Grupo de Pesquisa em Informática, outras mídias e Educação Matemática
Grupo de Pesquisa em Informática, outras mídias e Educação Matemática
GPIMEM
GPIMEM - Grupo de Pesquisa em Informática, outras Mídias e Educação Matemática    O Grupo de Pesquisa em Informática, outras Mídias e Educação Matemática é formado, em sua maioria, por professores, alunos e ex-alunos do Programa de Pós Graduação em Educação Matemática, além de estudantes de graduação envolvidos em projetos de iniciação científica da UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", Campus de Rio Claro/SP. Estuda questões ligadas às tecnologias na Educação Matemática refletindo sobre as mudanças que trazem a inserção das Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação.

   O Grupo já investigou a relevância das calculadoras gráficas e dos sensores associados à Educação Matemática e hoje realiza a difusão do conhecimento utilizando-se dessas mídias. Atualmente, analisa as possibilidades propiciadas por softwares, abordando diversos temas da Matemática. Pesquisa, ainda, questões relacionadas à formação de professores; modelagem matemática; educação à distância; o uso de internet nas aulas de Matemática; performance matemática digital envolvendo Arte e Matemática, baseando-se em diferentes abordagens teóricas. Vale observar que, nos últimos anos, o GPIMEM tem se tornado também um lócus para o desenvolvimento de pós-doutoramento.

Projeto realizado por pesquisadores da Unesp e Universidade Western Ontario busca expandir o conhecimento de matemática por toda comunidade

Seleção do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática - GPIMEM
Seleção Mestrado e Doutorado 2015

Para os interessados em ingressar no Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da UNESP, campus de Rio Claro, com os orientadores vinculados ao GPIMEM, sugerimos a leitura das seguintes obras:

BORBA, M. C.; CHIARI, A. Tecnologias Digitais e Educação Matemática. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2013.
BORBA, M. C.; ARAUJO, J. L. (Org.). Pesquisa Qualitativa em Educação Matemática. Belo Horizonte: Autêntica, 2013 (5ª edição).
BORBA, M. C.; MALHEIROS, A. P. S.; AMARAL, R. B. Educação a Distância online. 3ª Edição. Belo Horizonte: Autêntica, 2011.
MALTEMPI, M.V.; JAVARONI, S.L.; BORBA, M.C. Calculadoras, Computadores e Internet em Educação Matemática: dezoito anos de pesquisa. BOLEMA, Rio Claro, v. 25, n.

Matemática e arte    Confira mais um lançamento da Coleção "Tendências em Educação Matemática"
   Matemática e Arte

A Coleção "Tendências em Educação Matemática" dirige-se aos profissionais de Educação Matemática, bem como para os futuros professores dessa área, de modo reflexivo e partindo do princípio de que todos podem produzir matemática nas suas diferentes expressões. De fato, ao fazer isso, a coleção também contribui para o aumento no escasso número de obras em língua portuguesa sobre a educação continuada de professores, trazendo no final de cada livro uma extensa bibliografia para que o leitor possa aprofundar-se em uma ou mais das inúmeras tendências de Educação Matemática apresentada na coleção. Conta atualmente com 26 títulos.

Tecnologias Digitais e Educação Matemática    GPIMEM lança livro
Tecnologias Digitais e Educação Matemática

São 20 anos de uma história que nos dá muito orgulho. O GPIMEM, iniciativa de Marcelo Borba, é um grupo pioneiro, que reconheceu a importância e o potencial das tecnologias digitais para educação. Marcelo cercou-se de alunos e colegas e deu início ao GPIMEM, que continua contagiando pesquisadores para o caminho que considero a Educação do futuro. Parabéns ao Marcelo e à Aparecida por nos bridarem com este livro comemorativo.

Ubiratan D'ambrósio
Mais informações
Math + Science Performance Festival - 2010
       
Política de Privacidade     Política de Serviço
UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
Campus de Rio Claro
Tecnologia, Desenvolvimento, e Layout:
Assessoria de Informática
- Grupo de Tecnologia da Informação

Protegido por