Jornal Biosferas

Brand


ARTIGOS: Biologia, Plantas




As plantas têm ovários como as mulheres e nos alimentamos diariamente deles

Ao se alimentar, você repara no que está comendo? Sabe o que é? Percebe em quantas partes divide-se uma casca de banana? Por que mexericas têm gominhos? Com certeza já ouviu falar que o tomate não é legume, mas sim um fruto; entretanto, provavelmente, não ouviu que pepino e berinjela também são.... Em uma matéria publicada na revista Mundo Estranho, o biólogo Marcos Arduin explica que há um pensamento comum de que frutas são consideradas os frutos doces e o restante, que apresentam outros sabores, são chamados de legumes.

Os frutos surgem nas plantas (árvores, arbustos ou ervas) logo após a queda das flores, porque as pétalas caem quando o ovário começa a amadurecer para se tornar o fruto. Ele fica, geralmente, localizado no centro da flor, envolto pelas pétalas ou por outras estruturas florais.

Isso mesmo, você não leu errado, as flores têm ovários como as mulheres! Na mulher hádois e nas flores varia; pode ser um, dois, três ou mais. O da mulher, usualmente, libera um óvulo que fecundado pelo espermatozoide nidifica (implanta ou se fixa) no útero que, em seguida, cresce formando a placenta.Nas flores,é o ovário que cresce e forma a placentade maneira similar.

Em uma grávida de gêmeos dizigóticos1, cada feto está protegido por placentas separadas ao invés de uma única envolvendo ambos (Figura 1).O ovário vegetal é formado por folhas modificadas denominadas carpelos.Por exemplonamexerica,cada gomo é um carpelo amadurecido e cada um tem sua própria placentação esemente. Assim, podemos dizer que a fruta inteira se parece com uma gravidez de gêmeos dizigóticos de muitos fetos. (Figuras 2 e 3).

Dentro docarpelotem um buraquinho que chamamos de lóculo, a cavidade dentro do fruto que fica quando retiramos a semente. Quando cortamos um tomate longitudinalmente -de comprido- enxergamos geralmente dois lóculos com várias sementes cada um. A banana tem três como se fossem três gomos, nela conseguimos dividir sua casca facilmente em três partes, inclusive o fruto em si (Figura 4). Os seus lóculos não são bem visualizados porque neles não formam sementes, por isso se chama fruto partenocárpico.

A moranga como a mexerica também apresentaria vários lóculos, mas tem apenas um.Os carpelos, no seu desenvolvimento, se fundiram tanto pelas extremidades que originou apenas um buraco grande no interior,ao invés de se separarem para formar os gomos(Figura 5).O mesmo ocorre com o mamão, dentro dele encontramos uma única cavidade com centenas de suas pequenas sementinhas redondas e pretas, mas tocando sua parteexterna, sentimossaliências de que o fruto é originado de três carpelos que se fundiram. (Figura6).

A banana, a mexerica, o pepino, a vagem são nada menos que ovários maduros guardando seus lindos descendentes. Elas têm substâncias adocicadas (frutas), salgadas (vagem), azedas (limão) dentre outros sabores que atraem sinestesicamente, quem se alimenta delas.

Essas são as frutas simples, mas também há as do tipo compostas: que nascem de florescom diversos ovários.Se lembra que elas podem ter um, dois, três ou mais? As que têm vários originam frutas como a framboesa, o morangoe a fruta-do-conde. Existem os frutos agregados como o abacaxi. Nele, as flores estão bem unidas e quando seus únicos ovários crescem, encostam-seum no outro. Cada pecinha em formato de losango ou círculo que enxergamos no abacaxié um frutinho (chamado de frutículo).

E há também frutos secos como os grãos de arroz, de milho, de trigo,de avelã... Inclusive o morango, eles são as “bolinhas”que estão espalhadas pela estrutura vermelha. Esta parte carnosa que comemos se originou do receptáculo ao invés do ovário, por isso é um fruto falso ou pseudofruto (Figura 7). Outra fruta a qual nos alimentamos do receptáculo é a maçã.

Comendo-os, ajudamos na dispersão das suas sementes com sucesso ao expeli-las pela boca ou pela excreção (porém, se as mastigarmosserão destruídas e não vamos dispersá-las.).E quanto maior a dispersão em distância maior a probabilidade de alcançarem novas áreas, permitindo a perpetuação das espécies.

Além da importância da dispersão das sementes para que possam nascer em outros lugares e futuramente frutificar alimentando outros animais, inclusive nós; se alimentar de frutos traz benefícios a nossa saúde, por oferecerem diversos tipos de vitaminas e minerais que geralmente não encontramos em alimentos industrializados.

Quando comprar algum alimento no supermercado, leia seu rótulo e observe a quantidade de vitaminas. A maioria não oferece sequer alguma delas. Você verá as quantidades de calorias, proteínas, carboidratos, tipos de gordura, fibra alimentar e quantidade de sódio. Esses são os elementos mais presentes. Entretanto, pegue algum produto que seja à base de grãos e frutas, como por exemplo, produtos de granola com frutas secas; verá grande diversidade de vitaminas além das mais comuns citadas anteriormente. Esse exemplo é para você saber que há grande variedade de nutrientes nasfrutas, já que elas não vêm com a tabela nutricional quando compramos,mas se pesquisar verá o quanto é melhor consumi-las puras.

Quando nosso corpo está carente de vitaminas ficamos doentes. Já reparou que quem não se alimenta adequadamente fica doente com mais facilidade? Ou quando ficar mais velho não terá a mesma vitalidade se comparado a alguém que sempre teve o costume de comer alimentos saudáveis? O legal, além de se alimentar bem, é observar e tentar deduzir da onde vem esses alimentos, como eles surgem na natureza. Desperte sua curiosidade de querer saber como se manifesta esse milagre. Aposto que você nunca imaginou que comia o ovário de uma flor!

1Dizigóticos: irmãos gêmeos que se desenvolvem de óvulos diferentes. Ao contrário de gêmeos monozigóticos, aqueles que se desenvolvem a partir de um único óvulo que na sua divisão celular(divisão mitótica), as duas que se originam (células –filhas) se separam.

Figura 1| Mulher grávida de gêmeos dizigóticos. Repare que o útero cresceu dentro da barriga.Na imagem ampliada,os fetos estão cada um dentro da sua própria placenta.

Figura 2|Flor de mexerica. Tirando suas pétalas, aparece uma estrutura verde (apoiada no receptáculo floral) que é o ovário- podemos dizer queele apresenta subdivisões que parecem os riscos de uma bola de basquete (não bem visualizadas na figura). Ao amadurecer, se tornará na mexerica e cada subdivisão será um gomo.

Figura 3| Mexerica. Cada gominho tem suas sementes. A placenta é a ‘cicatriz’ branca ao lado esquerdo das duas sementes.

Figura 4| Divisão da casca da banana em três partes. Não tem lóculo por não formar sementes, é um fruto partenocárpico.

Figura 5|Moranga. Superficialmente se parece com mexerica descascada, mas não conseguimos destacar gominhos dela. Os carpelos se fundiram pelas extremidades formando um único buraco (lóculo) grande em seu interior e, assim, as sementes estão num mesmo compartimento.

Figura 6 | Mamão. Mesmo caso da moranga,mas formado por três carpelos fundidos. A placenta é a parte que liga a semente à fruta.

Figura 7| Esquema indicando a localização do receptáculo numa flor. É ele desenvolvido quando comemos um morango (estrutura vermelha) ou maçã.

Éllen da Silva Garcia







Nos encontre nas redes sociais: