Jornal Biosferas

Brand


ARTIGOS: Educação




A influência da mídia na compreensão de temas do ensino de Ciências de alunos de sexta série do Ensino Fundamental

O curso de ciências Biológicas, em 2007, teve a implementação de uma nova grade, que trouxe como novidade, matérias de licenciatura, as chamadas Práticas como Componente Curricular (PCCs). Essas PCCs tinham como meta trazer a prática para a licenciatura e foi proposto que os alunos fizessem um projeto na área da Educação. Esse projeto englobaria as matérias de PCC 6, 7 e 8, ou seja, o projeto teria a duração de 3 semestres.

Um dos projetos idealizados tem como tema “A influência da mídia na compreensão de temas do ensino de Ciências de alunos de sexta série do Ensino Fundamental”. Com esse tema, o projeto visa pesquisar e analisar o quanto uma criança da 6ª série aprende Ciências na escola ou na mídia, e com qual dos dois a criança consegue absorver e aprender mais. Para o 1° semestre de 2008 (PCC 6) foi proposta a análise dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) e do Plano Nacional do Livro Didático (PNLD), para avaliar-se o quê e como deveria ser ensinado Ciências para os alunos da 6ª série. E também foi feita uma pesquisa geral sobre as mídias que tratam da Ciência.

Pela leitura dos PCNs (parâmetros curriculares nacionais) pode-se observar que os eixos temáticos e as instruções para os docentes são muito interessantes, pois nos eixos temáticos deveria se ensinar Ciências com muitas aulas práticas, laboratórios, excursões, uso de tabelas, gráficos, ou seja, recomenda-se um lado lúdico para se ensinar Ciências, mas não se observa isso nas escolas. Os professores ensinam Ciências com aulas teóricas e sem abertura para os alunos questionarem, o que seria uma maneira interessante de se aprender ciências, questionando e introduzindo os conceitos dos quais já se tem um certo conhecimento.

Por ser uma aula pouco prática e lúdica como deve ser a Ciência, as crianças vão procurar os temas de ciências nos programas de televisão, na internet, e revistas que tratam a Ciências de uma maneira interessante e com muitas imagens. Nem sempre esses programas trazem a Ciências de uma maneira correta, e as crianças acabam guardando muito mais o errado, pois é apresentado de forma mais interessante do que o certo que o professor apresenta na forma teórica e pouco interessante para uma criança.

Com essa maneira teórica e pouco interessante de se ensinar Ciências, os programas de televisão e outras mídias vão ganhando cada vez mais espaço na vida dos estudantes e nem sempre elas trazem a Ciência de maneira correta como se deveria aprender. Uma matéria como a Ciências deveria ser trazida pelo professor de forma prática e questionável, sem ser uma verdade absoluta e não só com uma programação teórica.

Giovana Danielle Belucci; Vanelize Janei – 4º ano de Ciências Biológicas







Nos encontre nas redes sociais: