Grupo de Pesquisa em Informática, outras mídias e Educação Matemática
Grupo de Pesquisa em Informática, outras mídias e Educação Matemática
Artigos para download

Título:
Educação Matemática a Distância Online: Balanço e Perspectivas

Autor: Marcelo de Carvalho Borba

Resumo: O objetivo deste artigo é mostrar como que a educação matemática online se encontra hoje no Brasil. Em um primeiro momento a pesquisa em Educação a Distância online (EaDonline) estava muito próxima da pesquisa em tecnologia e educação matemática. Com o advento da massificação do uso da modalidade a distância para formação de professores, cada vez mais a discussão se descola da área de tecnologia e se direciona para políticas públicas, sem levar em consideração muitas das discussões sobre EaDonline. O artigo realça essa tensão e sugere que os cursos de licenciatura em matemática a distância deveriam levar em consideração as pesquisas feitas sobre educação matemática a distância online.

Palavras chave: educação a distância, educação online, TIC, formação de professores, performance matemática, modelagem.

Artigo publicado no Cuadernos de Investigación y Formación en Educación Matemática - p. 349-358. ISSN da Edição impressa: 1659-2573. Publicação online: http://www.revistas.ucr.ac.cr/index.php/cifem/article/view/14737

Baixar artigo


Título:
O uso das Tecnologias Digitais na formação do professor de Matemática na modalidade a distância.

Autores: Marília Zabel, Maria Teresa Zampieri, Marcelo de Carvalho Borba


In: II Congresso Nacional de Formação de Professores e XII Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores. Eixo 8 - Educação a distância na formação de professores - Relato de Pesquisa - Apresentação Oral

Baixar artigo


Título:
O Uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação na Aula de Cálculo 1 a Distância.

Autor: Helber Rangel Formiga Leite de Almeida Borba


In: Anais do XVII Ebrapem, Vitória,ES, 14 a 16 de novembro de 2013. GD6 – Educação Matemática, Tecnologias Informáticas e Educação à Distância - ISSN 2237-8448.

Baixar artigo


Título:
Modelagem Matemática Online: O papel do professor.

Autora: Jeannette Galleguillos Bustamante


In: Anais do XVII Ebrapem, Vitória, ES, 14 a 16 de novembro de 2013. GD 10 - Modelagem Matemática, p. 1 a 12 - ISSN 2237-8448

Baixar artigo


Título:
Um Estudo sobre Álgebra Linear, Tecnologias Digitais e Educação a Distância Online.

Autora: Aparecida Santana de Souza Chiari


In: Anais do XVII Ebrapem, Vitória, ES, 14 a 16 de novembro de 2013. GD6 – Educação Matemática, Tecnologias Informáticas e Educação à Distância. ISSN 2237-8448

Baixar artigo


Título:
A disciplina Introdução a Estatística na Licenciatura em Matemática a distância: discussões e possibilidades

Autoras: Maria Tereza Zampieri e Sueli Liberatti Javaroni


In: Actas del VII CIBEM, 2013. Montevídeu - Uruguai - 16 a 20 de setembro de 2013, p 6648-6645 ISSN 2301-0797

Baixar artigo


Título:
Os Diferentes usos de Tecnologias Digitais em EAD no Brasil.

Autor: Marcelo de Carvalho Borba


In: Actas del VII CIBEM, 2013. Montevídeu - Uruguai - 16 a 20 de setembro de 2013. ISSN 2301-0797

Baixar artigo


Título:
A Internet se fazendo presente na sala de aula de Matemática em cursos superiores.

Autores: Helber Rangel F. L. de Almeida, Aparecida S. S. Chiari, Maria T. Zampieri


In: Actas del VII CIBEM, 2013. Montevídeu - Uruguai - 16 a 20 de setembro de 2013, p. 6664-6671. ISSN 2301-0797

Baixar artigo


Título:
A disciplina de Álgebra Linear em cursos a distância: possibilidades de uso de tecnologias digitais para o ensino.

Autores: Aparecida Santana de Souza Chiari e Marcelo de Carvalho Borba


In: VII CIBEM - Congresso Iberoamericano de Educação Matemática, Montevideo, 16 a 20 de setembro de 2013

Baixar artigo


Título:
Mapa de uso de Tecnologias da Informação e Comunicação em Educação a Distância Online no Brasil: procedimentos de análise

Autores: Aparecida Santana de Souza Chiari, Marcelo de Carvalho Borba, Helber Rangel Formiga Leite de Almeida, Luana Pedrita Fernandes de Oliveira, Maria Teresa Zampieri


In: Actas del VII CIBEM, 2013. Montevídeu - Uruguai - 16 a 20 de setembro de 2013, p. 6931-6938. ISSN 2301-0797

Baixar artigo


Título:
La Función Cuadrática y el nexo con la realid.

Autores: Jeannette Galleguillos Bustamante e Oscar Pinto


In: Actas del VII CIBEM, 2013. Montevídeu - Uruguai - 16 a 20 de setembro de 2013, p. 2930-2940. ISSN 2301-0797

Baixar artigo


Título:
A potencialidade do Google Docs na resolução de atividades de lógica.

Autores: Tiago Giorgetti Chinellato e Maria Teresa Zampieri


In: Actas del VII CIBEM, 2013. Montevídeu - Uruguai - 16 a 20 de setembro de 2013, p. 8150-8155. ISSN 2301-0797

Baixar artigo


Título:
As ferramentas da Educação a Distância como suporte às aulas presenciais de Cálculo I.

Autor: Helber Rangel Formiga Leite de Almeida


In: XI ENEM - Encontro Nacional de Educação Matemática, Curitiba, 18 a 21 de julho de 2013 - ISSN 2178-034X

Baixar artigo


Título:
Ensino de Algebra Linear e Tendências em Educação Matemática: Relações Possíveis.

Autora: Aparecida Santana de Souza Chiari


In: XI ENEM - Encontro Nacional de Educação Matemática, Curitiba, 18 a 21 de julho de 2013 - ISSN 2178-034X

Baixar artigo


Título:
Teatro e Educação Matemática. O ensino do conceito de média por meio da linguagem teatral.

Autora: Hannah Dora de Garcia e Lacerda


In: XI ENEM - Encontro Nacional de Educação Matemática, Curitiba, 18 a 21 de julho de 2013 - ISSN 2178-034X

Baixar artigo


Título:
Usando o Software GAP para o ensino de teoria de grupos.

Autora: Jeannette Galleguillos Bustamante


In: VII CNMEM - Conferência Nacional sobre Modelagem na Educação matemática. Santa Maria, Rio Grande do Sul - 5 a 7 de junho de 2013, p. 1-41

Baixar artigo


Título:
A Educação a Distância no Brasil vista em alguns de seus aspectos.

Autores: Maria Teresa Zampieri, Flávio de Souza Coelho e Aparecida Santana de Souza Chiari.


In: GPIMEM 20 anos: Tecnologias Digitais em Educação Matemática, 11 a 13 de Abril de 2013, Rio Claro, São Paulo

Baixar artigo


Título:
Educação estatística crítica no contexto da educação a distância.

Autores: Maria Teresa Zampieri e Sueli Liberatti Javaroni

In: Actas del Jornadas Virtuales Educacao Estatistica Critica no contexto da EAD, 2013 - p. 213 a 219

Baixar artigo


Título:
Transformações Expansivas em Sistemas de Atividade: o caso da produção matemática com a internet.

Autores: Daise Lago Pereira Souto e Marcelo de Carvalho Borba


In: Perspectivas da Educação Matemática, V. 6, n Temático. 2013. Campo Grande- MS. p. 41-57

Baixar artigo


Título:
Estratégias de estudo em uma disciplina de Introdução a Estatística a distância: perspectivas a partir do fórum de discussões.

Autores: Maria Tereza Zampieri e Sueli Liberatti Javaroni


In: XI Encontro Nacional de Educação Matemática, 2013, Curitiba - PR. Anais do XI ENEM (Educação Matemática: Retrospectivas e Perspectivas), 2013, p. 1 - 15.

Baixar artigo


Título:
A Resolução de uma atividade de lógica por grupos online: algumas considerações.

Autores: Maria Tereza Zampieri

In: In: XI Encontro Nacional de Educação Matemática, 2013, Curitiba - PR. Anais do XI ENEM (Educação Matemática: Retrospectivas e Perspectivas), 2013, p. 1 - 9.

Baixar artigo


Título:
A produção matemática coletiva em uma disciplina de cálculo IV a
distância

Autores: Maria Teresa Zampieri, Sueli Liberatti Javaroni


In: SIED - Simpósio Internacional de Educação a Distância e EnPED - Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância (2012)
Grupo 4.5. Gestão e estrutura da educação a distância: Desafios, estratégias e
dificuldades.

Baixar artigo


Título:
A Produção Matemática Coletiva em uma Disciplina de Cálculo IV a Distância.

Autores: Maria Tereza Zampieri e Sueli Liberatti Javaroni


In: I Simpósio Internacional de Educação a Distância, 2012, São Carlos - SP. Anais do I SIED (Reflexões pela democratização do conhecimento de qualidade), 2012, p.1 -14.

Baixar artigo


Título:
Realidade do Mundo Cibernético e a Modelagem Matemática: um esboço teórico.

Autores: Rodrigo Della Vecchia e Marcus Vinicius Maltempi


In: Caderno Pedagógico (Lajeado. Online), v. 9, p. 39-49, 2012.

Baixar artigo


Título:
Modelagem Matemática e Tecnologias de Informação e Comunicação: a realidade do mundo cibernético como um vetor de virtualização.

Autores: Rodrigo Della Vecchia e Marcus Vinicius Maltempi


In: Bolema. Boletim de Educação Matemática (UNESP. Rio Claro. Impresso), v. 26, p. 191-218, 2012. p.01-10.

Baixar artigo


Título:
Manipulação e Análise de Padrões Fractais no Processo de Generalização de Conteúdos Matemáticos por meio do Software GeoGebra.

Autores: Rejane Waiandt Schuwartz Faria e Marcus Vinicius Maltempi


In: Revista do Instituto GeoGebra Internacional de São Paulo, v. 1, p. I-XV, 2012.

Baixar artigo


Título:
Padrões Fractais: conectando Matemática e Arte.

Autores: Rejane Waiandt Schuwartz Faria e Marcus Vinicius Maltempi


In: Eccos Revista Científica (Impresso), v. 27, p. 33-53, 2012.

Baixar artigo


Título:
Uso de herramientas interactivas en el aprendizaje de homotecias.

Autora: Jeannette Galleguillos Bustamante


In: Anais da XIII Conferência Interamericana de Educação Matemática - CIAEM. Recife, 26 a 30 de junho de 2011, p. 1-13.

Baixar artigo


Título:
Educação Matemática a Distância Online: Balanço e Perspectivas

Autor: Marcelo de Carvalho Borba

Resumo: O objetivo deste artigo é mostrar como que a educação matemática online se encontra hoje no Brasil. Em um primeiro momento a pesquisa em Educação a Distância online (EaDonline) estava muito próxima da pesquisa em tecnologia e educação matemática. Com o advento da massificação do uso da modalidade a distância para formação de professores, cada vez mais a discussão se descola da área de tecnologia e se direciona para políticas públicas, sem levar em consideração muitas das discussões sobre EaDonline. O artigo realça essa tensão e sugere que os cursos de licenciatura em matemática a distância deveriam levar em consideração as pesquisas feitas sobre educação matemática a distância online.

Palavras chave: educação a distância, educação online, TIC, formação de professores, performance matemática, modelagem.

Artigo publicado nos anais do XIII CIAEM - Conferência Internacional de Educação Matemática, realizado em Recife nos dias 26 a 30 junho de 2011

Baixar artigo


Título:
Ubiratan D’Ambrosio: Educador matemático brasileiro e internacional

Autores: Marcelo de Carvalho Borba

Resumo: Neste artigo são apresentadas breves notas sobre a concepção de pesquisa, de orientação e do pensar de Ubiratan D’Ambrosio. É realçado seu papel na Educação Matemática brasileira e na internacionalização da mesma. Algumas referências são listadas para que o interessado possa saber mais sobre esse educador.

Palavras Chave: etnomatemática, educação para paz, modelagem, UNESP, educação matemática.

Artigo publicado nos anais do XIII CIAEM - Conferência Internacional de Educação Matemática, realizado em Recife nos dias 26 a 30 junho de 2011

Baixar artigo


Título:
Lights, Camera, Math! The F Pattern news.

Autores: Ricardo Scucuglia, George Gadnidis e Marcelo de Carvalho Borba

Abstract: We define mathematical performance as the process of communicating mathematics using the performance arts. By highlighting the role of technologies in shaping mathematical thinking, we present two episodes of a qualitative case study. First, considering the use of songs, lyrics, video clip, manipulative blocks, and online applet, we illustrate how thinking collectives of studentsteacher- media investigated the L Patterns (sequence and series of odd and even numbers) and conjectured a new sequence of numbers called F pattern. Then, we describe how these collectives created a digital math performance for the Math Performance Festival based on their conjecture. We believe that digital media and the performance arts are helping to create transformative means of mathematical communication and learning.

In: Wiest, L. R., & Lamberg, T. (Eds.). Proceedings of the 33rd Annual Meeting of the North American Chapter of the International Group for the Psychology of Mathematics Education (pp. 1758-1766). Reno, NV: University of Nevada.

Baixar artigo


Título:
Tecnologias Digitais na Produção e Análise de dados Qualitativos

Autores: Sueli Liberatti Javaroni, Silvana Claudia dos Santos, Marcelo de Carvalho Borba

Resumo: Este artigo tem por objetivo discutir o papel das tecnologias digitais no processo de coleta e análise de dados em pesquisa qualitativa. Apresentamos duas pesquisas, de cunho qualitativo, com objetivos e contextos distintos que ilustram o modo como os dados podem ser coletados utilizando-se de diferentes mídias e como elas podem moldar a análise do pesquisador, bem como os resultados da pesquisa. Apoiados em uma perspectiva teórica, na qual o conhecimento é produzido por um coletivo de seres-humanos-com-mídias, acreditamos que a tecnologia utilizada na produção e análise também condiciona os resultados da pesquisa. Assim, as tecnologias assumem papel fundamental no fazer pesquisa e no conhecimento científico gerado a partir dela.

Abstract: This article aims to discuss the role of digital technology in the process of collecting and analyzing data in qualitative research. We present two qualitative studies, with different objectives and contexts, that illustrate how data can be collected using different media and how they may shape the researcher's analysis and the results. Based on a theoretical perspective in which knowledge is seen as being produced by a collective of humans-with-media, as opposed to an individual or collective of humans, we believe that the technology used to produce knowledge and to analyze the data conditions the findings. Thus, technologies play a key role in doing research and the scientific knowledge generated from it.

Key-words: Digital Technology, Data Collection, Knowledge Production.

Artigo publicado na Revista Educação Matemática Pesquisa - nº 13 Vol. 1

Baixar artigo


Título:
Um modelo de licenciatura a distância em Matemática em ação

Autores: Silvia Regina Viel Rodrigues e Marcelo de Carvalho Borba

In: Anais do X Encontro Paulista de Educação Matemática: X EPEM. São Carlos: SBEM/SBEM-SP, 2010, pp.1-9. (ISBN 978- 85-98092-12-6)

Baixar artigo


Título:
Softwares e Internet na sala de aula de Matemática

Autor: Marcelo de Carvalho Borba

X Encontro Nacional de Educação Matemática Educação Matemática, Cultura e Diversidade Salvador – BA, 7 a 9 de Julho de 2010

Baixar artigo


Título:
Humans-with-media and the production of mathematical knowledge in online enviroments

Autor: Marcelo de Carvalho Borba

Canadian Mathematics Education Study Group - CMESG- Proceedings - 2009 Annual Meeting. York University, June 5 - june 9, 2009

Baixar artigo


Título:
Tecnologias Informáticas na Educação Matemática e a Reorganização do Pensamento

Autor: Marcelo de Carvalho Borba

in: Pesquisa em Educação Matemática - Concepções e Perspectivas - Organizadora: Profa. Dra. Maria Aparecida Viggiani Bicudo. Editora UNESP. 2009

Baixar artigo


Título:
The Transformation of Mathematics in on-line courses

Autor: Marcelo de Carvalho Borba

Este artigo apresenta alguns resultados de pesquisa sobre as mudanças ocorridas na produção matemática de professores em cursos a distância on-line. O autor tem por pressuposto que o conhecimento é gerado por coletivos humanos com mídias e que diferentes tecnologias modificam a natureza do conhecimento gerado. Assim procura entender como a Internet modifica as interações e a produção de conhecimento no contexto de cursos a distância on-line, o qual enfatiza o uso do chat. Tem por objetivo analisar como tal interface está mudando a natureza da matemática que está sendo gerado nesta comunidade on-line, tal como é descrita.

Baixar artigo


Título: A pesquisa qualitativa em Educação Matemática

Autor:
Marcelo de Carvalho Borba

O Professor Marcelo Borba Borba apresenta algumas das modalidades de pesquisa qualitativa que têm sido desenvolvidas na região de inquérito Educação Matemática. Inicia discutindo o que entende por pesquisa qualitativa, bem como por pesquisas colaborativas. Passa então a discorrer sobre aspectos de algumas das tendências de pesquisa, tais como história oral, experimentos de ensino, análise de vídeos e de vídeos artigos. Pretende com esse texto, trazer à discussão alguns indícios que levaram muitos pesquisadores da área de Educação Matemática a desenvolverem pesquisas na modalidade qualitativa.

Baixar artigo


Título:
GPIMEM – Dez anos: Sua interação com o Ebrapem

Autor:
Marcelo de Carvalho Borba

No artigo GPIMEM – DEZ ANOS: SUA INTERAÇÃO COM O EBRAPEM, seu autor Marcelo C. Borba, analisa os temas dos seis primeiros EBRAPEM’s e como estes se relacionaram com a produção do GPIMEM, até então. Traz ainda um desenvolvimento histórico da criação do EBRAPEM e sua relação com o GPIMEM. Finaliza o artigo com a apresentação da produção do GPIMEM ao longo de seis primeiros anos do EBRAPEM.

Baixar artigo


Título:
Internet Avançada e Educação Matemática: novos desafios para o ensino e aprendizagem on-line

Autores:
Marcelo de Carvalho Borba, Marcus Vinicius Maltempi, Ana Paula Malheiros

Nova versão do texto publicado nos anais do 1º Workshop TIDIA

Baixar artigo


Título: Tecnologia Portátil e e Reorganização do Pensamento.

Autora:
Fernanda Cesar Bonafini

International Conference on Engineering and Computer Education, ICECE 2003, Santos, São Paulo, Brasil, 2003

Baixar artigo


Título: O uso do sistema CBL em atividades de eperimentação

Autora:
Fernanda Cesar Bonafini


Baixar artigo


Título:
Pesquisas em Informática e Educação Matemática

Autores: Marcelo de Carvalho Borba e Miriam Godoy Penteado


In: Educação em Revista, p.239 à 253 , Educação em Revista - Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais - ISSN:0102-4698, número 36 - Dezembro de 2002.

Baixar artigo


Título: CBL e Calculadora Gráfica: Novos Instrumentos Integrando o Ensino de Matemática e Física. VI Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática, VI EBRAPEM, Campinas, São Paulo, Brasil, nov. 2002.

Autora:
Fernanda Cesar Bonafini

VI Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática, VI EBRAPEM, Campinas, São Paulo, Brasil, nov. 2002.

Baixar artigo


Título:
O computador é a solução: mas qual é o problema.

Autor: Marcelo de Carvalho Borba


In: Formação Docente: Rupturas e Possibilidades, p.141 à 161 , org. Antonio Joaquim Severino e Ivani Catarina Arantes Fazenda, Editora Papirus, ISBN:85-308-0682-4, 2002.

Baixar artigo


Título:
Coletivos seres-humanos-com-midias e a produção matemática

Autor: Marcelo de Carvalho Borba

Anais - Trabalhos completos - do I Simpósio de Psicologia da Educação Matemática, Sociedade Brasileira de Pscologia da Educação Matemática, Sociedade Brasileira de Educação Matemática. Universidade Federal do Paraná, Universidade Tuiuti do Paraná Pontifícia Universidade Católica do Parana Curitiba, Brasil, dezembro de 2002

Baixar artigo


Título:
A Ideologia da Certeza em Educação Matemática

Autores: Marcelo de Carvalho Borba e Ole Skovsmose


In: Educação Matemática Crítica: A Quetão da Democracia, p.127 à 160. Educação Matemática Crítica: A Questão da Democracia - ISBN: 85-308-0641-7, Editora Papirus - 2001.

Baixar artigo


Título:
Educação Matemática: realizações avanços e perspectivas.

Autores: Marcelo de Carvalho Borba

Anais do V Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática-EBRAPEM, Anais V Ebrapem, p. 8-11, PUC - Pontifícia Universidade Católica, São Paulo, 02,03 e 04 de novembro de 2001.

Baixar artigo


Título:
O conhecimento matemático e o uso de softwares gráficos

Autores: Maria Helena S.S. Bizelli e Marcelo de Carvalho Borba

Este artigo foi publicado na revista "Educação Matemática em Revista", ano 6, número 7, julho de 1999. Esta revista é uma publicação da Sociedade Brasileira de Educaçao Matemática (SBEM).

Baixar artigo


Título:
Graphing calculators and reorganization of thinking: the transition from functions and derivates

Autores: Marcelo de Carvalho Borba e Mónica Ester Villarreal

Proccedings of the 22nd Conference of the International Group for the Psycology of Mathematics Educacion (PME) - South Africa - 1998

Baixar artigo

 


Título:
Informática em Educação Matemática (resumo).

Autor: Marcelo de Carvalho Borba

Resumo publicado nos Anais do V Encontro Nacional de Educação Matemática - V ENEM, p. 303, realizado em jul. de 1995 em Aracajú, Sergipe, Brasil, Publicaçào: 1998.

Baixar artigo


Título:
O uso de calculadoras gráficas no ensino de funções (resumo).

Autor: Marcelo de Carvalho Borba

Resumo publicado nos Anais do V Encontro Nacional de Educação Matemática - V ENEM, p. 121, realizado em jul. de 1995 em Aracajú, Sergipe, Brasil, Publicaçào: 1998.

Baixar artigo


Título:
Recursos Tecnológicos e a Educação Matemática (resumo)

Autor: Marcelo de Carvalho Borba

Resumo publicado nos Anais do V Encontro Nacional de Educação Matemática - V ENEM, p. 242-243, realizado em jul. de 1995 em Aracajú, Sergipe, Brasil, Publicaçào: 1998.

Baixar artigo


Título:
A Student´s construction of transformations of functions in a multiple representational environment.

Autores: Marcelo de Carvalho Borba and Jere Confrey


In: Educational Studies in Mathematics, nº 31, Issue: 3,October 1996. ISSN: 0013-1954 (Print) 1573-0816 (Online)

Baixar artigo


Título:
Tendências em Educação Matemática

Autores: Anemari Roesler Luersen Vieira Lopes e Marcelo de Carvalho Borba


In: Roteiro - Revista da UNOESC, vol XVI, nº 32, pp 49-61. Junho-Dezembro de 1994

Baixar artigo


Título:
Um modelo para compreensão que os estudantes têm em um ambiente de representações múltiplas

Autor: Marcelo de Carvalho Borba

Resumo: Neste artigo eu apresentarei um modelo de como acontece o processo de compreensão matemática quando os estudantes lidam com aplicativos que envolvem representações múltiplas. Embora eu não vá descrever exemplos em detalhes, eu farei uma breve síntese de alguns exemplos que fundamentem o modelo a ser apresentado no final deste artigo. Como os exemplos e o modelo não podem ser descritos em um vácuo, eu iniciarei este artigo com uma breve descrição do aplicativo Function Probe© (Confrey, 1991), o qual utilizei em algumas pesquisas, assim como um enfoque para o ensino de transformações de funções que é o tema que os estudantes, entrevistados por mim, estavam trabalhando.

Palavras Chave: function probe, estudo de funções, ambientes de representações multiplas, aprendizagem, educação matemática.

Artigo publicado pelo INEP - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais - Série Documental: Eventos, n.4, 3ª parte, maio/1994. "Seminário Novas Perspectivas da Educação Matemática no Brasil" - Águas de São Pedro, SP, 01 a 06 de maio de 1994

Baixar artigo


Título: Etnomatemática: O homem também conhece o mundo de um ponto de vista matemático.

Autor:
Marcelo de Carvalho Borba

Boletim de Matemática e Educação Matemática - (Bolema) - Nº 5, ano 3 -1988

Baixar artigo

       
Política de Privacidade     Política de Serviço
UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
Campus de Rio Claro
Tecnologia, Desenvolvimento, e Layout:
Assessoria de Informática
- Grupo de Tecnologia da Informação

Protegido por