- UNESP, Campus Rio Claro

ED. ESPECIAL 2013: Divulgação Científica e Extensão

PEJA

Desafios da educação de jovens e adultos

Ilustração

EJA, sigla que significa Educação de Jovens e Adultos, abrange desde jovens a partir de 15 anos que desejam terminar o Ensino Fundamental II (5º ano ao 9º ano) até jovens a partir dos 18 anos que desejam terminar o Ensino Médio. O programa não possui limite de idade e é regulamentado pelo artigo 37 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB). Visa a alfabetização e/ou continuação dos estudos básicos por uma parcela da população que não teve a oportunidade de completar seus estudos no período regular.

É preciso ter em mente que os alunos participantes dessa modalidade de educação popular não devem ser tratados como crianças. Portanto, os educadores de EJA levam em consideração a disposição do aluno à aprendizagem. A vivência dos conteúdos é muito mais prática do que teórica.

Muitos professores de EJA se guiam pelos pensamentos de Paulo Freire, educador recifense, que influenciou o movimento conhecido como pedagogia crítica e é autor do livro “Pedagogia do Oprimido”.

O PEJA (Projeto de Educação de Jovens e adultos: Práticas e Desafios), projeto de extensão da UNESP que conta com quatro bolsistas, é formado por educadores orientados pela professora Dra. Maria Rosa, do Departamento de Educação. Podem participar alunos de qualquer curso de Rio Claro, desde que o curso possua o módulo de licenciatura.

As aulas ministradas por esses alunos seguem um eixo temático, que abre possibilidade para o desdobramento de outros assuntos que, previamente, não estavam nos planos dos professores, ou seja, o diálogo entre educando e educador é fundamental.

Atualmente, o projeto conta com três turmas: duas que cursam as aulas, incluindo de informática, dentro do campus e outra que frequenta as aulas em uma escola, no bairro Bonsucesso. As aulas são ministradas no período da tarde, ao menos duas vezes por semana.


Jéssica Alves Chagas; Jornal Biosferas.

Comissão Editorial Jornal Biosferas

Arthur de Lima Silva, Artur Janeiro, Gabriela Klein Barbosa, Isabella Bueno, Jéssica Alves Chagas, Renato Augusto Corrêa dos Santos, Stella Silva, Thierry Alexandre
Marcia Reami Pechula

Colaboradores:

André Luiz de Camargo Estevam, Lucas Albuquerque dos Santos, Rebeca Al-Behy André Bergue