Jornal Biosferas

Brand


ARTIGOS: Saúde




Informações importantes que as jovens precisam saber sobre menstruação

Éllen da Silva Garcia, Ciências Biológicas - UNESP Rio Claro


Informações sobre a menstruação, apesar de estarem sempre presentes nas escolas de ensino básico, ainda geram dúvidas e, muitas vezes, ouvimos afirmações equivocadas das próprias mulheres sobre o assunto. Não há dúvidas de que todas as mulheres deveriam estar completamente cientes desse processo fisiológico, tão importante para a saúde feminina e para a reprodução humana.

Do ponto de vista fisiológico a menstruação indica a “permissão” para a gravidez. Em média, as mulheres têm sua menarca (1ª menstruação) com 12 anos, quando o corpo está preparado para gestar um novo ser humano. Como esse processo acontece?

Quando uma mulher estava dentro da barriga de sua mãe - grávida de 12 semanas lunares – os genes XX do feto entraram em ação para o surgimento das características femininas. Isto inclui preparar sistema reprodutor do feto para que a futura mulher possa também gerar um filho. Na 16ª semana de gestação, formam-se os folículos primordiais com ovogônias no bebê, mas o que são? São células que têm função de gerar filhos, elas ficam guardadas dentro dos dois ovários, nos quais são produzidos cerca de 2 milhões desses folículos. Entretanto, a maioria deles regride durante a infância e não há produção nova dessas células. Em média, 40 mil permanecem na adolescência, mas apenas cerca de 400 ficam aptas a serem fecundadas.

A partir da primeira menstruação, a cada 4 semanas a menina passará pelo ciclo menstrual que durará entre 21-28 dias até entrar na menopausa, que ocorrerá depois dos 40 anos. Vamos supor um ciclo de 28 dias para nossa análise, o primeiro dia do sangramento é o 1º dia do ciclo. Assim, a cada mês, uma das células germinativas imaturas, que foram formadas quando ela ainda era um feto, será amadurecida por diversos fatores e aguardará ser fecundada por um espermatozóide. O folículo primordial retoma seu desenvolvimento; a célula germinativa na fase de ovócito primário é envolta por várias células menores, chamadas células foliculares; a união dessa única célula grande com as demais pequenas em volta chamamos de folículo primário.

Figura 1: Célula grande central = ovócito. Células pequenas ao redor= células foliculares. Fonte: Da célula ao sistema.

Para esse folículo crescer ele deve ser motivado por algo. O que o estimula vem direto do nosso hipotálamo induzindo a glândula hipófise a produzir hormônios, ambos localizados bem no centro de nosso cérebro.

Figura 2: Localização do hipotálamo e da hipófise. Fonte: Manual Merck- biblioteca médica virtual.

Um dos hormônios produzidos sairá do centro da nossa cabeça e percorrerá até o ovário, lá embaixo, perto da bexiga, pela corrente sanguínea. É o FSH, sua sigla vem do inglês follicle-stimulating hormone que traduzido para nossa língua é ‘hormônio estimulante do folículo’. Mas vai estimular o que? Ele faz com que todas as células que formam o folículo primordial se desenvolvam, as que estão em volta do ovócito (células foliculares) passam a fabricar o hormônio estrogênio para este permitir o crescimento de várias camadas de tecido no útero da mulher, o endométrio, com espessura de 4 a 5 milímetros. Estas camadas, caso ocorra fecundação, tem a função de proteger o óvulo e nutri-lo inicialmente.

Nosso cérebro é muito esperto e sabe quando o útero está pronto ou não. Apenas com grandes quantidades de estrogênio no sangue é que ele libera o hormônio luteinizante – LH – (Luteinizin hormone), para que as células foliculares, que já fizeram seu trabalho de liberar o estrogênio, passem a liberar agora a progesterona (também um hormônio) para conseguir terminar de formar as camadas. O LH permite que essas células foliculares liberem o ovócito de dentro, promovendo a ovulação, este sai do ovário para a tuba uterina. Nessa etapa esta célula está na fase de ovócito secundário, sendo esse o momento perfeito para ocorrer fecundação. Quando ocorre esse processo? Geralmente, no meio do ciclo, denominado de período fértil. Decorreram mais ou menos 14 dias desde o primeiro sangramento. Mas, cuidado! há um intervalo, em extensão a esse período, que podemos considerar ainda fértil (4-5 dias antes e depois da ocorrência da ‘ovulação”), assim o período em que a mulher pode engravidar dura em média uma semana (teoricamente, né?).

Muitas mulheres não percebem quando estão férteis, um dos indícios é notar um corrimento líquido vaginal esbranquiçado. A literatura indica que o período de menstruação dura de 4 a 5 dias, mas esse período pode durar menos ou mais dias.

Depois que o ovócito é liberado de dentro do folículo, este se colapsa e fica “enrugado” e, por causa do LH, se transforma em Corpo Lúteo secretando progesterona e um pouco de estrogênio para que o útero se prepare para receber o óvulo. Este corpo lúteo só terá utilidade se a mulher tiver relação sexual e seu ovócito for fecundado por um espermatozoide, senão será degenerado. Caso ocorra a fecundação, ele aumentará de tamanho e mudará de nome, será o corpo lúteo da gravidez. Sem fecundação os níveis dos hormônios diminuem no corpo da mulher.

A professora Drª Carmem Silvia Fontanetti Christofoletti, do Departamento de Biologia, da UNESP Rio Claro, esclarece algumas afirmações populares que, corriqueiramente, ouvimos sobre o assunto. Vejamos o que ela diz acerca dessas afirmações.

1-Para não engravidar, deve-se manter relação sexual logo após a menstruação, por que já liberou o óvulo.

CS- Isso é verdade, o óvulo é liberado mais ou menos na metade do ciclo menstrual, então a chance de engravidar nesta fase é pequena. Mas, o importante é lembrar sempre que, cada mulher tem um ciclo específico, ela precisa ter certeza da extensão do ciclo para ver se não há chance de engravidar, depende muito do tempo de menstruação que ela apresenta versus tamanho do ciclo.

2-Se ocorre um ciclo menstrual por mês, a mulher ovula apenas uma vez por mês.

CS- Normalmente é isso que ocorre, mas algumas disfunções hormonais podem provocar alteração nesta questão.

3-É bom tomar uma cartela de pílula seguida da outra. Não menstruando, economizam-se óvulos que seriam perdidos na menstruação, assim não se corre o risco de ter poucos óvulos (ou não ter), caso se queira ter filhos com mais idade.

CS- Se é bom tomar uma cartela atrás da outra para não ovular, só o médico que acompanha esta mulher poderá dizer. Lembrando, o óvulo não é perdido na menstruação, se a mulher ovula no meio do ciclo, por ocasião da menstruação esse óvulo já não existe mais, já houve a degeneração no meio do ciclo. Fiquem tranquilas, a quantidade de células germinativas é suficiente até o final da idade reprodutiva de qualquer mulher, o que acontece que impede a mulher de ter filhos em idade avançada não é o número de células, mas a diminuição na produção de hormônios.

4-Não importa a ordem de tomar as pílulas da cartela. As flechas servem apenas para não se perder nos dias e não esquecer de tomar diariamente.

CS- Na maioria das pílulas isso é correto, mas há inúmeros tipos de pílulas hoje, é preciso ver a bula para saber como tomá-las, se elas tiverem doses diferentes de hormônios, deve seguir a ordem certa.

5-A mulher produz óvulos.

CS- Óvulo é a célula final do processo de ovogênese, é aquela que apresenta o número cromossômico reduzido ou haploide da espécie. Na espécie humana o óvulo só é formado se acontecer a fecundação. A célula que é ovulada pela mulher, que vai "esperar" o espermatozoide, é na realidade um ovócito, uma vez que ele ainda não terminou a meiose, só terminará a divisão meiótica se o espermatozoide entrar em seu citoplasma.

6-Pílula engorda, pois mulher está ingerindo hormônios.

CS- Segundo os médicos, hormônios geralmente não engordam, a falta deles sim pode levar ganho de peso. É o que normalmente acontece com mulheres na menopausa. Eles são importantes para o metabolismo em geral e sua falta pode levar um ganho de peso até que o corpo acostume sem eles. O que normalmente acontece é a retenção de líquidos no corpo, que algumas mulheres têm mais facilidade de ter do que outras.

7-É impossível engravidar menstruada.

CS- Eu diria que é difícil e muito raro, mas impossível é uma palavra muito forte, uma vez que cada mulher tem um ciclo menstrual próprio.

Um alerta final! Além das mulheres, é muito importante que os homens entendam também o ciclo menstrual, ora, eles também contribuem para que haja a reprodução humana. O assunto da menstruação, vinculado à reprodução humana deve ser compartilhado por mulher e homem para que ambos estejam esclarecidos em relação ao processo e à saúde reprodutiva.

Sugestões para maiores informações:
MANUAL Merck. Bilbioteca médica vitual. Disponível aqui.
DA CÉLULA AO SISTEMA. Disponível aqui.







Nos encontre nas redes sociais: