feitas por ela e por outros educadores que são referência na área de Educação de Jovens e Adultos no país. Este Quinto volume da coleção "Tendências em Educação Matemática" certamente irá impulsionar a pesquisa e a reflexão sobre o tema, fundamental para a compreensão da questão do ponto de vista social e político.

   

Descobrindo a Geometria Fractal para a sala de aula

Barbosa, Ruy Madsen. Descobrindo a Geometria Fractal-para a sala de aula / Ruy Madsen Barbosa. - Belo Horizonte:Autêntica, 2002. 144p. (Tendências em Educação Matemática, 6) ISBN 85-7526-057-X 1. Geometria. I. Título II. Série. CDU 513

    Neste livro, Ruy Madsen Barbosa apresenta um estudo dos belos Fractais, voltado para seu uso em sala de sula, buscando a sua introdução na Educação Matemática brasileira, fazendo bastante apelo ao visual artístico, sem prejuízo da precisão e rigor matemático. Para alcançar esse objetivo o autor incluiu capítulos específicos, como os de criação e de exploração de fractais, de manipulação de materiais concretos e de relacionamento com o triângulo de Pascal ,particularmente um, com recursos computacionais com softwares educacionais em uso no Brasil. A inserção de dados e comentários históricos tornam o texto de interessante leitura. Anexo ao livro é fornecido o CD-Nfract, de Francesco Artur Perrotti, para construção dos lindos fractais de Mandelbrot e Julia.

   

Investigações Matemáticas na Sala de Aula

Ponte, João Pedro da. Investigações matemáticas na sala de aula / João Pedro da Ponte, Joana Brocardo, Hélia Oliveira. - Belo Horizonte: Autêntica, 2003. 152 p. (Coleção Tendências em Educação Matemática, 7 - ISBN 85-7526-103-7 - 1. Matemática - estudo e ensino. I. Brocardo, Joana. II. Oliveira, Hélia. III. Título. IV.Série. CDU 51

    Neste livro os autores mostram como as práticas de investigação desenvolvidas por matemáticos podem ser traduzidas para a sala de aula. Eles apresentam resultados de pesquisa ilustrando as vantagens e dificuldades de se trabalhar com tal perspectiva em Educação Matemática. Geração de conjecturas, reflexão e formalização dos conhecimentos são aspectos discutidos pelos autores ao analisarem os papéis de alunos e professores quando lidam, em sala de aula, com problemas em áreas como Geometria, Estatística e Aritmética.

    Este livro levará o autor a outros títulos da coleção, na medida em que lida com tema como, por exemplo, o papel da informática em investigações e alguns aspectos relacionados à psicologia da Educação Matemática.

   

Psicologia da Educação Matemática

Falcão, Jorge Tarcísio da Rocha. Psicologia da Educação Matemática / Jorge Tarcísio da Rocha Falcão - Belo Horizonte: Autêntica, 2003. 104 p. (Coleção Tendências em Educação Matemática, 8 - ISBN 85-7526-104-5 - 1. Matemática - estudo e ensino. 2. Psicologia. I. Título. II. .Série. CDU 51 159-9

    Neste livro, Jorge Tarcísio da Rocha Falcão apresenta ao leitor a Psicologia da Educação Matemática e divide a argumentação em duas partes. Na primeira discute temas como psicologia do desenvolvimento, psicologia escolar e da aprendizagem, mostrando como um novo domínio emerge dentro dessas áreas mais tradicionais. Na segunda parte, são apresentados resultados de pesquisa em conexão com a prática daqueleas que militam na sala de aula. Ao longo do livro, o autor defende a especificidade deste novo domínio, na medida em que é relevante considerar o objeto da aprendizagem, e sugere que a leitura desse livro seja completada por outros livros da coleção, como "Didática da Matemática", "Informática e Educação Matemática e Filosofia da Educação Matemática.

   

Pesquisa Qualitativa em Educação Matemática

Borba, Marcelo de Carvalho - Pesquisa Qualitativa em Educação Matemática /Organizado por: Marcelo de Carvalho Borba, e Jussara de Loiola Araújo; autores Dario Fiorentini, Antonio Vicente Marafioti Garnica, Maria Aparecida Viggiani Bicudo. - Belo Horizonte: Autêntica, 2004. 120 p. (Coleção Tendências em Educação Matemática, 9 - ISBN 85-7526-118-5 - 1. Matemática e ensino. I.Araújo, Jussara de Loiola. II. Fiorentini, Dario . III. Garnica, Antonio Vicente Marafioti. II. Bicudo, Maria Aparecida Viggiani. III. Título. IV. Série.

     Organizado por Marcelo de Carvalho Borba e Jussara de Loiola Araújo, o livro é composto por quatro artigos que apresentam e discutem algumas das principais tendências da pesquisa qualitativa em Educação Matemática. Essa visão de pesquisa está baseada na idéia de que há sempre um aspecto subjetivo no conhecimento produzido. O objetivo deste livro é mostrar, com discussões claras e provocativas, algumas das linhas que caracterizam os pesquisadores brasileiros, dando ao leitor uma visão ampla do que tem sido feito em pesquisa qualitativa e da força dessa nova tendência em Educação Matemática.

    Os temas tratados no livro são: a Importância do Desenvolvimento Coletivo da Pesquisa (Jussara de Loiola Araújo e Marcelo de Carvalho Borba); O que é Pesquisa Colaborativa (Dario Fiorentini); A História Oral e sua importância para a Pesquisa em Educação Matemática (Antonio Vicente Marafioti Garnica) e; Como o Qualitativo se diferencia do Quantitativo (Maria Aparecida Viggiani Bicudo).

    "Pesquisa Qualitativa em Educação Matemática propõe o diálogo com o leitor e não deve ser visto como um manual de como fazer pesquisa.

   

História na Educação Matemática

Miguel, Antonio - História na Educação Matemática: propostas e desafios /Antonio Miguel, Maria Ângela Miorim. - Belo Horizonte: Autêntica, 2004. 200 p. (Coleção Tendências em Educação Matemática, 10 - ISBN 85 7526 120-7 - 1. Matemática. 2. Matemática e História. I. Miorim, Maria Ângela. II. Título

    Neste livro os autores discutem diversos temas que interessam ao educador matemático. Eles abordam História da Matemática e como essas duas regiões de inquérito podem se relacionar com a Educação Matemática. O leitor irá notar que eles também apresentam uma visão sobre o que é História e abordam esse difícil tema de uma forma acessível ao leitor interessado no assunto. Este décimo volume da coleção certamente transformará a visão do leitor sobre o uso de História na Educação Matemática.